Lindbergh Farias processa Gustavo Gayer por calúnia e difamação

Deputado petista aciona STF e PGR após publicações no X envolvendo Lula, Gleisi Hoffmann e líderes do Congresso
Por: Brado Jornal 18.mar.2025 às 07h32
Lindbergh Farias processa Gustavo Gayer por calúnia e difamação
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) entrou com duas ações na Justiça contra Gustavo Gayer (PL-GO) na segunda-feira (17.mar.2025). As medidas foram motivadas por postagens do parlamentar bolsonarista no X (antigo Twitter), nas quais mencionava Lindbergh, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os líderes do Congresso, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Na queixa-crime protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF), Lindbergh acusa Gayer de calúnia e difamação, solicitando a aplicação do triplo da pena devido ao alcance das publicações nas redes sociais. Já na representação criminal enviada à Procuradoria-Geral da República (PGR), o deputado pede que Gayer seja proibido de utilizar suas redes sociais e que o Ministério Público investigue sua conduta.

As postagens que motivaram as ações faziam referência ao discurso de Lula durante a posse de Gleisi Hoffmann na SRI, em 12 de março. Na ocasião, o presidente afirmou ter colocado uma “mulher bonita” no cargo para facilitar as relações institucionais.

Em resposta, Gayer escreveu: “Me veio a imagem da @gleisi, @lindberghfarias e o @davialcolumbre fazendo um trisal. Que pesadelo!”. Em outra publicação, mencionou diretamente Lindbergh: “E aí, @lindberghfarias. Vai mesmo aceitar o seu chefe oferecer sua esposa para o Hugo Motta como um cafetão oferece uma GP?? Sua esposa sendo humilhada pelo seu chefe e você vai ficar calado??”.

As postagens foram posteriormente apagadas por Gayer, que alegou ter excluído uma das mensagens antes mesmo de saber das possíveis ações judiciais. Lindbergh reagiu chamando o deputado de “canalha, vagabundo e assassino” em suas redes sociais.

O caso também pode ganhar desdobramentos no Congresso. Davi Alcolumbre estuda levar a questão ao Conselho de Ética da Câmara. Até o momento, uma das publicações de Gayer ainda permanecia no ar.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Pesquisa Quaest revela divisão na opinião brasileira sobre intervenção dos EUA na Venezuela
Aprovação da operação militar americana chega a 46%, com forte variação por espectro político; maioria teme repetição no Brasil
ACM Neto projeta novo futuro para a Bahia na Lavagem do Bonfim
Ex-prefeito de Salvador participa da procissão e destaca 2026 como ano decisivo para mudança política no estado
Michelle conversou com Moraes antes de decisão de Bolsonaro ir para Papudinha
Ex-primeira-dama expressou preocupação com saúde do ex-presidente; aliados criticam decisão e exigem prisão domiciliar
O Banco Central decreta liquidação extrajudicial da Reag, ligada a fraudes no caso Master
Gestora investigada por operações irregulares com o Banco Master tem bens de controladores bloqueados; fundos seguem ativos
Ratinho Jr. aceita ser candidato à Presidência pelo PSD
Governador do Paraná revela conversas avançadas com Kassab e prioriza projeto nacional em vez de nomes isolados
Michelle Bolsonaro se reúne com Gilmar Mendes para pedir prisão domiciliar a Bolsonaro
Ex-primeira-dama tenta negociar benefício para o ex-presidente preso preventivamente; encontro ocorreu em Brasília
Carregando..