Lula defende regulação das redes sociais para 'combater fake news e desinformação'

Presidente sugere que Congresso ou STF avancem em propostas para responsabilizar plataformas digitais por publicações falsas
Por: Brado Jornal 06.fev.2025 às 09h45
Lula defende regulação das redes sociais para 'combater fake news e desinformação'
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou nesta quinta-feira (6) a necessidade de uma regulação mais rígida das redes sociais para combater a disseminação de fake news e desinformação. Em uma entrevista a rádios da Bahia, Lula criticou o uso das plataformas para espalhar mentiras e incitar comportamentos prejudiciais à sociedade, sugerindo que o Congresso Nacional ou o Supremo Tribunal Federal (STF) tomem providências para regular esse espaço.

Lula ressaltou que a liberdade de expressão é um direito fundamental, mas que isso não pode ser uma justificativa para a propagação de informações falsas que impactam a economia, o mercado e a vida das pessoas. "Não é possível que as pessoas usem essas ferramentas para canalhice e provocação", afirmou.

A declaração ocorre em um momento em que o governo prepara um projeto de lei para responsabilizar as redes sociais por conteúdos que violem as normas do país. A expectativa é que a proposta seja apresentada ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), na próxima semana.

O presidente também mencionou a mudança na estratégia de comunicação do governo, com a entrada do publicitário Sidônio Pereira como ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), em um esforço para reverter a crescente desaprovação do governo.

Lula criticou a falta de legislação nas plataformas digitais e sugeriu que as redes sociais sejam sujeitas a regras semelhantes às da imprensa tradicional, com punições para quem violar a lei. "No digital, não tem lei, os caras acham que podem fazer o que quiser", declarou, apontando que essas plataformas incentivam comportamentos prejudiciais sem consequências.

O governo tem trabalhado em um projeto desde janeiro, após a crise do PIX e o relaxamento das políticas de moderação de conteúdo pelas plataformas, como o Facebook, Instagram e Threads, da Meta. A proposta visa dar maior responsabilidade às redes sociais e garantir mais seriedade nas suas operações.

Caso o governo não apresente seu próprio projeto, fontes indicam que ele poderá se juntar a iniciativas já em curso, como a do deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM), que busca limitar o anonimato nas redes sociais e exige que plataformas conheçam a identidade real dos usuários, sob sigilo judicial.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Denúncia de Leandro de Jesus resulta em multa de R$ 10 mil contra Jaques Wagner
TRE-BA condena senador por propaganda eleitoral antecipada e determina remoção de vídeo no YouTube
Renan Santos afirma que Record não o convidará para entrevistas e debates; candidato cita pesquisa em que aparece com 10%
Em postagem nas redes sociais, o empresário e cofundador do Movimento Brasil Livre (MBL) disse não ter recebido justificativa da emissora e classificou a decisão como “ridícula”, destacando que é a única grande rede a adotar essa postura.
Lulinha tinha “comunhão de interesses econômicos” com lobista, diz PF
Polícia Federal aponta “sociedade oculta” em documento ligado a inquérito por tráfico de influência
PL reduz candidatos e deixa Flávio sem palanque na maioria dos estados do Nordeste
Senador terá apoio de apenas três nomes ao governo na região, menos da metade do que Jair Bolsonaro teve em 2022
Casa de Lulinha em Brasília foi alugada por dentista da Lava-Jato
Contrato da mansão foi assinado por Rafael Arbex; Roberta Luchsinger negociou o aluguel
Marcelo Teixeira questiona atraso em comissão parlamentar sobre o procurador-geral de Teixeira de Freitas
Parlamentar do MBL Bahia destaca diferença de ritmo entre as comissões e cobra realização de oitivas na apuração de supostos abusos de autoridade
Carregando..