Queda na popularidade impulsiona Lula a intensificar viagens pelo Brasil

Estratégia do presidente inclui anúncios de investimentos e programas sociais para reverter índices de desaprovação e fortalecer sua candidatura à reeleição em 2026
Por: Brado Jornal 25.fev.2025 às 08h42
Queda na popularidade impulsiona Lula a intensificar viagens pelo Brasil
Ricardo Stuckert/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia 2025 com a missão de reconquistar a aprovação popular, que sofreu uma queda significativa nos primeiros meses do ano. Segundo pesquisa Datafolha divulgada em fevereiro, apenas 24% dos brasileiros consideram o terceiro mandato de Lula ótimo ou bom, uma queda de 11 pontos em relação a dezembro de 2024, quando o índice era de 35%. Este é o menor patamar de popularidade registrado pelo petista em seus três mandatos.

Para tentar reverter esse quadro e fortalecer sua posição para uma possível reeleição em 2026, Lula tem intensificado suas viagens pelo Brasil. O governo aposta em agendas regionais, com anúncios de investimentos, programas sociais e obras como uma estratégia para reconectar com a população. Além disso, a equipe do presidente atribui parte da queda na popularidade ao impacto das fake news sobre o Pix, que geraram uma crise de desinformação.

Lula, no entanto, minimiza os resultados das pesquisas. Em declarações recentes, afirmou que as pesquisas são ferramentas para "estudar" a situação e ajustar as ações, e não fontes definitivas de avaliação. "Uma pesquisa serve para você saber se tem que mudar de comportamento, para saber se tem que mudar de ação", declarou o presidente.

Entre os planos de viagem, estão visitas a estados como Espírito Santo, Santa Catarina e Bahia, com o objetivo de divulgar ações positivas do governo, especialmente o programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação. A primeira viagem do ano já foi realizada no Rio Grande do Sul, onde assinou um contrato para a aquisição de quatro navios destinados ao transporte de petróleo e derivados pela Transpetro, subsidiária da Petrobras.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula responde a Trump e destaca soberania do Brasil em evento energético
Soberania e infraestrutura: presidente celebra conexão de Roraima ao sistema nacional
Governador Jerônimo enfrenta cautela de prefeitos para apoio à reeleição em 2026
Gestores municipais adotam postura reservada e condicionam alianças a promessas de investimentos
Motta afirma que a anistia carece de data para inclusão em pauta ou indicação de relator
Bolsonaristas exercem pressão para aprovação do perdão aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro na Câmara, em meio a foco em temas de ampla aceitação
Senador Ciro Nogueira pede auditoria do TCU para apurar prejuízos nos Correios sob gestão atual
Governo Lula ignora perdas bilionárias na estatal, afirma parlamentar
Nikolas Ferreira reage a julgamento de Bolsonaro no STF com mensagens no X
Em uma das mensagens, o parlamentar declarou: “Querem nos calar e nos tornar mansos. Podem nos chamar de extremistas, mas não recuaremos.”
Placar de 2 a 0 no STF favorece condenação de Bolsonaro por suposta tentativa de golpe
Julgamento avança com votos de Moraes e Dino; penas para aliados podem ser reduzidas
Carregando..