Marcel van Hattem critica Lula e STF em discurso na Câmara e acusa organização mafiosa no Supremo

Deputado do Novo-RS faz duras acusações contra o presidente e o ministro Alexandre de Moraes, chamando-os de "covardes" e a Suprema Corte de "mafiosa"
Por: Brado Jornal 28.mar.2025 às 10h15
Marcel van Hattem critica Lula e STF em discurso na Câmara e acusa organização mafiosa no Supremo
Reprodução/Câmara dos Deputados

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) fez um forte pronunciamento na tribuna da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (27), criticando severamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Supremo Tribunal Federal (STF) e, especialmente, o ministro Alexandre de Moraes. Em sua fala, o parlamentar chamou Lula e Moraes de "covardes" e acusou a Suprema Corte de ser uma "organização mafiosa".

Van Hattem afirmou que as ações de Moraes no STF lembram práticas de uma "máfia", denunciando que o ministro estaria utilizando o poder da Corte para pressionar e chantagear a classe política, mencionando nomes como o ex-ministro Gilberto Kassab, o ex-deputado Deltan Dallagnol e o ex-ministro Ricardo Salles. "O que estão fazendo no STF hoje é coisa de mafioso", declarou o deputado.

As declarações de van Hattem fazem referência a uma reportagem publicada pela coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, nesta quinta-feira, que revelou que o ministro Alexandre de Moraes ordenou que uma investigação contra Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo, fosse transferida da 1ª instância para o STF. A medida, segundo a reportagem, teria sido uma estratégia para pressionar o cacique do PSD, que estava em negociações com Jair Bolsonaro (PL) sobre a questão da anistia para os presos do 8 de janeiro. A investigação envolve acusações de corrupção passiva, caixa 2 e lavagem de dinheiro, originadas da Operação Lava Jato.

A movimentação no STF tem gerado reações dentro da política, especialmente após Kassab ter se reunido com Bolsonaro para discutir o apoio de seu partido à proposta de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PDT no governo Jerônimo, a vitória estratégica de ACM Neto e a ingratidão de Félix Mendonça
ACM Neto, que consolidou uma federação entre União Brasil e PP, garantindo um peso político muito maior à oposição.
Jair Bolsonaro prevê alta da UTI para sábado
De acordo com o boletim médico mais recente, Bolsonaro evolui bem, aceitando líquidos e começando a ingerir gelatina.
Festa do crime: fogos em Salvador anunciam avanço do PCC em bairros antes dominados pelo Comando Vermelho; insegurança aumenta
Uma fonte policial, que preferiu não se identificar, explicou que a Tropa do A, originária de São Caetano, formalizou sua integração ao PCC, utilizando os fogos tanto para comemorar quanto para afirmar a nova aliança
Ausência de Alexandre de Moraes em sessão do Senado gera críticas
Como o convite não era obrigatório, Moraes não compareceu.
Efeito Lula: desemprego avança e Brasil amarga criação pífia de vagas em março; queda de 70%
Reflete uma queda de 70,83% em relação a março de 2024, quando foram criados 245.395 postos.
Esquema "DESCONTÃO" do INSS: Cecília Mota é investigada por lavagem de dinheiro em operação da PF
Entre janeiro e novembro de 2024, Cecília realizou 33 viagens ao exterior, além de oito em 2023, acompanhada por seis pessoas que receberam transferências de suas empresas.
Carregando..