Política Exclusivo

"Marçal será candidato a presidência em 2026", diz ex-coordenador de campanha

Filipe Sabará revela desejo de ser prefeito de São Paulo em 2028 e faz críticas à gestão de Ricardo Nunes
Por: Rebeca Costa 04.fev.2025 às 10h24
Reprodução/YouTube

Em entrevista ao Brado Jornal nesta terça-feira (4), o ex-coordenador do plano de governo na campanha de Pablo Marçal (PRTB) para a prefeitura de São Paulo em 2024 comentou os bastidores após a derrota do empresário, que obteve 1.719.274 votos no primeiro turno, ficando logo atrás de Guilherme Boulos (PSOL) e do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), que obteve 1.801.139 votos. 

“Uma coisa que pude experimentar neste período de campanha é que ele segue o que promove nas mentorias. Ele diz que você nunca perde. Ou você aprende ou ganha. O fato dele ter conseguido toda essa visibilidade o capacita para ser postulante à presidência”, afirmou Sabará.

Sobre as perspectivas de Marçal para 2026, Sabará foi enfático: “Ele tem essa vontade de se candidatar, se candidatou em 2022, depois mudou, e vai sair candidato a não ser que ocorra algum fator jurídico. O nome dele está sendo ventilado constantemente, e acredito que ele vem competitivo em 2026.”

Como o Brado Jornal havia antecipado, o presidente do PRTB, Eduardo Avalanche já havia confirmado a candidatura de Marçal à presidência da República em entrevista ao programa.

Sabará também comentou sobre a permanência de Marçal no PRTB e afirmou que, apesar de ser um partido pequeno foi o que ‘abraçou’ o empresário.

“No momento ele está filiado. A questão partidária no Brasil é complexa. É arriscado sair do partido e não ter legenda. Por mais que seja um partido pequeno, ele deu legenda a Marçal. Essa é uma questão estratégica de Marçal, que sofreu revés quando foi candidato à presidência e depois à federal. Não temos possibilidade de candidatura independente. Tem bastante água para passar debaixo da ponte”, disse.

Questionado sobre sua opinião sobre o atual mandato do prefeito Ricardo Nunes, Sabará foi crítico: “Está no começo, tem um mês de gestão. Não tenho expectativa positiva, principalmente por causa das secretarias. Veja quem foram os secretários nomeados e a quem são vinculados”.

Exemplificando, Filipe falou sobre os secretariados a frente das pastas de cultura e educação. 

“Na educação ele manteve o secretário que vive militando sobre a questão racial. Na cultura, é novidade a secretária, mas tem pauta de esquerda. Nessas pautas, que é onde você tem acesso a pautar a mente das crianças, você tem pessoas ideológicas de esquerda à frente. Muito triste e preocupante.”

Filipe foi ex-Secretário Estadual Desenvolvimento Social no Governo de São Paulo, em 2023 e 2024. Em 2017 e 2018 foi Secretário Municipal de Desenvolvimento Social na capital.

Com exclusividade, o ex-secretário revelou o desejo de ser prefeito de São Paulo em 2028: “Esse é o meu objetivo.”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Milhares lotam frente da Reitoria da UFBA em ato de Renan Santos em Salvador
Renan Santos e candidatos do partido no Estado discursaram no local.
Quaest: Lula tem 39% e Flávio Bolsonaro, 34%
Levantamento de 24 a 27 de setembro aponta fim do empate técnico no primeiro turno; segundo turno entre os dois fica empatado em 42%
Lewandowski chamou Vorcaro para posse no Ministério da Justiça
Mensagens no celular do ex-banqueiro registram convite, encontro em São Paulo e troca de números após a cerimônia
Renan Santos desembarca em Salvador, é recebido por apoiadores e vai a ato na UFBA
O compromisso principal está marcado para as 16h, em frente à Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro do Canela
TSE recebe ao menos 450 ações na reta final da disputa
Campanhas presidenciais recorrem à Justiça contra vídeos, ataques e propaganda; primeiro turno ocorre no domingo
Ricardo Salles desiste da disputa ao Senado em São Paulo e declara apoio a Derrite e André do Prado
Anúncio foi feito nesta segunda-feira (28), a seis dias do primeiro turno, ao lado de Tarcísio de Freitas; deputado do Novo estava atrás nas pesquisas
Carregando..