Celso Sabino diz que maioria do União Brasil apoiará reeleição de Lula em 2026

Ministro do Turismo minimiza pré-candidatura de Ronaldo Caiado e afirma que movimento não representa decisão do partido
Por: Brado Jornal 08.abr.2025 às 07h51
Celso Sabino diz que maioria do União Brasil apoiará reeleição de Lula em 2026
Joédson Alves/Agência Brasil

O ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), afirmou nesta segunda-feira (7) que respeita a pré-candidatura à Presidência do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, mas garantiu que a “ampla maioria” do partido está alinhada com uma eventual tentativa de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026.

A declaração foi dada durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na qual Sabino reforçou que, embora o União Brasil valorize a democracia e respeite disputas internas, a legenda tende majoritariamente a apoiar o petista.

“Nosso partido é um partido que defende muito a democracia, por isso respeitamos a posição do governador Caiado, que tem esse sentimento em seu coração e vai defender nas prévias”, afirmou. “Mas a gente tem uma ampla maioria formada – por deputados na Câmara, senadores, lideranças em todo o país – e tenho certeza que em 2026 o nosso partido terá uma maioria ainda maior na defesa da reeleição do presidente Lula.”

Sabino também buscou desvincular o anúncio feito por Caiado de uma iniciativa institucional do União Brasil. “Foi um gesto e uma manifestação pessoal do governador de Goiás, não um movimento do partido”, pontuou.

O governador Ronaldo Caiado lançou sua pré-candidatura à Presidência da República na sexta-feira (4), durante evento em Salvador. Na ocasião, fez duras críticas ao governo Lula, acusando a gestão de não ter um plano claro para o país e de perder espaço no cenário internacional.

“O governo Lula não tem plano de governo. Não sabe para o que veio. Deixa a gente chegar lá, você não dá conta de governar”, declarou. Caiado também atacou a nomeação de Gleisi Hoffmann (PT) para a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e criticou programas recentes da gestão federal, como o Crédito do Trabalhador.

O discurso de lançamento reforçou a pauta da segurança pública e apostou em um tom de oposição ao Planalto, em contraste com a postura do partido no governo, que ocupa ministérios e apoia a base de sustentação política de Lula.

Apesar do gesto político, Caiado ainda enfrentará o desafio de consolidar seu nome nacionalmente e vencer resistências internas dentro de seu próprio partido, que, como evidenciado por Sabino, mantém fortes vínculos com o governo atual.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Efeito Lula: desemprego avança e Brasil amarga criação pífia de vagas em março; queda de 70%
Reflete uma queda de 70,83% em relação a março de 2024, quando foram criados 245.395 postos.
PDT no governo Jerônimo, a vitória estratégica de ACM Neto e a ingratidão de Félix Mendonça
ACM Neto, que consolidou uma federação entre União Brasil e PP, garantindo um peso político muito maior à oposição.
Ausência de Alexandre de Moraes em sessão do Senado gera críticas
Como o convite não era obrigatório, Moraes não compareceu.
Esquema "DESCONTÃO" do INSS: Cecília Mota é investigada por lavagem de dinheiro em operação da PF
Entre janeiro e novembro de 2024, Cecília realizou 33 viagens ao exterior, além de oito em 2023, acompanhada por seis pessoas que receberam transferências de suas empresas.
Jair Bolsonaro prevê alta da UTI para sábado
De acordo com o boletim médico mais recente, Bolsonaro evolui bem, aceitando líquidos e começando a ingerir gelatina.
Carregando..