Política Urgente

Governo revoga norma de fiscalização do Pix após repercussão negativa

Após repercussão negativa, o governo decidiu revogar a medida relacionada à fiscalização de operações financeiras realizadas via Pix.
Por: Brado Jornal 15.jan.2025 às 16h24
Governo revoga norma de fiscalização do Pix após repercussão negativa

Nesta quarta-feira (15), Robinson Barreirinhas, responsável pela Secretaria da Receita Federal, confirmou que o órgão revogará a norma que havia ampliado o alcance de monitoramento sobre movimentações financeiras realizadas pelos contribuintes.


Implementada no início deste mês de janeiro, a regra previa que as informações fornecidas pelas chamadas "instituições de pagamento" — empresas que permitem transferências financeiras, mas não oferecem crédito — seriam compartilhadas com o Fisco. Isso incluía dados de transações efetuadas por meio de "carteiras digitais" ou "eletrônicas", abrangendo pagamentos por aproximação com dispositivos como celulares e relógios, além de operações realizadas via "maquininhas" de pagamento.


O secretário da Receita Federal afirmou que a decisão de revogar a norma foi tomada para evitar complicações adicionais e garantir segurança jurídica no processo de fiscalização.


Detalhes sobre a norma

As informações financeiras só seriam encaminhadas à Receita Federal caso o volume total movimentado por cada contribuinte atingisse os seguintes limites:


Mais de R$ 5 mil para pessoas físicas;

Acima de R$ 15 mil para empresas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Gleisi Hoffmann diz que Jaques Wagner deve ser punido se irregularidades forem comprovadas
Presidenta nacional do PT cobra apuração rigorosa, mas defende que senador tem direito à ampla defesa
Ciro Nogueira relaxa em Ibiza após semana de revelações
Senador do PP aproveita viagem à Espanha em meio a denúncias sobre gastos bancados por Daniel Vorcaro
Gleisi defende punição a Jaques Wagner se houver irregularidade
Presidenta do PT diz confiar na inocência do senador, mas cobra resposta por eventuais benefícios pessoais
Jaques Wagner afirma que dólares apreendidos pela PF são diárias do Senado
Senador petista nega irregularidades e diz que Lula prestou solidariedade após operação; PF também investiga ingressos de camarote em show em Los Angeles
Biblioteca Anísio Teixeira tem atividades suspensas após ser atingida por caminhão em Salvador
Acidente ocorreu nesta quinta-feira (18) no Dois de Julho; prédio tombado pelo Iphan terá funcionamento interrompido até 28 de junho
Glauber Braga critica explicação de Jaques Wagner como “inconcebível”
Deputado do Psol reage à entrevista do senador petista após operação da PF que encontrou dinheiro e tratativas sobre imóvel ligado a ex-sócio do Banco Master
Carregando..