Musk levanta possibilidade de sanções a Alexandre de Moraes

Empresário questiona se ministro do STF tem bens nos EUA; debate se intensifica com apoio de aliados políticos e influenciadores
Por: Brado Jornal 25.fev.2025 às 10h24
Musk levanta possibilidade de sanções a Alexandre de Moraes
Reprodução/YouTube

O bilionário Elon Musk, um dos mais influentes aliados do ex-presidente Donald Trump, entrou em discussão sobre a aplicação de sanções econômicas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Em uma postagem na plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, Musk questionou se Moraes possui propriedades nos Estados Unidos, sugerindo que o bloqueio de ativos do magistrado poderia ser uma medida a ser adotada.

O comentário, feito em meio a um debate sobre possíveis punições a Moraes, gerou reações. Em resposta, o comunicador brasileiro Paulo Figueiredo explicou que o simples fato de o ministro ser incluído na lista SND (Specially Designated Nationals) do Departamento do Tesouro dos EUA implicaria em sanções severas, incluindo o bloqueio imediato de contas bancárias, afetando também instituições fora dos EUA, como no Brasil. Musk, então, reagiu com um "Interessante".

A lista SND, mantida pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA, inclui indivíduos e entidades com os quais cidadãos norte-americanos estão proibidos de negociar, sendo uma medida drástica conhecida como "pena de morte financeira" devido aos impactos significativos nos ativos de quem está nela.

A discussão sobre as sanções foi acentuada após o influenciador Mario Nawfal repercutir uma fala polêmica de Moraes, que associou grandes empresas de tecnologia à "ideologia fascista" durante um evento na Universidade de São Paulo (USP). O discurso gerou críticas de setores políticos e conservadores, principalmente devido à relação do ministro com a atual administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em meio a esse cenário, o deputado norte-americano Rich McCormick enviou uma carta ao presidente Donald Trump, pedindo que medidas fossem tomadas contra Moraes. Em seu documento, McCormick alegou que o ministro do STF estaria usando seu poder judiciário para prejudicar a oposição política no Brasil, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, e também antecipou que Moraes poderia manipular o processo eleitoral de 2026.

A possibilidade de sanções a Alexandre de Moraes segue gerando ampla discussão entre aliados de Trump, Musk e figuras políticas brasileiras, em um cenário de crescente polarização política e judicial.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
João Roma critica fala de Jerônimo Rodrigues e acusa PT de ineficiência na Bahia
Roma também respondeu à afirmação de Jerônimo de que o governo petista teria “prazo de validade”.
Jerônimo Rodrigues recua e pede desculpas após fala agressiva contra eleitores de Bolsonaro
Diante da onda de críticas, Jerônimo tentou se explicar na segunda-feira (3), durante visita às obras do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.
Embaixada dos EUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre visita de funcionário ao Brasil
Em publicação nas redes sociais, Eduardo, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), declarou que a situação de Moraes estaria “esquentando”
Carregando..