STF julga possível afastamento de ministros em caso Bolsonaro

Corte decidirá se Moraes, Zanin e Dino poderão atuar na análise da denúncia contra o ex-presidente e aliados
Por: Brado Jornal 19.mar.2025 às 09h03
STF julga possível afastamento de ministros em caso Bolsonaro
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta quarta-feira (19), a partir das 11h, o julgamento que pode afastar os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino da análise da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros 33 investigados por tentativa de golpe de Estado.

A sessão extraordinária ocorrerá no plenário virtual e se estenderá até as 23h59 de quinta-feira (20). Os magistrados apenas depositarão seus votos no sistema, sem debate. Caso haja pedido de vista, o julgamento será suspenso. Se houver pedido de destaque, o caso será transferido para o plenário físico da Corte.

Os recursos foram apresentados pelas defesas de Bolsonaro e dos generais Walter Braga Netto e Mário Fernandes. Anteriormente, os pedidos foram negados pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, mas agora serão submetidos ao plenário.

A defesa argumenta que Zanin e Dino deveriam ser impedidos de atuar no julgamento por terem sido indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além do afastamento dos ministros, o STF decidirá se a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) será analisada pelo plenário ou seguirá para a Primeira Turma.

A primeira etapa do julgamento está prevista para os dias 25 e 26 de março, quando a Primeira Turma decidirá se Bolsonaro e outros sete aliados se tornarão réus pelos crimes de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, formação de organização criminosa armada e dano qualificado pela violência.

Os 34 denunciados pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, podem enfrentar desdobramentos jurídicos significativos no Supremo, em um momento considerado como a primeira grande prova de fogo para Bolsonaro e seus aliados.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Acordo entre Trump e Bukele compromete combate à gangue MS-13
Durante seu primeiro mandato, Trump criou a Força-Tarefa Vulcan, liderada por John J. Durham, para combater a MS-13, uma gangue classificada pela Casa Branca como organização terrorista
Governo Lula libera R$ 474,5 milhões em emendas, com Alcolumbre recebendo maior fatia
Na última semana, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) intensificou a liberação de emendas parlamentares, mas ainda enfrentou reveses no Congresso
Moraes nega pedido de Bolsonaro e critica tentativa de atrasar processo
Moraes, em sua decisão, foi enfático ao descartar manobras para retardar o andamento do processo
Aldeia Hippie de Arembepe transformada em reduto do tráfico
O que já foi um símbolo de liberdade e sustentabilidade na década de 1960, a Aldeia Hippie, localizada em Arembepe, a 30 km de Salvador, hoje é dominada pelo Comando Vermelho (CV)
Sóstenes defende Bolsonaro como principal aposta do PL para 2026
O deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL na Câmara, declarou na segunda-feira (30.jun.2025), durante o programa “Roda Viva”, da TV Cultura
Fórum de Lisboa atrai 150 autoridades brasileiras com custos sob escrutínio
Lewandowski, antes do fórum, estará no Seminário de Verão da Universidade de Coimbra, com despesas pagas pelo Instituto de Pesquisa e Estudos Jurídicos Avançados
Carregando..