A ex-deputada federal Cristiane Brasil, filha de Roberto Jefferson, criticou neste domingo (6) a manifestação liderada por Jair Bolsonaro na Avenida Paulista, em São Paulo. O ex-presidente reuniu apoiadores em um ato para pedir anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro e a revogação de sua inelegibilidade, mas não mencionou o ex-deputado Roberto Jefferson, o que gerou insatisfação entre seus aliados.
Em publicação nas redes sociais, Cristiane desabafou:
“Hoje, a Paulista se encheu de gente, mas esqueceram um nome: Roberto Jefferson. Constituinte, líder, corajoso, valente, pai. Esqueceram quem teve a coragem de enfrentar o sistema. O primeiro a denunciar o Mensalão, a esquerda, o Centrão. Não falam seu nome. Fingem ignorar sua história.”
Roberto Jefferson está preso preventivamente por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele foi detido em outubro de 2022 após reagir com tiros e granadas à uma operação da Polícia Federal, pouco antes do segundo turno das eleições. Apesar de ter obtido prisão domiciliar na semana passada em um dos processos, permanece detido por conta de outra decisão judicial.
Tensão com bolsonaristas
O desabafo de Cristiane Brasil evidencia um racha dentro do campo bolsonarista, especialmente entre grupos que defendem figuras mais radicais. Embora o ato de domingo tenha sido um dos maiores eventos políticos de Bolsonaro desde o fim do seu mandato, setores da base conservadora consideraram o discurso moderado e insuficiente para contemplar todos os envolvidos em episódios polêmicos do período eleitoral.
Histórico de Jefferson
Roberto Jefferson ganhou destaque nacional ao denunciar o esquema do Mensalão, em 2005, e foi um dos fundadores do PTB. Nos últimos anos, tornou-se aliado de Bolsonaro e foi figura frequente em vídeos e declarações polêmicas nas redes sociais.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...