Moraes rejeita pedido de prisão de Bolsonaro e arquiva ação no STF

Ministro seguiu parecer da PGR, que apontou falta de elementos mínimos para investigação
Por: Brado Jornal 03.abr.2025 às 07h55
Moraes rejeita pedido de prisão de Bolsonaro e arquiva ação no STF
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta quarta-feira (2) o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e determinou o arquivamento da ação. A decisão seguiu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou falta de elementos mínimos para abrir investigação.

O pedido havia sido feito pela vereadora Liana Cirne (PT), do Recife, e por Victor Pedrosa, assessor de seu gabinete. Ambos argumentaram que Bolsonaro incitou atos a favor da anistia de presos e investigados pelo 8 de Janeiro. No entanto, Moraes considerou que os autores da solicitação não tinham legitimidade para ingressar com a notícia-crime no STF.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, já havia se manifestado pelo arquivamento, destacando que uma ação criminal só pode ser aberta por denúncia do Ministério Público. Em sua decisão, Gonet afirmou que os relatos apresentados “não contêm elementos informativos mínimos” que justifiquem a investigação.

A vereadora também havia solicitado a imposição de medidas cautelares contra Bolsonaro e a apuração de supostas ilegalidades cometidas pelo ex-presidente entre 9 e 14 de março. No entanto, a PGR reforçou que cabe exclusivamente ao órgão a apresentação de denúncias criminais, e não a particulares.

Com a decisão, a ação contra Bolsonaro foi encerrada sem avanço na Suprema Corte.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia em Manaus
Diretor-geral da PF reforça soberania nacional ao lado de Lula e afirma que 'transloucados' não o intimidam
Fux provoca polêmica no STF com voto sobre caso Bolsonaro
No entanto, a posição de Fux gerou surpresa e questionamentos entre outros membros do STF.
Placar de 2 a 0 no STF favorece condenação de Bolsonaro por suposta tentativa de golpe
Julgamento avança com votos de Moraes e Dino; penas para aliados podem ser reduzidas
Oruam rompe o silêncio por meio de carta aberta e aborda prisão e acusações: 'Aceito meu castigo'
Rapper refuta denúncias de homicídio qualificado, tráfico e outros crimes em texto divulgado nesta quarta
Advocacia de Bolsonaro questiona votos no STF, mas afirma que acatará o veredicto final
Julgamento avança com placar desfavorável ao ex-presidente na Primeira Turma
Governador propõe secretaria para gerenciar Ponte Salvador-Itaparica
Relatório aponta desafios críticos na execução do projeto
Carregando..