Capital reforça segurança para atos em memória aos três anos do 8 de janeiro

Cerimônias ocorrem no Planalto e no STF com foco na defesa da democracia
Por: Brado Jornal 08.jan.2026 às 09h44
Capital reforça segurança para atos em memória aos três anos do 8 de janeiro
© Valter Campanato/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (8), a capital federal adota um esquema reforçado de segurança para as comemorações dos três anos dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A operação integrada envolve diversos órgãos policiais, com isolamento da Esplanada dos Ministérios desde a meia-noite e maior presença de forças na Praça dos Três Poderes. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) montou um centro de comando no local, com tropas especializadas em alerta para ações rápidas, visando ampliar o monitoramento, agilizar respostas e prevenir incidentes.

Pela manhã, o Palácio do Planalto sedia uma solenidade com a participação do presidente Lula, que recebe autoridades e membros da sociedade civil no Salão Nobre e na área externa, onde telões foram instalados. Durante o evento, há expectativa de que Lula assine o veto ao Projeto de Lei da Dosimetria, aprovado pelo Congresso no fim de 2025, que altera critérios de aplicação de penas e poderia beneficiar condenados pelos atos antidemocráticos, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. A medida simboliza a defesa da democracia e da responsabilização pelos ataques de 2023.

No período da tarde, o Supremo Tribunal Federal (STF) promove atividades dentro da campanha “Democracia Inabalada: 8 de janeiro Um dia para não esquecer”. A programação inclui a abertura da exposição “8 de janeiro: Mãos da Reconstrução”, a exibição do documentário “Democracia Inabalada: Mãos da Reconstrução”, uma roda de conversa com jornalistas e uma mesa de debate. O acesso à Praça dos Três Poderes permanece limitado a credenciados durante todo o dia, com fiscalização rigorosa de bolsas e mochilas. O reforço de segurança se estende até o encerramento das atividades.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Padre é preso em Praia Grande suspeito de estuprar coroinha de 19 anos
Jucelino de Oliveira, de 58 anos, teria oferecido bebida ao casal de coroinhas; Justiça afastou o religioso das vítimas e a defesa diz que a prisão é cautelar
Rogério Marinho recusa assinar impeachment de Alexandre de Moraes
Senador do PL classifica as denúncias como gravíssimas, mas diz que sua assinatura poderia ser usada depois para anular o processo no Senado
Rejeição a Jerônimo sobe no interior e aliados evitam o governador nas redes
MDB, PSD e Avante integram a coligação, mas candidatos a deputado não publicam fotos com o petista. Prefeitos procuram ACM Neto e Coronel em sigilo. Clima é comparado ao de 2006 — só que invertido.
Carregando..