PT solicita ao STF que impeça Bolsonaro de deixar Brasília e se aproximar de embaixadas

Pedido ocorre em meio a investigação sobre tentativa de golpe de Estado
Por: Brado Jornal 19.mar.2025 às 07h59
PT solicita ao STF que impeça Bolsonaro de deixar Brasília e se aproximar de embaixadas
Marcos Corrêa/Agência Brasil

Deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) protocolaram um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja proibido de deixar Brasília sem autorização judicial e de se aproximar das embaixadas estrangeiras na capital federal. O documento, assinado pelo líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), e pelo deputado Rogério Correia (PT-MG), também solicita o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-mandatário.

A iniciativa ocorre no contexto da investigação conduzida pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que denunciou Bolsonaro e outras 33 pessoas por suposta tentativa de golpe de Estado. O julgamento inicial está marcado para o dia 25 deste mês, quando o STF analisará as denúncias contra os acusados que compõem o chamado "núcleo 1" da investigação.

O pedido dos parlamentares petistas foi formalizado após o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) anunciar sua licença do mandato para residir nos Estados Unidos, alegando perseguição política no Brasil. A preocupação com uma possível tentativa de Bolsonaro de buscar asilo diplomático foi reforçada pelo episódio de fevereiro de 2024, quando o ex-presidente permaneceu por dois dias na Embaixada da Hungria em Brasília, após ter seu passaporte apreendido pela Polícia Federal durante a Operação Tempus Veritatis.

"Por diversas vezes, Jair Bolsonaro incentivou publicamente a fuga de condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, além de defender a permanência clandestina de aliados no exterior", argumentam os deputados na petição. Eles sustentam que o ex-presidente pode tentar evadir-se do país, prejudicando o andamento das investigações.

Em entrevista ao programa Oeste Sem Filtro, Bolsonaro negou qualquer intenção de sair do Brasil. "A imprensa especula que vou fugir para a embaixada dos EUA. Não vou fugir. Se eu quisesse, teria ficado fora do país de janeiro a março de 2023", declarou o ex-presidente.

Os parlamentares petistas justificam a necessidade de medidas cautelares para "garantir a ordem pública, a efetividade da investigação e evitar novas infrações penais". Eles também defendem que a imposição de uma tornozeleira eletrônica é fundamental para impedir uma possível fuga "por vias terrestres".

Apesar da nova ofensiva do PT, o ministro Alexandre de Moraes rejeitou, nesta terça-feira (18), um pedido anterior dos petistas para apreensão do passaporte de Eduardo Bolsonaro, seguindo parecer da PGR. O órgão alegou falta de elementos que justificassem uma investigação formal contra o parlamentar.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula empata com Flávio e Tarcísio em cenários de segundo turno, aponta Meio/Ideia
Pesquisa revela empate técnico também no primeiro turno entre presidente e principais adversários de direita
Lula defende fortalecimento da defesa para evitar invasões
Presidente alerta para risco de ocupação externa e propõe parceria industrial com África do Sul para independência em equipamentos militares
Investigador Douglas Pithon é convidado pelo Novo para o Senado em 2026
Policial civil da Bahia avalia proposta de chapa majoritária com José Carlos Aleluia e destaca integridade do partido
ACM Neto pede investigação de vazamento de dados sigilosos ao STF e PGR
Ex-prefeito de Salvador se coloca à disposição das autoridades e nega irregularidades em consultoria prestada a empresas do mercado financeiro
Coronel pode migrar para o Podemos e enfraquecer base de Jerônimo
Família política avalia mudança de sigla para reeleição e arrasta parlamentares, deixando PT com menos aliados na Bahia
Lula e Flávio Bolsonaro empatam em segundo turno, indica pesquisa
Levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta quarta-feira mostra empate técnico entre o presidente petista e o senador do PL, com 41% das intenções de voto cada.
Carregando..