PT solicita ao STF que impeça Bolsonaro de deixar Brasília e se aproximar de embaixadas

Pedido ocorre em meio a investigação sobre tentativa de golpe de Estado
Por: Brado Jornal 19.mar.2025 às 07h59
PT solicita ao STF que impeça Bolsonaro de deixar Brasília e se aproximar de embaixadas
Marcos Corrêa/Agência Brasil

Deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) protocolaram um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja proibido de deixar Brasília sem autorização judicial e de se aproximar das embaixadas estrangeiras na capital federal. O documento, assinado pelo líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), e pelo deputado Rogério Correia (PT-MG), também solicita o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-mandatário.

A iniciativa ocorre no contexto da investigação conduzida pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que denunciou Bolsonaro e outras 33 pessoas por suposta tentativa de golpe de Estado. O julgamento inicial está marcado para o dia 25 deste mês, quando o STF analisará as denúncias contra os acusados que compõem o chamado "núcleo 1" da investigação.

O pedido dos parlamentares petistas foi formalizado após o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) anunciar sua licença do mandato para residir nos Estados Unidos, alegando perseguição política no Brasil. A preocupação com uma possível tentativa de Bolsonaro de buscar asilo diplomático foi reforçada pelo episódio de fevereiro de 2024, quando o ex-presidente permaneceu por dois dias na Embaixada da Hungria em Brasília, após ter seu passaporte apreendido pela Polícia Federal durante a Operação Tempus Veritatis.

"Por diversas vezes, Jair Bolsonaro incentivou publicamente a fuga de condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, além de defender a permanência clandestina de aliados no exterior", argumentam os deputados na petição. Eles sustentam que o ex-presidente pode tentar evadir-se do país, prejudicando o andamento das investigações.

Em entrevista ao programa Oeste Sem Filtro, Bolsonaro negou qualquer intenção de sair do Brasil. "A imprensa especula que vou fugir para a embaixada dos EUA. Não vou fugir. Se eu quisesse, teria ficado fora do país de janeiro a março de 2023", declarou o ex-presidente.

Os parlamentares petistas justificam a necessidade de medidas cautelares para "garantir a ordem pública, a efetividade da investigação e evitar novas infrações penais". Eles também defendem que a imposição de uma tornozeleira eletrônica é fundamental para impedir uma possível fuga "por vias terrestres".

Apesar da nova ofensiva do PT, o ministro Alexandre de Moraes rejeitou, nesta terça-feira (18), um pedido anterior dos petistas para apreensão do passaporte de Eduardo Bolsonaro, seguindo parecer da PGR. O órgão alegou falta de elementos que justificassem uma investigação formal contra o parlamentar.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Alexandre de Moraes declara trânsito em julgado da condenação de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe
Ou seja, não cabem mais recursos e a execução das penas pode começar a qualquer momento.
Bolsonaro e cinco aliados do núcleo golpista passam por audiência de custódia nesta quarta
Primeira Turma do STF conclui hoje análise da ordem de prisão determinada por Alexandre de Moraes
Operação Muro de Favores prende vereador de São João de Meriti acusado de apoiar barricadas do TCP
Policiais civis cumprem mandados contra rede de políticos e traficantes do Terceiro Comando Puro na Baixada Fluminense
“Não volto para o MBL”: Sandro Filho revela sensação de abandono pelo MBL, e fala sobre seu futuro político
Em entrevista exclusiva à Brado Rádio, vereador baiano diz que não voltaria ao movimento mesmo se fosse convidado e acusa armação política por trás da sua expulsão
Supremo Tribunal Federal revoga a revisão da vida toda para aposentadorias do INSS
Decisão por 8 a 3 derruba tese de 2022 e deve destravar 140 mil processos e gera economia estimada de R$ 480 bilhões aos cofres públicos
Resistência no Senado ameaça aprovação de Jorge Messias para vaga no STF
Proximidade com Lula e controvérsias em temas polêmicos geram objeções entre parlamentares
Carregando..