Lula discute crise de deportações e posicionamento sobre impasse EUA-Colômbia

Presidente também discutirá a participação do Brasil na reunião de emergência da Celac, marcada para quinta-feira em Honduras.
Por: Brado Jornal 27.jan.2025 às 09h27
Lula discute crise de deportações e posicionamento sobre impasse EUA-Colômbia
Paulo Pinto/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião de emergência nesta segunda-feira (27) com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para tratar da crise envolvendo a deportação de brasileiros pelos Estados Unidos no fim da semana passada e do impasse entre os EUA e a Colômbia.

A reunião, marcada para as 10h30 no Palácio do Planalto, também discutirá a participação do Brasil na reunião de emergência convocada pela Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que ocorrerá em Honduras na próxima quinta-feira (30).

A crise se intensificou quando o governo brasileiro foi informado de que os brasileiros deportados pelos Estados Unidos foram transportados sob condições degradantes, com algemas e relatos de maus-tratos durante o voo até Manaus. Lula ordenou que a Força Aérea Brasileira (FAB) levasse os deportados para Confins (MG), na Grande Belo Horizonte.

Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores emitiu uma nota oficial condenando o tratamento dado aos deportados e apontando violações ao acordo firmado entre os dois países em 2018. O Ministério da Justiça também se posicionou, destacando que a dignidade da pessoa humana é um princípio fundamental da Constituição Brasileira e ressaltando o desrespeito aos direitos dos deportados.

O episódio ganhou repercussão internacional após o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, recusar dois aviões militares dos EUA com migrantes deportados, alegando que os colombianos não deveriam ser tratados como criminosos. Em resposta, o presidente norte-americano Donald Trump anunciou sanções contra a Colômbia, incluindo a revogação de vistos e tarifas de 25% sobre produtos colombianos. Após negociações, a crise foi amenizada, mas o Brasil agora enfrenta pressão para se posicionar sobre o impasse.

O governo brasileiro está tomando as providências necessárias para definir a postura do presidente Lula durante o encontro da Celac.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio desmente Eduardo e nega que reunião com autoridade dos EUA tratou de sanções
“Não teve nada a ver com sanções, ao contrário do que foi dito por aí, inclusive pelo Eduardo. Essa pauta não foi tratada”, afirmou Flávio, desmentindo o irmão.
Governo da Bahia patrocina evento com banda que faz apologia ao assassinato de Jair Bolsonaro
A banda Bozokill, formada em 2022 em Salvador, tem um histórico de letras provocativas, como a música “Mate um Minion Hoje”
Rompimento do PDT com o governo Lula impacta cenário nacional e levanta questionamentos sobre aliança na Bahia
Na Bahia, o recente alinhamento do PDT com o governo de Jerônimo Rodrigues (PT), anunciado na última semana, torna a situação particularmente delicada.
Jerônimo Rodrigues recua e pede desculpas após fala agressiva contra eleitores de Bolsonaro
Diante da onda de críticas, Jerônimo tentou se explicar na segunda-feira (3), durante visita às obras do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.
Embaixada dos EUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre visita de funcionário ao Brasil
Em publicação nas redes sociais, Eduardo, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), declarou que a situação de Moraes estaria “esquentando”
Carregando..