Cassação de Gayer é avaliada após declarações sobre Gleisi e Alcolumbre

Presidente do Senado considera ações contra deputado após ofensas relacionadas à ministra e à polêmica "trisal"
Por: Brado Jornal 14.mar.2025 às 09h02
Cassação de Gayer é avaliada após declarações sobre Gleisi e Alcolumbre
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou nesta quinta-feira (13) que está avaliando um pedido de cassação contra o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) no Conselho de Ética. A possível ação vem após Gayer fazer declarações controversas nas redes sociais, onde insinuou que a ministra Gleisi Hoffmann (PT-PR) teria sido "oferecida" por Lula aos líderes políticos Alcolumbre e Hugo Motta (Republicanos-PB), em um tom vulgar.

Em resposta ao discurso de Lula sobre a escolha de uma “mulher bonita” para a articulação política, Gayer publicou nas redes sociais questionando o comportamento do deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) diante das afirmações. Em uma postagem deletada posteriormente, Gayer sugeriu uma cena de "trisal" envolvendo Gleisi, Lindbergh e Alcolumbre, o que gerou uma grande repercussão negativa.

Alcolumbre, por sua vez, afirmou que está discutindo com seus advogados as medidas cabíveis contra o deputado e ressaltou que a imunidade parlamentar não deve ser usada para agredir ou difamar. “Estamos avaliando fortemente [um pedido de cassação], pois a fala de Gayer envolve um deputado federal, um senador da República e uma ministra de Estado”, afirmou Alcolumbre.

Gayer Recede e Defende Liberdade de Expressão

Após a repercussão das falas, Gayer recuou e, em uma nota, explicou que sua intenção era apenas criticar a postura de Lula em relação à Gleisi, defendendo que seu posicionamento era um direito à liberdade de expressão. Ele afirmou que nunca quis ofender Alcolumbre e garantiu que suas críticas foram direcionadas ao presidente, não ao presidente do Senado.

Rejeição das Opiniões Misóginas

A ministra Gleisi Hoffmann repudiou os ataques e classificou os comentários como misóginos e machistas. Outros membros da oposição também criticaram a fala de Lula, acusando-o de reduzir a ministra a sua aparência física. No mesmo contexto, a deputada Coronel Fernanda (PL-MT) exigiu uma retratação pública de Lula.

O episódio ocorre em um clima tenso, após outras declarações polêmicas de figuras da direita, como Jair Renan (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, que recentemente publicou um vídeo com ataques depreciativos sobre mulheres petistas.

Gayer, em nota, reafirmou que sua intenção nunca foi ofender, mas sim expor a hipocrisia da esquerda em relação à defesa das mulheres, acusando o presidente Lula de comportamento desrespeitoso. Ele alegou que sua crítica foi direcionada à postura de Lula e não à figura de Alcolumbre.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Senador Nelsinho Trad lidera comissão ao EUA para negociar sobretaxa de Trump
A proposta da comissão partiu de Trad, que preside a Comissão de Relações Exteriores (CRE), e obteve aprovação unânime no Plenário do Senado. A delegação incluirá os seguintes senadores:
Trump prejudica Bolsonaro ao tentar defendê-lo, dizem aliados
Tentativa de apoio com tarifa de 50% contra Brasil intensifica desgaste do ex-presidente
Tarifa de Trump impulsiona Lula e divide oposição
Petista ganha fôlego político enquanto negocia resposta a sanções americanas
Lula aborda tarifa de Trump em pronunciamento nacional
Discurso reforça soberania frente à investigação comercial dos EUA
Moraes mantém aumento do IOF e frustra Congresso
Decisão do STF garante vitória ao governo Lula, mas veta cobrança sobre risco sacado
Fortaleza anuncia Renato Paiva como novo técnico após saída de Vojvoda
Clube cearense age rápido e contrata português ex-Botafogo para o comando da equipe
Carregando..