Governo Lula aposta em PEC da Segurança enquanto oposição pressiona por anistia

Ministros Gleisi Hoffmann e Ricardo Lewandowski entregam proposta à Câmara
Por: Brado Jornal 08.abr.2025 às 08h51
Governo Lula aposta em PEC da Segurança enquanto oposição pressiona por anistia
Lula Marques/Agência Brasil

Enquanto a oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta emplacar a pauta da anistia aos envolvidos em atos antidemocráticos, o Palácio do Planalto concentra esforços em avançar com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública.

Nesta terça-feira (8), a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, entregaram a proposta ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). A PEC visa constitucionalizar o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e definir com mais clareza as atribuições da União no tema.

A proposta do governo, no entanto, enfrenta resistência por parte de governadores, que temem uma possível interferência federal nas competências estaduais de segurança pública.


PEC da Segurança Pública x PL da Anistia

De um lado, o governo Lula busca estruturar o sistema nacional de segurança com a nova PEC. Do outro, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pressionam para aprovar o projeto de lei que prevê anistia a todos os envolvidos em manifestações de cunho político ou eleitoral entre 30 de outubro de 2022 e a data da entrada em vigor da proposta — o que inclui os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

No último domingo (6), Bolsonaro promoveu um ato na Avenida Paulista, em São Paulo, pedindo a aprovação da anistia. O movimento é uma tentativa de reunir apoio político e público em torno da causa, que pode beneficiar o próprio ex-presidente e centenas de seus apoiadores investigados ou condenados.

Enquanto o Congresso se vê dividido entre as duas pautas, o Planalto aposta na articulação institucional para avançar com a PEC, que considera estratégica para o fortalecimento da segurança pública no país.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
O Banco Central decreta liquidação extrajudicial da Reag, ligada a fraudes no caso Master
Gestora investigada por operações irregulares com o Banco Master tem bens de controladores bloqueados; fundos seguem ativos
Lula reúne Moraes, PF e Receita após inquérito sobre vazamento
Encontro no Planalto discute crime organizado em meio a investigação aberta por Moraes no caso Master
Michelle Bolsonaro se reúne com Gilmar Mendes para pedir prisão domiciliar a Bolsonaro
Ex-primeira-dama tenta negociar benefício para o ex-presidente preso preventivamente; encontro ocorreu em Brasília
Pesquisa Quaest revela divisão na opinião brasileira sobre intervenção dos EUA na Venezuela
Aprovação da operação militar americana chega a 46%, com forte variação por espectro político; maioria teme repetição no Brasil
Governo anuncia 40 smart TVs para cinema em presídios
Ministério da Justiça destina equipamentos caros para exibição de filmes em unidades prisionais, enquanto sistema carcerário enfrenta superlotação e falta de estrutura básica
Malafaia acusa Damares de oportunismo político
Pastor critica senadora por requerimentos sobre igrejas e pastores em CMPI
Carregando..