Moraes diz que “nazistas poderiam ter dominado o mundo se tivessem acesso ao X”

Ministro do STF cita redes sociais como ferramenta de mobilização da extrema direita e critica Elon Musk em entrevista à revista The New Yorker
Por: Brado Jornal 08.abr.2025 às 09h55
Moraes diz que “nazistas poderiam ter dominado o mundo se tivessem acesso ao X”
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou em entrevista à revista americana The New Yorker que os nazistas poderiam ter dominado o mundo se tivessem acesso ao X (antigo Twitter), rede social pertencente ao bilionário Elon Musk.

A declaração foi publicada nesta segunda-feira (7) pela revista e integra uma análise sobre o papel das redes sociais no que Moraes classificou como o crescimento do “extremismo digital” no Brasil e no mundo.

Segundo o ministro, a ascensão da extrema direita nas redes começou a se consolidar após a Primavera Árabe, quando ficou evidente que seria possível “mobilizar pessoas sem intermediários”. Ele destacou que, ao utilizar essas plataformas, grupos políticos passaram a construir discursos polarizadores e antiinstitucionais com maior alcance.

Durante a entrevista, Moraes fez referência direta ao nazismo, citando o ministro da Propaganda de Hitler, Joseph Goebbels.

“Se Goebbels estivesse vivo e tivesse acesso ao X, estaríamos condenados”, afirmou o magistrado, completando: “os nazistas teriam dominado o mundo”.


Críticas ao “populismo estruturado” e a Elon Musk

A revista descreveu Moraes como um “juiz combativo”, frequentemente chamado de “segundo homem mais poderoso do Brasil”, por sua atuação em decisões que envolvem liberdade de expressão, redes sociais e grupos extremistas.

Ele argumentou que a atual extrema direita não se opõe diretamente à democracia, mas a enfraquece indiretamente ao questionar a legitimidade das instituições democráticas, como o Judiciário e o sistema eleitoral.

Moraes também comentou o embate com Elon Musk, que se recusou a cumprir ordens judiciais brasileiras para bloqueio de contas que estariam envolvidas com desinformação e incitação ao ódio. O ministro relembrou que, no ano passado, chegou a bloquear temporariamente o acesso ao X no Brasil, o que gerou fortes críticas e acusações de censura.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Calor, água com fezes e cansaço: crise na UFBA leva à interdição de bebedouro e corte de ar-condicionado e elevadores
Um bebedouro foi interditado após a detecção de coliformes, bactérias associadas a fezes
Jair Bolsonaro prevê alta da UTI para sábado
De acordo com o boletim médico mais recente, Bolsonaro evolui bem, aceitando líquidos e começando a ingerir gelatina.
PDT no governo Jerônimo, a vitória estratégica de ACM Neto e a ingratidão de Félix Mendonça
ACM Neto, que consolidou uma federação entre União Brasil e PP, garantindo um peso político muito maior à oposição.
Esquema "DESCONTÃO" do INSS: Cecília Mota é investigada por lavagem de dinheiro em operação da PF
Entre janeiro e novembro de 2024, Cecília realizou 33 viagens ao exterior, além de oito em 2023, acompanhada por seis pessoas que receberam transferências de suas empresas.
Ausência de Alexandre de Moraes em sessão do Senado gera críticas
Como o convite não era obrigatório, Moraes não compareceu.
Festa do crime: fogos em Salvador anunciam avanço do PCC em bairros antes dominados pelo Comando Vermelho; insegurança aumenta
Uma fonte policial, que preferiu não se identificar, explicou que a Tropa do A, originária de São Caetano, formalizou sua integração ao PCC, utilizando os fogos tanto para comemorar quanto para afirmar a nova aliança
Carregando..