PF responsabiliza X por falhas no bloqueio de perfis determinados por Moraes

Relatório aponta que rede social permitiu transmissões ao vivo e financiamento de comunicadores 'bolsonaristas'
Por: Brado Jornal 20.mar.2025 às 08h52
PF responsabiliza X por falhas no bloqueio de perfis determinados por Moraes
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) responsabilizou a rede social X por falhas no cumprimento das ordens de bloqueio de perfis, determinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Em relatório enviado ao magistrado no âmbito das investigações sobre o descumprimento de decisões judiciais, a corporação aponta que a plataforma permitiu transmissões ao vivo a partir de contas bloqueadas e a divulgação de links que viabilizaram o financiamento de comunicadores alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, como Allan dos Santos.

O documento, assinado pelo delegado Fabio Shor, analisa as justificativas apresentadas pelo X, empresa de Elon Musk, no âmbito de uma apuração concluída em setembro de 2024 sobre as falhas no bloqueio de perfis. Na investigação, a PF concluiu que a plataforma mentiu ao afirmar que as transmissões ao vivo teriam sido hospedadas em serviços externos, e não dentro do próprio X.

Para ilustrar a infração, a PF anexou imagens de uma live realizada por Allan dos Santos no perfil Terça Livre, em 8 de abril do ano passado. A transmissão, segundo o relatório, exibia um ícone de “AO VIVO” na foto de perfil, e o link gerado apontava para um endereço hospedado na própria rede social.

Além disso, a investigação revelou que o conteúdo continua acessível por meio de VPNs e que o mesmo método foi utilizado pelo jornalista Rodrigo Constantino, cujo perfil também foi bloqueado por decisão de Moraes. A PF destacou ainda que, em casos analisados, o X permitiu a divulgação de links de transmissões feitas em outras plataformas, como o YouTube, reforçando a tese de que a empresa descumpriu as ordens judiciais.

O relatório foi encaminhado a Moraes no dia 11 de março e pode embasar novas determinações contra a rede social, que já enfrenta restrições e medidas judiciais no Brasil.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula demonstra irritação com manobras que impediram nomeação de Messias ao STF
Presidente do PT critica articulação no Senado e atribui responsabilidade a diversos envolvidos, enquanto recebe sugestão para adiar nova indicação
Queda de avião em Belo Horizonte mata duas pessoas e deixa três feridos graves
Aeronave monomotor colidiu com prédio residencial na capital mineira após decolar da Pampulha; vítimas incluem piloto e passageiro, enquanto sobreviventes foram levados ao hospital em estado grave
Nelson Leal acusa Rui Costa de desviar atenção para esconder falhas do governo Jerônimo
O deputado estadual cobra debate sobre os problemas reais da Bahia e afirma que o PT evita discutir o estado para encobrir a má gestão atual
ACM Neto viaja a Goiás para estudar modelos de sucesso e discutir alianças políticas
O pré-candidato ao governo da Bahia conhece iniciativas eficazes em segurança, educação e desenvolvimento, enquanto avança conversas sobre o cenário de 2026
Malafaia anuncia apoio a Flávio Bolsonaro
Pastor declara que momento é de unir forças com o senador e rejeita pressões de apoiadores radicais.
Em medida eleitoreira, Lula lança Desenrola 2 com perdão de até 90% das dívidas
Governo anuncia nova fase do programa em ano eleitoral, permitindo uso de FGTS e ampliando renegociações para combater recorde de inadimplentes.
Carregando..