Fila de espera por cirurgias no SUS atinge mais de 1,3 Milhão de pessoas em 2024

Aumento de 26% reflete dificuldades persistentes no acesso a procedimentos, mesmo com o Programa Nacional de Redução das Filas
Por: Brado Jornal 17.fev.2025 às 09h51
Fila de espera por cirurgias no SUS atinge mais de 1,3 Milhão de pessoas em 2024
Ricardo Stuckert/Agência Brasil

Em 2024, a fila de espera por cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS) alcançou mais de 1,3 milhão de pessoas, um aumento de 26% em relação ao ano anterior, segundo dados obtidos pelo Jornal Nacional. Esse cenário revela a crescente dificuldade de acesso aos procedimentos, mesmo após o lançamento do Programa Nacional de Redução das Filas, em 2023, que visava acelerar os atendimentos por meio de incentivos financeiros a estados e municípios.

O programa tem como objetivo principal a redução das filas de procedimentos não urgentes, como cirurgias de catarata, hérnias, vesícula e ortopedia. Um dos casos emblemáticos é o de José Antônio Pereira, que aguarda há meses por uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. O aumento das filas reflete também uma disparidade entre os estados, sendo São Paulo e Minas Gerais, os mais populosos, os responsáveis por quase metade da fila de espera, com cerca de 600 mil pessoas aguardando por algum tipo de cirurgia eletiva.

Apesar das promessas de agilidade, a fila continua a crescer. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, reconheceu a situação e destacou que o SUS realizou quase 14 milhões de cirurgias eletivas em 2024. Ela afirmou que o governo precisa trabalhar para aumentar a produção de consultas, exames e cirurgias, com o objetivo de reduzir o tempo de espera, embora reconheça que "sempre haverá uma fila" a ser administrada.

Em entrevistas com cidadãos à espera de atendimento, a revolta foi palpável, especialmente entre aqueles que sentem que a saúde pública tem sido negligenciada, apesar do alto valor pago em impostos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
João Roma critica fala de Jerônimo Rodrigues e acusa PT de ineficiência na Bahia
Roma também respondeu à afirmação de Jerônimo de que o governo petista teria “prazo de validade”.
Embaixada dos EUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre visita de funcionário ao Brasil
Em publicação nas redes sociais, Eduardo, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), declarou que a situação de Moraes estaria “esquentando”
Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo enfrentam ridicularização na internet por mentiras sobre Alexandre de Moraes, enquanto juristocracia cresce no Brasil
No entanto, as mentiras de Eduardo e Figueiredo, que insistem que Moraes está com “medo” de punições inexistentes, não encontram respaldo e apenas amplificam seu descrédito.
Flávio desmente Eduardo e nega que reunião com autoridade dos EUA tratou de sanções
“Não teve nada a ver com sanções, ao contrário do que foi dito por aí, inclusive pelo Eduardo. Essa pauta não foi tratada”, afirmou Flávio, desmentindo o irmão.
Jerônimo Rodrigues recua e pede desculpas após fala agressiva contra eleitores de Bolsonaro
Diante da onda de críticas, Jerônimo tentou se explicar na segunda-feira (3), durante visita às obras do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.
Carregando..