AL-BA: STF determina afastamento de Adolfo Menezes da presidência

Decisão atende a pedido do deputado Hilton Coelho, que apontou inconstitucionalidade na eleição
Por: Brado Jornal 11.fev.2025 às 08h34
AL-BA: STF determina afastamento de Adolfo Menezes da presidência
Reprodução/Instagram @depadolfomenezes

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o afastamento imediato de Adolfo Menezes (PSD) da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A decisão foi assinada pelo ministro Gilmar Mendes e publicada nesta segunda-feira (10). O pedido partiu do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), que alegou inconstitucionalidade na eleição de Menezes.

Hilton Coelho, também candidato ao cargo, obteve apenas um voto na eleição realizada em 3 de fevereiro, quando Menezes foi reconduzido ao posto com 61 dos 62 votos válidos. Sem conseguir reverter o resultado por vias administrativas, Coelho recorreu ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que negou seu pedido de afastamento de Menezes. O parlamentar então acionou o STF.

No pedido, Hilton Coelho também solicitou a anulação de todos os atos administrativos praticados por Menezes desde sua posse no terceiro mandato, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00.

Gilmar Mendes decidiu pelo afastamento de Menezes ao considerar que a reeleição consecutiva para a presidência da Alba viola entendimento firmado pelo STF. Segundo o ministro, a eleição de membros da Mesa Diretora de Assembleias Legislativas não pode ultrapassar o limite de uma reeleição consecutiva.

“A mim me parece que a reeleição sucessiva de Adolfo Menezes ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia ao terceiro biênio consecutivo ofende o entendimento estabelecido no julgamento das ADIs 6688, 6698, 6714 e 7016”, justificou Mendes.

A decisão tem caráter preliminar, e o mérito do caso ainda será analisado pelo STF. Menezes permanecerá afastado até o julgamento final.

Em entrevista, Adolfo Menezes afirmou estar tranquilo com a decisão, embora tenha se surpreendido com a rapidez da medida. “Todos da Casa, deputados, governo... sabiam da possibilidade disso acontecer”, disse o parlamentar.

Para Menezes, a legislação brasileira é falha por não limitar o número de reeleições consecutivas para cargos legislativos, como ocorre com mandatos executivos. “Se tivesse na lei, como é governador que só pode uma vez, presidente da República, prefeito... Não tinha esse problema.” A defesa do parlamentar pretende recorrer da decisão.

A eleição que reconduziu Adolfo Menezes ao cargo de presidente da Alba para o biênio 2025-2026 contou com 62 votantes. Matheus Ferreira (MDB) foi o único ausente. A deputada Ivana Bastos (PSD) foi eleita primeira vice-presidente, marcando o retorno da participação feminina nos cargos titulares.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jair Bolsonaro prevê alta da UTI para sábado
De acordo com o boletim médico mais recente, Bolsonaro evolui bem, aceitando líquidos e começando a ingerir gelatina.
Esquema "DESCONTÃO" do INSS: Cecília Mota é investigada por lavagem de dinheiro em operação da PF
Entre janeiro e novembro de 2024, Cecília realizou 33 viagens ao exterior, além de oito em 2023, acompanhada por seis pessoas que receberam transferências de suas empresas.
"Receba!" Allan Jesus vence disputa judicial contra Luva de Pedreiro
Com tom de ironia, Allan Jesus usou as redes sociais para comentar a vitória e criticar Luva de Pedreiro.
Festa do crime: fogos em Salvador anunciam avanço do PCC em bairros antes dominados pelo Comando Vermelho; insegurança aumenta
Uma fonte policial, que preferiu não se identificar, explicou que a Tropa do A, originária de São Caetano, formalizou sua integração ao PCC, utilizando os fogos tanto para comemorar quanto para afirmar a nova aliança
Ausência de Alexandre de Moraes em sessão do Senado gera críticas
Como o convite não era obrigatório, Moraes não compareceu.
PDT no governo Jerônimo, a vitória estratégica de ACM Neto e a ingratidão de Félix Mendonça
ACM Neto, que consolidou uma federação entre União Brasil e PP, garantindo um peso político muito maior à oposição.
Carregando..