TCU arquiva pedido de auditoria nas viagens de Janja

Deputado Gayer questionava os custos das viagens da primeira-dama, mas tribunal entendeu que ele não tinha legitimidade para solicitar a fiscalização
Por: Brado Jornal 20.mar.2025 às 09h35
TCU arquiva pedido de auditoria nas viagens de Janja
Ricardo Stuckert/Agência Brasil

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu arquivar, por unanimidade, uma solicitação do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), que pedia uma auditoria nos custos das viagens internacionais de Janja da Silva, primeira-dama do Brasil, desde o início do mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em janeiro de 2023.

O deputado argumentou que Janja passou mais tempo fora do país do que o próprio presidente, com 103 dias de viagem entre 2023 e 2024, superando em 16 dias os deslocamentos do chefe do Executivo. A primeira-dama acompanhou Lula em várias missões internacionais e também representou o Brasil em eventos oficiais, como a abertura das Olimpíadas de Paris e um encontro sobre educação no Catar.

Contudo, o TCU entendeu que o deputado não tinha a legitimidade para solicitar a fiscalização. O relator, Bruno Dantas, afirmou que apenas os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados ou os presidentes de comissões técnicas podem pedir esse tipo de auditoria.

Esse não foi o primeiro questionamento sobre as viagens de Janja. No início de 2024, uma solicitação semelhante foi analisada e também arquivada pelo tribunal. A última viagem de Janja a Paris, durante as Olimpíadas, gerou custos de R$ 203,6 mil, com R$ 148,4 mil apenas em passagens aéreas. O governo justificou que os preços elevados foram devido à alta demanda durante o evento.

Enquanto isso, a imagem de Janja entre os brasileiros tem se deteriorado. Segundo pesquisa divulgada pela AtlasIntel/Bloomberg, 58% dos brasileiros têm uma visão negativa da primeira-dama, enquanto 32% a veem de forma positiva, o que representa um aumento de 18 pontos percentuais em comparação com a pesquisa de outubro de 2024.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Moraes mantém aumento do IOF e frustra Congresso
Decisão do STF garante vitória ao governo Lula, mas veta cobrança sobre risco sacado
Prefeitura informa que 90% das escolas estão abertas e 70% dos professores retornaram às unidades de ensino
A Prefeitura de Salvador informou que 90% das escolas municipais já estão em funcionamento nesta quinta-feira (17) – são cerca de 370 das mais de 400 unidades de ensino que compõem a rede
Senador Nelsinho Trad lidera comissão ao EUA para negociar sobretaxa de Trump
A proposta da comissão partiu de Trad, que preside a Comissão de Relações Exteriores (CRE), e obteve aprovação unânime no Plenário do Senado. A delegação incluirá os seguintes senadores:
Flávio Matos rompe com Elinaldo ao se filiar ao PL e agita eleições em Camaçari
Mudança de partido gera crise política e inspira memes nas redes sociais
Trump prejudica Bolsonaro ao tentar defendê-lo, dizem aliados
Tentativa de apoio com tarifa de 50% contra Brasil intensifica desgaste do ex-presidente
Carregando..