Gleisi Hoffmann processa deputado Gustavo Gayer por injúria e difamação no STF

Ministra das Relações Institucionais acusa parlamentar de atacar sua imagem e promover misoginia nas redes sociais
Por: Brado Jornal 21.mar.2025 às 09h24
Gleisi Hoffmann processa deputado Gustavo Gayer por injúria e difamação no STF
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, entrou com uma queixa-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), acusando-o de injúria e difamação. A ação será analisada pelo ministro Luiz Fux.

O motivo da queixa é uma postagem de Gayer nas redes sociais, na qual ele fez insinuações sobre a nomeação de Gleisi para a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) do governo Lula. Na publicação, o parlamentar questionou o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), sobre a escolha de Gleisi, e também citou os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Os advogados de Gleisi destacaram que o comportamento do deputado não só prejudica a ética política e o respeito esperado de um representante público, mas também incita violência política e misoginia, ao diminuir a posição de uma mulher em um cargo de grande relevância no governo. A petição também aponta que o grande alcance de Gayer nas redes sociais amplifica os danos, criando um ambiente de violência política de gênero e comprometendo a ordem pública.

O ataque de Gayer se deu após uma fala de Lula, na qual ele afirmou ter escolhido uma "mulher bonita" para a SRI, com o intuito de melhorar as relações com o Congresso. O deputado, então, questionou Lindbergh se ele aceitaria que seu chefe, o presidente, “oferecesse sua esposa” para outros membros do Congresso, comparando a situação a um "cafetão" oferecendo uma garota de programa.

Além da ação no STF, o Partido dos Trabalhadores (PT) também acionou o Conselho de Ética da Câmara contra Gayer, acusando-o de quebra de decoro parlamentar. O presidente interino do partido, Humberto Costa (PT-PB), classificou as falas do deputado como “descontroladas e insanas”.

Davi Alcolumbre, presidente do Senado, também anunciou que tomará medidas jurídicas contra Gayer pelas ofensas. Ele afirmou que a Advocacia do Senado Federal tomará as providências necessárias para representar o deputado no STF.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Filhos de Bolsonaro declaram guerra aberta a Michelle menos de 15 dias após prisão do ex-presidente
Flávio, Eduardo e Carlos acusam ex-primeira-dama de desrespeitar decisão de Jair Bolsonaro ao sabotar aliança no Ceará; PL marca reunião de emergência para conter avanço dela
Lula e Trump conversam por telefone sobre tarifas comerciais e combate ao crime organizado
De acordo com o Palácio do Planalto, Lula avaliou como positiva a recente decisão norte-americana de suspender a sobretaxa de 40% aplicada a produtos brasileiros como café, carne e frutas
Senadores do PL e Novo recusam almoço com Jorge Messias nesta terça-feira (2)
Indicado de Lula ao STF não será recebido no tradicional encontro semanal da bancada de oposição
Flávio Bolsonaro pede desculpas a Michelle e anuncia novas regras para decisões no PL
O senador confirmou que já se reconciliou com Michelle: “Falei com ela, pedi desculpas, ela também me pediu. Hoje à tarde teremos uma reunião no PL para estabelecer uma rotina de decisões coletivas e evitar que isso se repita”.
Senador mineiro critica indicação de Messias ao Supremo por apoio a Dino em bloqueio de emendas
Viana avalia que parecer do chefe da AGU gerou 'insatisfação muito grande' no Congresso e exige retratação na sabatina
STF impõe sigilo total em processo de Daniel Vorcaro sobre competência da Justiça Federal
Daniel Vorcaro foi detido no dia 17 de novembro no Aeroporto Internacional de Guarulhos, quando tentava embarcar para os Emirados Árabes Unidos.
Carregando..