PL promete pressão por votação de proposta de anistia aos presos dos atos de 8 de janeiro

Partido de Bolsonaro quer garantir benefício em eventual condenação do ex-presidente; proposta pode ser votada já em abril
Por: Brado Jornal 27.mar.2025 às 10h13
PL promete pressão por votação de proposta de anistia aos presos dos atos de 8 de janeiro
Valter Campanato/Agência Brasil

O PL (Partido Liberal), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, está intensificando os esforços para que a proposta de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 seja votada no início de abril. A expectativa é que o projeto ofereça benefícios ao ex-presidente caso ele seja condenado pelo plano de golpe de Estado, uma vez que ele é um dos principais alvos da investigação. A informação foi divulgada pelo portal Uol.

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, afirmou que já possui o número de assinaturas necessárias para apresentar um requerimento de urgência para a proposta, que exige 171 assinaturas de deputados ou de líderes que representem esse número.

Se o requerimento de urgência for aprovado pelo plenário, a proposta poderá ser votada sem passar pela comissão especial criada por Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara. Sóstenes revelou que nove partidos já apoiam a urgência para o projeto: PL, União Brasil, PP, Republicanos, PSD, Podemos, PSDB, Novo e Solidariedade.

O novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), tem adotado uma postura mais cautelosa e tem evitado aceitar requerimentos de urgência para acelerar a tramitação de projetos de lei e PECs (propostas de emenda à Constituição). Motta, que está acompanhando o presidente Lula (PT) em uma viagem à Ásia, deve se reunir com os líderes da Câmara em 3 de abril, quando o PL pretende levar o pedido de urgência para votação.

O partido quer que a proposta de anistia seja votada na semana do dia 8 de abril, e Sóstenes ainda indicou que o PL pode bloquear a votação de outras propostas caso a anistia não seja incluída na pauta.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Médicos brasileiros são impedidos de vistoriar navio chinês
Equipe de saúde do Ministério da Defesa foi barrada de inspecionar embarcação da China em porto brasileiro; episódio gera tensão diplomática
O Banco Central decreta liquidação extrajudicial da Reag, ligada a fraudes no caso Master
Gestora investigada por operações irregulares com o Banco Master tem bens de controladores bloqueados; fundos seguem ativos
Ratinho Jr. aceita ser candidato à Presidência pelo PSD
Governador do Paraná revela conversas avançadas com Kassab e prioriza projeto nacional em vez de nomes isolados
Pesquisa Quaest revela divisão na opinião brasileira sobre intervenção dos EUA na Venezuela
Aprovação da operação militar americana chega a 46%, com forte variação por espectro político; maioria teme repetição no Brasil
Instagram do Brado Jornal explode: 32 milhões de visualizações em apenas 30 dias
Esse número elevadíssimo de visualizações — que inclui Reels, Stories, posts no feed e outros formatos — demonstra o engajamento maciço do público com o conteúdo produzido pela equipe do Brado Jornal.
ACM Neto projeta novo futuro para a Bahia na Lavagem do Bonfim
Ex-prefeito de Salvador participa da procissão e destaca 2026 como ano decisivo para mudança política no estado
Carregando..