Bolsonaro deve apresentar defesa ao STF até esta quinta-feira

Ex-presidente é acusado de envolvimento em suposta trama para golpe de Estado
Por: Brado Jornal 06.mar.2025 às 08h14
Bolsonaro deve apresentar defesa ao STF até esta quinta-feira
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem até esta quinta-feira (6) para apresentar sua resposta à denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) no Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-mandatário é acusado de participação em uma suposta conspiração para um golpe de Estado após as eleições de 2022.

Os advogados de Bolsonaro tentaram ampliar o prazo para 83 dias, alegando que esse foi o tempo utilizado pela PGR para formular a acusação e que não tiveram acesso completo aos documentos do processo. No entanto, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, rejeitou o pedido e manteve o período de 15 dias, afirmando que a defesa tem "integral acesso aos autos e ao sistema" do processo.

Bolsonaro é denunciado pelos seguintes crimes:

  • Organização criminosa armada;
  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • Golpe de Estado;
  • Dano qualificado por violência e grave ameaça contra patrimônio da União;
  • Deterioração de patrimônio tombado.

Nem todos os 34 denunciados no caso possuem o mesmo prazo de resposta. O ex-ministro da Defesa, Walter Braga Netto, por exemplo, tem até sexta-feira (7) para se manifestar, pois foi intimado um dia depois de Bolsonaro. Até o momento, quatro denunciados já protocolaram suas defesas, entre eles militares e técnicos que teriam participado das discussões sobre uma possível tentativa de golpe.

Além da ampliação do prazo, a defesa de Bolsonaro solicitou que os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin se declarassem impedidos de julgar o caso. O argumento é que Dino, enquanto governador do Maranhão, moveu uma ação contra Bolsonaro em 2021, e que Zanin foi advogado do PT e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ambos os ministros rejeitaram as alegações e reafirmaram que estão aptos a analisar a denúncia. O caso será julgado pela Primeira Turma do STF, composta por Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Réu do 8 de janeiro causa interrupção em fórum na Argentina com presença de Gilmar Mendes
Um protesto inesperado destaca tensões judiciais em véspera de julgamento no STF
Parlamentares acusam prefeita de Mundo Novo por falta de transparência
Os vereadores exigem o cumprimento da Lei de Transparência Fiscal pela Prefeitura
Críticas à seletividade no pedido de exame médico para Bolsonaro geram cobrança por avaliações gerais na Papuda
Deputados do DF exigem igualdade de direitos para detentos em meio a debates sobre condições prisionais
Senado aprova por unanimidade isenção de IR para rendas de até R$ 5 mil
Medida de alívio fiscal beneficia 16 milhões de contribuintes a partir de 2026 e avança promessas de campanha do governo Lula
Moraes exclui pedido de exame médico em Bolsonaro de processo no STF
A petição, enviada pela pasta do governo Ibaneis Rocha (MDB) na segunda-feira (3.nov), foi considerada sem relação com a fase atual do julgamento
Rui Costa Ganha Apoios no Interior da Bahia para Pré-Candidatura ao Senado
Levantamentos recentes apontam liderança de Rui nas intenções de voto para o Senado no interior
Carregando..