Gleisi Hoffmann processa deputado Gustavo Gayer por injúria e difamação no STF

Ministra das Relações Institucionais acusa parlamentar de atacar sua imagem e promover misoginia nas redes sociais
Por: Brado Jornal 21.mar.2025 às 09h24
Gleisi Hoffmann processa deputado Gustavo Gayer por injúria e difamação no STF
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, entrou com uma queixa-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), acusando-o de injúria e difamação. A ação será analisada pelo ministro Luiz Fux.

O motivo da queixa é uma postagem de Gayer nas redes sociais, na qual ele fez insinuações sobre a nomeação de Gleisi para a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) do governo Lula. Na publicação, o parlamentar questionou o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), sobre a escolha de Gleisi, e também citou os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Os advogados de Gleisi destacaram que o comportamento do deputado não só prejudica a ética política e o respeito esperado de um representante público, mas também incita violência política e misoginia, ao diminuir a posição de uma mulher em um cargo de grande relevância no governo. A petição também aponta que o grande alcance de Gayer nas redes sociais amplifica os danos, criando um ambiente de violência política de gênero e comprometendo a ordem pública.

O ataque de Gayer se deu após uma fala de Lula, na qual ele afirmou ter escolhido uma "mulher bonita" para a SRI, com o intuito de melhorar as relações com o Congresso. O deputado, então, questionou Lindbergh se ele aceitaria que seu chefe, o presidente, “oferecesse sua esposa” para outros membros do Congresso, comparando a situação a um "cafetão" oferecendo uma garota de programa.

Além da ação no STF, o Partido dos Trabalhadores (PT) também acionou o Conselho de Ética da Câmara contra Gayer, acusando-o de quebra de decoro parlamentar. O presidente interino do partido, Humberto Costa (PT-PB), classificou as falas do deputado como “descontroladas e insanas”.

Davi Alcolumbre, presidente do Senado, também anunciou que tomará medidas jurídicas contra Gayer pelas ofensas. Ele afirmou que a Advocacia do Senado Federal tomará as providências necessárias para representar o deputado no STF.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Visita de Michelle e Laura Bolsonaro ao ex-presidente ocorre em meio a tensões familiares no PL
Na terça-feira (2), o vereador participou de evento em Chapecó (SC) com a deputada federal Carol de Toni (PL-SC), com quem disputa internamente a indicação do PL para o Senado em 2026.
Congresso prepara retaliação após Gilmar Mendes restringir impeachment de ministros do STF
Lideranças do Senado e da Câmara avaliam pacote de projetos para reafirmar prerrogativas do Legislativo diante de decisão vista como invasão de competência
Rio de Janeiro tem nova configuração do crime organizado: Comando Vermelho cresce, milícias perdem terreno e TCP vira terceira potência
Quase 4 milhões de pessoas vivem sob domínio ou influência de grupos armados na Região Metropolitana
Toffoli transfere para o STF investigação sobre Banco Master por conexão com deputado Bacelar
Decisão atende defesa de Daniel Vorcaro e determina que todos os atos futuros da PF no caso passem pelo crivo do Supremo
Obra do Hospital Regional de Alagoinhas avança, mas relação do prefeito com empresa contratada reacende suspeitas
O foco das críticas recai sobre a participação da QG Construções, uma das empresas responsáveis pelo empreendimento, e seu vínculo familiar com o atual prefeito, Gustavo Carmo.
Joesley Batista viajou a Caracas para convencer Maduro a deixar o poder, afirma Bloomberg
Empresário da JBS atuou por conta própria para transmitir apelo de Trump por transição pacífica na Venezuela
Carregando..