PT solicita ao STF que impeça Bolsonaro de deixar Brasília e se aproximar de embaixadas

Pedido ocorre em meio a investigação sobre tentativa de golpe de Estado
Por: Brado Jornal 19.mar.2025 às 07h59
PT solicita ao STF que impeça Bolsonaro de deixar Brasília e se aproximar de embaixadas
Marcos Corrêa/Agência Brasil

Deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) protocolaram um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja proibido de deixar Brasília sem autorização judicial e de se aproximar das embaixadas estrangeiras na capital federal. O documento, assinado pelo líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), e pelo deputado Rogério Correia (PT-MG), também solicita o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-mandatário.

A iniciativa ocorre no contexto da investigação conduzida pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que denunciou Bolsonaro e outras 33 pessoas por suposta tentativa de golpe de Estado. O julgamento inicial está marcado para o dia 25 deste mês, quando o STF analisará as denúncias contra os acusados que compõem o chamado "núcleo 1" da investigação.

O pedido dos parlamentares petistas foi formalizado após o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) anunciar sua licença do mandato para residir nos Estados Unidos, alegando perseguição política no Brasil. A preocupação com uma possível tentativa de Bolsonaro de buscar asilo diplomático foi reforçada pelo episódio de fevereiro de 2024, quando o ex-presidente permaneceu por dois dias na Embaixada da Hungria em Brasília, após ter seu passaporte apreendido pela Polícia Federal durante a Operação Tempus Veritatis.

"Por diversas vezes, Jair Bolsonaro incentivou publicamente a fuga de condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, além de defender a permanência clandestina de aliados no exterior", argumentam os deputados na petição. Eles sustentam que o ex-presidente pode tentar evadir-se do país, prejudicando o andamento das investigações.

Em entrevista ao programa Oeste Sem Filtro, Bolsonaro negou qualquer intenção de sair do Brasil. "A imprensa especula que vou fugir para a embaixada dos EUA. Não vou fugir. Se eu quisesse, teria ficado fora do país de janeiro a março de 2023", declarou o ex-presidente.

Os parlamentares petistas justificam a necessidade de medidas cautelares para "garantir a ordem pública, a efetividade da investigação e evitar novas infrações penais". Eles também defendem que a imposição de uma tornozeleira eletrônica é fundamental para impedir uma possível fuga "por vias terrestres".

Apesar da nova ofensiva do PT, o ministro Alexandre de Moraes rejeitou, nesta terça-feira (18), um pedido anterior dos petistas para apreensão do passaporte de Eduardo Bolsonaro, seguindo parecer da PGR. O órgão alegou falta de elementos que justificassem uma investigação formal contra o parlamentar.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Escala 6x1 ganha peso estratégico para Lula e Flávio Bolsonaro no 2º turno
Proposta de redução da jornada semanal vira peça central da disputa pelo segundo turno e força a oposição a escolher entre o risco eleitoral e o bloqueio da votação
MPE defende que o TSE aceite a desistência de Garotinho
O parecer de Alexandre Espinosa trata o caso como exceção e, se o recurso for julgado, pede a rejeição. Sem os votos, Ruas passa de 50%
Lula venceu em 64 países no exterior; Flávio, em 36
O petista teve 47,57% dos votos válidos fora do Brasil e o senador, 43,49%. Houve empate na Guiné-Bissau. Em 32 territórios, ninguém votou
Caiado anuncia apoio a Flávio no segundo turno em encontro em Goiânia
Daniel Vilela também declarou voto. O ex-governador disse que Goiás vai dar “a maior vitória” ao candidato do PL. Os 2,6 milhões de Caiado se aproximam da diferença do primeiro turno
Vereador doa motocicleta para ajudar no tratamento de irmãos com distrofia muscular de Duchenne
Emocionado com o relato dos pais na Câmara de Piatã, vereador Zaqueu entrega motocicleta de uso pessoal para ajudar a família de Ruan e João a arrecadar recursos para o tratamento nos Estados Unidos
ACM Neto fecha apoio a Flávio Bolsonaro e fará campanha na Bahia
Ex-prefeito de Salvador anuncia aliança com o candidato do PL para o segundo turno presidencial após derrota de sua opção no primeiro turno
Carregando..