O Ministério Público da Bahia (MP-BA) apresentou, na segunda-feira (24), denúncia contra o deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha, e o tenente-coronel da Polícia Militar José Hildon Brandão, por envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro em Feira de Santana e cidades vizinhas.
A denúncia é um desdobramento da Operação El Patrón, que investiga crimes como extorsão, exploração do jogo de azar e lavagem de dinheiro na região. O MP-BA acusa o deputado de liderar uma organização criminosa há mais de uma década, envolvida em práticas ilícitas como agiotagem, receptação qualificada e jogo de azar. O tenente-coronel é apontado como responsável por facilitar a ocultação do patrimônio ilícito.
Segundo o MP, os acusados teriam adquirido um lote no bairro Papagaio, em Feira de Santana, em setembro de 2022, por meio de pagamento em dinheiro vivo e sem a devida documentação, dificultando a comprovação da origem dos recursos. Além disso, Brandão teria participado de outra transação suspeita em janeiro de 2023, na qual adquiriu um veículo com parte do pagamento feito em espécie, sem justificar a origem do dinheiro.
A denúncia inclui pedidos de afastamento cautelar do tenente-coronel de suas funções na PM e a indisponibilidade dos bens dos acusados. A Justiça ainda decidirá sobre o prosseguimento do caso e se os investigados se tornarão réus.
Em nota, a defesa de Binho Galinha afirmou confiar na Justiça e que se pronunciará sobre a acusação "no momento certo". O deputado reafirmou que continua cumprindo suas funções parlamentares e colaborando com a Justiça.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...