Lula defende regulação das redes sociais para 'combater fake news e desinformação'

Presidente sugere que Congresso ou STF avancem em propostas para responsabilizar plataformas digitais por publicações falsas
Por: Brado Jornal 06.fev.2025 às 09h45
Lula defende regulação das redes sociais para 'combater fake news e desinformação'
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou nesta quinta-feira (6) a necessidade de uma regulação mais rígida das redes sociais para combater a disseminação de fake news e desinformação. Em uma entrevista a rádios da Bahia, Lula criticou o uso das plataformas para espalhar mentiras e incitar comportamentos prejudiciais à sociedade, sugerindo que o Congresso Nacional ou o Supremo Tribunal Federal (STF) tomem providências para regular esse espaço.

Lula ressaltou que a liberdade de expressão é um direito fundamental, mas que isso não pode ser uma justificativa para a propagação de informações falsas que impactam a economia, o mercado e a vida das pessoas. "Não é possível que as pessoas usem essas ferramentas para canalhice e provocação", afirmou.

A declaração ocorre em um momento em que o governo prepara um projeto de lei para responsabilizar as redes sociais por conteúdos que violem as normas do país. A expectativa é que a proposta seja apresentada ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), na próxima semana.

O presidente também mencionou a mudança na estratégia de comunicação do governo, com a entrada do publicitário Sidônio Pereira como ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), em um esforço para reverter a crescente desaprovação do governo.

Lula criticou a falta de legislação nas plataformas digitais e sugeriu que as redes sociais sejam sujeitas a regras semelhantes às da imprensa tradicional, com punições para quem violar a lei. "No digital, não tem lei, os caras acham que podem fazer o que quiser", declarou, apontando que essas plataformas incentivam comportamentos prejudiciais sem consequências.

O governo tem trabalhado em um projeto desde janeiro, após a crise do PIX e o relaxamento das políticas de moderação de conteúdo pelas plataformas, como o Facebook, Instagram e Threads, da Meta. A proposta visa dar maior responsabilidade às redes sociais e garantir mais seriedade nas suas operações.

Caso o governo não apresente seu próprio projeto, fontes indicam que ele poderá se juntar a iniciativas já em curso, como a do deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM), que busca limitar o anonimato nas redes sociais e exige que plataformas conheçam a identidade real dos usuários, sob sigilo judicial.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Celso Amorim defende regulação das big techs pelo Estado
Assessor especial de Lula liga resiliência cibernética à soberania nacional e defende uso ético da tecnologia durante evento no Rio
Ex-ministro de Bolsonaro recebeu R$ 11 milhões do Banco Master
Repasses ocorreram enquanto ele atuava no crédito consignado ligado ao banco investigado, segundo o Intercept Brasil
CCJ da Alba aprova nome de procuradora indicada por Jerônimo ao TCM
Esposa do deputado federal Mário Negromonte Júnior, Camila Vasquez, avança na tramitação para vaga no Tribunal de Contas dos Municípios
Ex-diretor do BC avisou Vorcaro sobre forte reação à emenda Master
Mensagens da PF revelam que Paulo Sérgio Nogueira alertou o banqueiro sobre o impacto no mercado da proposta de Ciro Nogueira para ampliar cobertura do FGC
Vorcaro e Ciro Nogueira mantinham laço funcional, aponta PF
Investigação revela que banqueiro custeou R$ 468 mil em viagens de luxo ao senador para influenciar o Congresso em favor de seus interesses
ACM Neto reúne vereadores aliados em café da manhã em Salvador
Pré-candidato ao governo baiano discute eleições de 2026 e fortalece articulação política com base na Câmara Municipal
Carregando..