Dino dá prazo de 30 dias para regras de prestação de contas de emendas parlamentares às universidades

Ministro do STF determina que governo federal e Estados apresentem normas para garantir transparência e rastreabilidade dos recursos
Por: Brado Jornal 13.jan.2025 às 10h46
Dino dá prazo de 30 dias para regras de prestação de contas de emendas parlamentares às universidades
Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu neste domingo (12) estabelecer um prazo de 30 dias para que o governo federal e os Estados publiquem regras para a prestação de contas das emendas parlamentares destinadas às instituições de ensino superior. A medida visa garantir maior transparência e rastreabilidade dos recursos públicos, com a obrigatoriedade de normas e orientações por parte do Ministério da Educação, da Controladoria Geral da União (CGU) e da Advocacia Geral da União (AGU).

Essas regras abrangerão universidades e suas respectivas fundações de apoio. Em sua decisão, Dino destacou preocupações com a falta de transparência no uso de emendas, especialmente em relação às fundações, que, segundo relatos, têm utilizado organizações não governamentais (ONGs) sem critérios objetivos para a contratação e repasse de recursos provenientes das emendas parlamentares.

Além disso, no início de janeiro, o ministro suspendeu o pagamento de emendas de congressistas a 13 ONGs por falta de transparência sobre os recursos recebidos. Essa decisão foi tomada com base em um relatório da CGU, que identificou que 26 ONGs, entre as que mais receberam recursos em 2024, não forneceram informações claras sobre os repasses. Dino também determinou que essas ONGs sejam incluídas em cadastros específicos que monitoram entidades privadas sem fins lucrativos impedidas de operar, como o Cepim e o Ceis, para garantir um maior controle sobre o uso de recursos públicos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Tentativa de acesso não autorizado ao Palácio do Planalto é frustrada pela guarda presidencial
Os agentes da guarda presidencial emitiram um alerta verbal imediato para que ele interrompesse o avanço
Lula responde a Trump e destaca soberania do Brasil em evento energético
Soberania e infraestrutura: presidente celebra conexão de Roraima ao sistema nacional
Temer destaca voto de Fux como crucial para Bolsonaro em julgamento no STF
“Fux está absolvendo todos até agora, o que torna seu voto extremamente relevante para Bolsonaro”, afirmou Temer.
Supremo condena Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe
Como a soma ultrapassa 8 anos, Bolsonaro deverá iniciar o cumprimento da pena em regime fechado.
Governador Jerônimo enfrenta cautela de prefeitos para apoio à reeleição em 2026
Gestores municipais adotam postura reservada e condicionam alianças a promessas de investimentos
Líder comunitária de favela em São Paulo, detida por possível vínculo ao PCC, é recebida por Lula
Encontro no Planalto destaca discussões sobre segurança e direitos sociais em comunidades periféricas
Carregando..