Gleisi Hoffmann processa deputado Gustavo Gayer por injúria e difamação no STF

Ministra das Relações Institucionais acusa parlamentar de atacar sua imagem e promover misoginia nas redes sociais
Por: Brado Jornal 21.mar.2025 às 09h24
Gleisi Hoffmann processa deputado Gustavo Gayer por injúria e difamação no STF
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, entrou com uma queixa-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), acusando-o de injúria e difamação. A ação será analisada pelo ministro Luiz Fux.

O motivo da queixa é uma postagem de Gayer nas redes sociais, na qual ele fez insinuações sobre a nomeação de Gleisi para a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) do governo Lula. Na publicação, o parlamentar questionou o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), sobre a escolha de Gleisi, e também citou os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Os advogados de Gleisi destacaram que o comportamento do deputado não só prejudica a ética política e o respeito esperado de um representante público, mas também incita violência política e misoginia, ao diminuir a posição de uma mulher em um cargo de grande relevância no governo. A petição também aponta que o grande alcance de Gayer nas redes sociais amplifica os danos, criando um ambiente de violência política de gênero e comprometendo a ordem pública.

O ataque de Gayer se deu após uma fala de Lula, na qual ele afirmou ter escolhido uma "mulher bonita" para a SRI, com o intuito de melhorar as relações com o Congresso. O deputado, então, questionou Lindbergh se ele aceitaria que seu chefe, o presidente, “oferecesse sua esposa” para outros membros do Congresso, comparando a situação a um "cafetão" oferecendo uma garota de programa.

Além da ação no STF, o Partido dos Trabalhadores (PT) também acionou o Conselho de Ética da Câmara contra Gayer, acusando-o de quebra de decoro parlamentar. O presidente interino do partido, Humberto Costa (PT-PB), classificou as falas do deputado como “descontroladas e insanas”.

Davi Alcolumbre, presidente do Senado, também anunciou que tomará medidas jurídicas contra Gayer pelas ofensas. Ele afirmou que a Advocacia do Senado Federal tomará as providências necessárias para representar o deputado no STF.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Defesa de Bolsonaro planeja embargos infringentes e laudos para evitar prisão em regime fechado
Equipe jurídica acelera preparativos para cumprimento de pena em casa ou no Exército, visando evitar detenção antes das festas de fim de ano
Primeira turma do STF rejeita embargos de Bolsonaro e aliados na ação da tentativa de golpe
Decisão unânime no plenário virtual pavimenta caminho para acórdão e possíveis novos apelos das defesas
Semana decisiva da COP30 em Belém: avanços na preservação florestal, polêmicas sobre minerais e a marcha que mobilizou milhares
Atualizações do oitavo dia revelam compromissos iniciais da Alemanha com o TFFF e críticas à presença recorde de lobistas fósseis, enquanto indígenas lideram protestos por inclusão
Carregando..