Ministro da Saúde assume cargo honorário em associação financiada por gigantes chinesas

China Hub Brasil tem apoio de empresas com interesses no governo e atuação na área da saúde
Por: Brado Jornal 10.mar.2025 às 07h28
Ministro da Saúde assume cargo honorário em associação financiada por gigantes chinesas
Reprodução/X

Paralelamente ao comando do Ministério da Saúde, Alexandre Padilha (PT) assumirá o cargo de “presidente de honra” da China Hub Brasil, associação que conta com patrocínios de grandes empresas chinesas com interesses diretos no setor de saúde pública do Brasil. O lançamento oficial da entidade está marcado para sexta-feira (14), em São Paulo, e contará com a presença do ministro. A informação é da coluna de Tácio Lorran.

A associação tem como objetivo estreitar relações comerciais e institucionais entre Brasil e China, promovendo parcerias público-privadas e oferecendo serviços de consultoria para empresas interessadas em negócios bilaterais. Entre os principais financiadores da entidade estão a Mindray, uma das maiores fornecedoras globais de equipamentos médicos, e a Tegma, empresa de logística especializada no setor farmacêutico. A iniciativa também conta com o apoio do Banco da China e da Huawei, gigante da tecnologia que tem expandido sua atuação na área da saúde no Brasil.

Padilha consultou a Comissão de Ética Pública (CEP) antes de aceitar o cargo honorário e recebeu aval positivo. No entanto, a consulta ocorreu em fevereiro, quando ele ainda era ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), e não levou em consideração o envolvimento das empresas chinesas no financiamento da associação. O presidente da CEP, Manoel Caetano Ferreira Filho, admitiu que o órgão não foi informado sobre o apoio de corporações com interesses diretos no governo brasileiro e indicou que a decisão pode ser reavaliada.

O estatuto da China Hub Brasil prevê a intermediação de negócios entre empresas brasileiras e chinesas, participação em fundos de investimento e atuação em sociedades comerciais. Apesar disso, não especifica quais serão as funções do presidente de honra. A própria Comissão de Ética Pública reconhece que Padilha poderá representar a entidade institucionalmente e contribuir para decisões estratégicas.

A Lei de Conflito de Interesses (Lei nº 12.813/2013) proíbe agentes públicos de exercer atividades que impliquem relações de negócios com empresas interessadas em decisões governamentais. Apesar disso, a assessoria do ministro afirma que ele não terá função de gestão nem receberá qualquer tipo de remuneração pelo cargo.

O fundador e futuro presidente da China Hub Brasil, o empresário Youyang Jiang, já esteve em reuniões com Padilha pelo menos três vezes – duas delas sem registro na agenda oficial –, além de ter participado da posse do ministro na SRI em 2023. Jiang nega que a entidade seja um grupo de lobby, mas admite que terá atuação em “relações governamentais” e na criação de “conexões” entre empresas e o poder público.

A participação de um ministro da Saúde em uma associação financiada por empresas que fornecem equipamentos médicos e serviços ao governo brasileiro levanta suspeitas sobre possíveis conflitos de interesse. O caso pode ganhar novos desdobramentos caso a Comissão de Ética decida rever a liberação dada ao petista.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Prefeitura informa que 90% das escolas estão abertas e 70% dos professores retornaram às unidades de ensino
A Prefeitura de Salvador informou que 90% das escolas municipais já estão em funcionamento nesta quinta-feira (17) – são cerca de 370 das mais de 400 unidades de ensino que compõem a rede
Ex-prefeito Cafu Barreto deve restituir R$ 830 mil ao erário
Irregularidades em contratação de serviços médicos em Ibititá motivam decisão do TCM-BA
Trump exige fim imediato do julgamento de Bolsonaro
Presidente dos EUA critica governo Lula e justifica tarifas contra Brasil
Lula anuncia tributação de big techs dos EUA apesar de críticas de Trump
Presidente defende soberania brasileira e multilateralismo em congresso
Moraes mantém aumento do IOF e frustra Congresso
Decisão do STF garante vitória ao governo Lula, mas veta cobrança sobre risco sacado
Tarifa de Trump ameaça 10 mil empregos na indústria baiana
Setores como celulose, pneus e cacau enfrentam desafios com taxação de 50%
Carregando..