Celso Sabino diz que maioria do União Brasil apoiará reeleição de Lula em 2026

Ministro do Turismo minimiza pré-candidatura de Ronaldo Caiado e afirma que movimento não representa decisão do partido
Por: Brado Jornal 08.abr.2025 às 07h51
Celso Sabino diz que maioria do União Brasil apoiará reeleição de Lula em 2026
Joédson Alves/Agência Brasil

O ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), afirmou nesta segunda-feira (7) que respeita a pré-candidatura à Presidência do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, mas garantiu que a “ampla maioria” do partido está alinhada com uma eventual tentativa de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026.

A declaração foi dada durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na qual Sabino reforçou que, embora o União Brasil valorize a democracia e respeite disputas internas, a legenda tende majoritariamente a apoiar o petista.

“Nosso partido é um partido que defende muito a democracia, por isso respeitamos a posição do governador Caiado, que tem esse sentimento em seu coração e vai defender nas prévias”, afirmou. “Mas a gente tem uma ampla maioria formada – por deputados na Câmara, senadores, lideranças em todo o país – e tenho certeza que em 2026 o nosso partido terá uma maioria ainda maior na defesa da reeleição do presidente Lula.”

Sabino também buscou desvincular o anúncio feito por Caiado de uma iniciativa institucional do União Brasil. “Foi um gesto e uma manifestação pessoal do governador de Goiás, não um movimento do partido”, pontuou.

O governador Ronaldo Caiado lançou sua pré-candidatura à Presidência da República na sexta-feira (4), durante evento em Salvador. Na ocasião, fez duras críticas ao governo Lula, acusando a gestão de não ter um plano claro para o país e de perder espaço no cenário internacional.

“O governo Lula não tem plano de governo. Não sabe para o que veio. Deixa a gente chegar lá, você não dá conta de governar”, declarou. Caiado também atacou a nomeação de Gleisi Hoffmann (PT) para a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e criticou programas recentes da gestão federal, como o Crédito do Trabalhador.

O discurso de lançamento reforçou a pauta da segurança pública e apostou em um tom de oposição ao Planalto, em contraste com a postura do partido no governo, que ocupa ministérios e apoia a base de sustentação política de Lula.

Apesar do gesto político, Caiado ainda enfrentará o desafio de consolidar seu nome nacionalmente e vencer resistências internas dentro de seu próprio partido, que, como evidenciado por Sabino, mantém fortes vínculos com o governo atual.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Advocacia de Bolsonaro questiona votos no STF, mas afirma que acatará o veredicto final
Julgamento avança com placar desfavorável ao ex-presidente na Primeira Turma
Copa do Nordeste terá reformulação em 2026, anuncia dirigente da CBF
Nova fórmula será definida por comissão; Bahia celebra pentacampeonato
Fux provoca polêmica no STF com voto sobre caso Bolsonaro
No entanto, a posição de Fux gerou surpresa e questionamentos entre outros membros do STF.
Dino afirma que Supremo resiste a pressões externas e segue aplicando a lei
Ministro do STF rejeita acusações de ativismo judicial em meio a críticas internacionais
Governador propõe secretaria para gerenciar Ponte Salvador-Itaparica
Relatório aponta desafios críticos na execução do projeto
Motta afirma que a anistia carece de data para inclusão em pauta ou indicação de relator
Bolsonaristas exercem pressão para aprovação do perdão aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro na Câmara, em meio a foco em temas de ampla aceitação
Carregando..