STF marcará julgamento de denúncia contra Bolsonaro e outros sete envolvidos

Na próxima semana, a Suprema Corte decidirá se os acusados, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, se tornam réus em processo
Por: Brado Jornal 21.mar.2025 às 10h12
STF marcará julgamento de denúncia contra Bolsonaro e outros sete envolvidos
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cristiano Zanin, agendou para os dias 25 e 26 de março o julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete pessoas envolvidas na investigação sobre a  suposta tentativa de golpe de Estado. O julgamento definirá se o STF aceita ou não as acusações contra o que ficou conhecido como "núcleo 1" da trama, composto pelos principais articuladores do plano.

Os magistrados da Suprema Corte decidirão se os acusados, entre eles Bolsonaro, serão formalmente tornados réus, com a consequente abertura de uma ação penal para o início do julgamento criminal.


Além de Bolsonaro, os outros denunciados pela PGR são:

  • Mauro Cid: Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, que teve papel central na investigação ao assinar a delação premiada que direcionou a ação da Polícia Federal.
  • Walter Braga Netto: Ex-ministro da Defesa e da Casa Civil, e ex-candidato a vice-presidente de Bolsonaro, acusado de articular o golpe e tentar interferir na investigação.
  • Alexandre Ramagem: Ex-presidente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e atual deputado federal, investigado por envolver-se em articulações para questionar a legitimidade das urnas eletrônicas após a derrota de Bolsonaro nas eleições de 2022.
  • Almir Garnier: Ex-comandante da Marinha, acusado de se colocar à disposição para apoiar o golpe de Estado, pressionando as Forças Armadas a aderir ao plano.
  • Anderson Torres: Ex-ministro da Justiça e ex-delegado da Polícia Federal, preso por omissão nos eventos de 8 de janeiro de 2023, e acusado de elaborar um decreto para reverter o resultado eleitoral de 2022.
  • Augusto Heleno: Ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), acusado de coordenar a criação de um "gabinete de crise" para dar suporte ao plano golpista.
  • Paulo Sérgio Nogueira: Ex-ministro da Defesa e ex-comandante do Exército, acusado de apoiar ataques ao sistema eleitoral e de elaborar uma versão de um decreto golpista para buscar respaldo dos comandantes militares.


O julgamento do STF promete ser um dos momentos decisivos para a conclusão da investigação sobre os responsáveis pela tentativa de subverter o resultado das eleições e desestabilizar o sistema democrático do país.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Presidente Trump confirma operação militar conjunta de EUA e Israel contra o Irã
Em vídeo na Truth Social, líder americano descreve ação como massiva e alerta para possíveis baixas; explosões atingem Teerã após fracasso em negociações nucleares
Presidente Donald Trump anuncia a morte do Aiatolá Ali Khamenei em ofensiva conjunta de EUA e Israel contra o Irã
Líder supremo iraniano teria sido eliminado em bombardeio coordenado; Teerã nega a informação e promete resposta, enquanto Trump descreve o evento como justiça histórica e chance de mudança no país
Itamaraty condena ofensiva conjunta de EUA e Israel contra o Irã e pede contenção máxima para evitar escalada
Nota oficial destaca grave preocupação com ataques ocorridos em meio a negociações diplomáticas; governo brasileiro reforça defesa da via negociada como único caminho viável para a paz na região e apela por respeito ao Direito Internacional e proteção de civis
Carregando..