Gleisi Hoffmann processa deputado Gustavo Gayer por injúria e difamação no STF

Ministra das Relações Institucionais acusa parlamentar de atacar sua imagem e promover misoginia nas redes sociais
Por: Brado Jornal 21.mar.2025 às 09h24
Gleisi Hoffmann processa deputado Gustavo Gayer por injúria e difamação no STF
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, entrou com uma queixa-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), acusando-o de injúria e difamação. A ação será analisada pelo ministro Luiz Fux.

O motivo da queixa é uma postagem de Gayer nas redes sociais, na qual ele fez insinuações sobre a nomeação de Gleisi para a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) do governo Lula. Na publicação, o parlamentar questionou o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), sobre a escolha de Gleisi, e também citou os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Os advogados de Gleisi destacaram que o comportamento do deputado não só prejudica a ética política e o respeito esperado de um representante público, mas também incita violência política e misoginia, ao diminuir a posição de uma mulher em um cargo de grande relevância no governo. A petição também aponta que o grande alcance de Gayer nas redes sociais amplifica os danos, criando um ambiente de violência política de gênero e comprometendo a ordem pública.

O ataque de Gayer se deu após uma fala de Lula, na qual ele afirmou ter escolhido uma "mulher bonita" para a SRI, com o intuito de melhorar as relações com o Congresso. O deputado, então, questionou Lindbergh se ele aceitaria que seu chefe, o presidente, “oferecesse sua esposa” para outros membros do Congresso, comparando a situação a um "cafetão" oferecendo uma garota de programa.

Além da ação no STF, o Partido dos Trabalhadores (PT) também acionou o Conselho de Ética da Câmara contra Gayer, acusando-o de quebra de decoro parlamentar. O presidente interino do partido, Humberto Costa (PT-PB), classificou as falas do deputado como “descontroladas e insanas”.

Davi Alcolumbre, presidente do Senado, também anunciou que tomará medidas jurídicas contra Gayer pelas ofensas. Ele afirmou que a Advocacia do Senado Federal tomará as providências necessárias para representar o deputado no STF.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Toffoli suspende campanha de Renan Santos à Presidência
Candidato do Missão fica impedido de fazer propaganda, receber fundo eleitoral e participar de debates
Augusto Cury sobe 6,2 pontos na Atlas
Candidato do Avante chega a 7,8% e fica numericamente em terceiro; Flávio Bolsonaro, Lula e Romeu Zema perdem fatia do eleitorado em um mês
Após decisão de Toffoli, #SomosTodosRenanSantos14 entra nos trending topics do X
Hashtag sobe na plataforma depois que o ministro do TSE suspendeu propaganda digital, debates e recursos do Fundo Eleitoral da chapa de Renan Santos
Toffoli adia registro de Renan Santos
Ministro do TSE aponta possíveis irregularidades em perfis de redes sociais da chapa do Missão e retira o caso da pauta de segunda-feira; análises de Lula, Flávio Bolsonaro e Romeu Zema seguem
Alcolumbre quer levar Pacheco ao TCU sem sabatina até quarta
Presidente do Senado articula aprovação em plenário após renúncia de Bruno Dantas
Em quase 4 anos, Jerônimo gastou mais com transporte aéreo do que com Secretaria de Políticas para Mulheres
Segundo dados do Portal da Transparência da Bahia, o governo pagou R$ 89,4 milhões em despesas classificadas como “Transporte Aéreo” durante o mandato do petista.
Carregando..