Dino dá prazo de 30 dias para regras de prestação de contas de emendas parlamentares às universidades

Ministro do STF determina que governo federal e Estados apresentem normas para garantir transparência e rastreabilidade dos recursos
Por: Brado Jornal 13.jan.2025 às 10h46
Dino dá prazo de 30 dias para regras de prestação de contas de emendas parlamentares às universidades
Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu neste domingo (12) estabelecer um prazo de 30 dias para que o governo federal e os Estados publiquem regras para a prestação de contas das emendas parlamentares destinadas às instituições de ensino superior. A medida visa garantir maior transparência e rastreabilidade dos recursos públicos, com a obrigatoriedade de normas e orientações por parte do Ministério da Educação, da Controladoria Geral da União (CGU) e da Advocacia Geral da União (AGU).

Essas regras abrangerão universidades e suas respectivas fundações de apoio. Em sua decisão, Dino destacou preocupações com a falta de transparência no uso de emendas, especialmente em relação às fundações, que, segundo relatos, têm utilizado organizações não governamentais (ONGs) sem critérios objetivos para a contratação e repasse de recursos provenientes das emendas parlamentares.

Além disso, no início de janeiro, o ministro suspendeu o pagamento de emendas de congressistas a 13 ONGs por falta de transparência sobre os recursos recebidos. Essa decisão foi tomada com base em um relatório da CGU, que identificou que 26 ONGs, entre as que mais receberam recursos em 2024, não forneceram informações claras sobre os repasses. Dino também determinou que essas ONGs sejam incluídas em cadastros específicos que monitoram entidades privadas sem fins lucrativos impedidas de operar, como o Cepim e o Ceis, para garantir um maior controle sobre o uso de recursos públicos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Pesquisa do Instituto Paraná revela maior desaprovação ao governo Lula
Na classificação qualitativa da gestão, 42,8% dos entrevistados a consideram ruim ou péssima (sendo 34,8% péssima e 8% ruim), 23,1% avaliam como regular e 32,7% veem positivamente (19,8% boa e 12,9% ótima).
Operação Compliance Zero amplia investigação sobre Banco Master e evidencia ausência de posicionamento de lideranças do PL
O caso passou a ter repercussão política após a identificação de relações institucionais e pessoais entre investigados e agentes públicos ligados ao governo federal anterior, especialmente no âmbito do Partido Liberal (PL)
TCM-BA rejeita suspensão de licitação milionária em Queimadas
A empresa Pena Forte Comércio e Serviços LTDA saiu como vencedora do certame, promovido na gestão do prefeito Ricardo Marcos Batista Lopes (PSD).
Ex-presidente Jair Bolsonaro passará por intervenção complementar contra soluços persistentes
Equipe médica agenda bloqueio do nervo frênico esquerdo para esta segunda-feira
Presidente do Instituto Voto Legal permanece foragido após decretação de prisão
Ministro Alexandre de Moraes determina medidas preventivas contra dez condenados na trama golpista após fuga frustrada de Silvinei Vasques
Presidente dos Correios admite possível necessidade de aporte do Tesouro em 2026
Os Correios fecharam acordo com Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander Brasil, recebendo R$ 10 bilhões em dezembro de 2025 e mais R$ 2 bilhões previstos para janeiro de 2026, com garantia do Tesouro
Carregando..