Presidente de Portugal inicia visita oficial ao Brasil

Comitiva portuguesa busca fortalecer cooperação bilateral em diversas áreas, incluindo comércio, saúde e cultura
Por: Brado Jornal 17.fev.2025 às 09h43
Presidente de Portugal inicia visita oficial ao Brasil
Ricardo Stuckert/Agência Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, chegou ao Brasil no último domingo (16) para uma visita oficial, acompanhado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, e por uma delegação composta por 10 ministros. A comitiva permanecerá no país durante toda a semana, com o objetivo de realizar encontros com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros líderes dos poderes, além de participar da 14ª Cimeira Brasil-Portugal.

A visita tem como foco o fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países em áreas como defesa, segurança, justiça, ciência, meio ambiente, comércio, saúde e cultura. A primeira etapa da viagem ocorrerá em Recife (PE), onde Marcelo Rebelo de Sousa será homenageado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em reconhecimento à sua carreira acadêmica e política.

Na terça-feira (18), o presidente português seguirá para Brasília, onde cumprirá uma visita de estado, retribuindo a visita de Lula a Portugal em abril de 2023. Em Brasília, está prevista uma série de encontros, incluindo uma reunião bilateral com Lula, seguida por uma reunião ampliada, que resultará em uma declaração conjunta dos dois líderes. A comitiva também será recebida pelos presidentes do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), do Senado Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.

Ao longo da visita, os ministros portugueses terão encontros com seus equivalentes brasileiros para discutir questões comuns e assinar acordos de cooperação em áreas estratégicas. Para encerrar a visita, Marcelo Rebelo de Sousa entregará o Prêmio Camões à poetisa brasileira Adélia Prado e participará de um jantar no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jerônimo Rodrigues recua e pede desculpas após fala agressiva contra eleitores de Bolsonaro
Diante da onda de críticas, Jerônimo tentou se explicar na segunda-feira (3), durante visita às obras do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.
Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo enfrentam ridicularização na internet por mentiras sobre Alexandre de Moraes, enquanto juristocracia cresce no Brasil
No entanto, as mentiras de Eduardo e Figueiredo, que insistem que Moraes está com “medo” de punições inexistentes, não encontram respaldo e apenas amplificam seu descrédito.
João Roma critica fala de Jerônimo Rodrigues e acusa PT de ineficiência na Bahia
Roma também respondeu à afirmação de Jerônimo de que o governo petista teria “prazo de validade”.
Flávio desmente Eduardo e nega que reunião com autoridade dos EUA tratou de sanções
“Não teve nada a ver com sanções, ao contrário do que foi dito por aí, inclusive pelo Eduardo. Essa pauta não foi tratada”, afirmou Flávio, desmentindo o irmão.
Embaixada dos EUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre visita de funcionário ao Brasil
Em publicação nas redes sociais, Eduardo, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), declarou que a situação de Moraes estaria “esquentando”
Carregando..