Queda na popularidade impulsiona Lula a intensificar viagens pelo Brasil

Estratégia do presidente inclui anúncios de investimentos e programas sociais para reverter índices de desaprovação e fortalecer sua candidatura à reeleição em 2026
Por: Brado Jornal 25.fev.2025 às 08h42
Queda na popularidade impulsiona Lula a intensificar viagens pelo Brasil
Ricardo Stuckert/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia 2025 com a missão de reconquistar a aprovação popular, que sofreu uma queda significativa nos primeiros meses do ano. Segundo pesquisa Datafolha divulgada em fevereiro, apenas 24% dos brasileiros consideram o terceiro mandato de Lula ótimo ou bom, uma queda de 11 pontos em relação a dezembro de 2024, quando o índice era de 35%. Este é o menor patamar de popularidade registrado pelo petista em seus três mandatos.

Para tentar reverter esse quadro e fortalecer sua posição para uma possível reeleição em 2026, Lula tem intensificado suas viagens pelo Brasil. O governo aposta em agendas regionais, com anúncios de investimentos, programas sociais e obras como uma estratégia para reconectar com a população. Além disso, a equipe do presidente atribui parte da queda na popularidade ao impacto das fake news sobre o Pix, que geraram uma crise de desinformação.

Lula, no entanto, minimiza os resultados das pesquisas. Em declarações recentes, afirmou que as pesquisas são ferramentas para "estudar" a situação e ajustar as ações, e não fontes definitivas de avaliação. "Uma pesquisa serve para você saber se tem que mudar de comportamento, para saber se tem que mudar de ação", declarou o presidente.

Entre os planos de viagem, estão visitas a estados como Espírito Santo, Santa Catarina e Bahia, com o objetivo de divulgar ações positivas do governo, especialmente o programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação. A primeira viagem do ano já foi realizada no Rio Grande do Sul, onde assinou um contrato para a aquisição de quatro navios destinados ao transporte de petróleo e derivados pela Transpetro, subsidiária da Petrobras.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jerônimo Rodrigues recua e pede desculpas após fala agressiva contra eleitores de Bolsonaro
Diante da onda de críticas, Jerônimo tentou se explicar na segunda-feira (3), durante visita às obras do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.
Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo enfrentam ridicularização na internet por mentiras sobre Alexandre de Moraes, enquanto juristocracia cresce no Brasil
No entanto, as mentiras de Eduardo e Figueiredo, que insistem que Moraes está com “medo” de punições inexistentes, não encontram respaldo e apenas amplificam seu descrédito.
João Roma critica fala de Jerônimo Rodrigues e acusa PT de ineficiência na Bahia
Roma também respondeu à afirmação de Jerônimo de que o governo petista teria “prazo de validade”.
Rompimento do PDT com o governo Lula impacta cenário nacional e levanta questionamentos sobre aliança na Bahia
Na Bahia, o recente alinhamento do PDT com o governo de Jerônimo Rodrigues (PT), anunciado na última semana, torna a situação particularmente delicada.
Embaixada dos EUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre visita de funcionário ao Brasil
Em publicação nas redes sociais, Eduardo, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), declarou que a situação de Moraes estaria “esquentando”
Carregando..