Moraes diz que “nazistas poderiam ter dominado o mundo se tivessem acesso ao X”

Ministro do STF cita redes sociais como ferramenta de mobilização da extrema direita e critica Elon Musk em entrevista à revista The New Yorker
Por: Brado Jornal 08.abr.2025 às 09h55
Moraes diz que “nazistas poderiam ter dominado o mundo se tivessem acesso ao X”
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou em entrevista à revista americana The New Yorker que os nazistas poderiam ter dominado o mundo se tivessem acesso ao X (antigo Twitter), rede social pertencente ao bilionário Elon Musk.

A declaração foi publicada nesta segunda-feira (7) pela revista e integra uma análise sobre o papel das redes sociais no que Moraes classificou como o crescimento do “extremismo digital” no Brasil e no mundo.

Segundo o ministro, a ascensão da extrema direita nas redes começou a se consolidar após a Primavera Árabe, quando ficou evidente que seria possível “mobilizar pessoas sem intermediários”. Ele destacou que, ao utilizar essas plataformas, grupos políticos passaram a construir discursos polarizadores e antiinstitucionais com maior alcance.

Durante a entrevista, Moraes fez referência direta ao nazismo, citando o ministro da Propaganda de Hitler, Joseph Goebbels.

“Se Goebbels estivesse vivo e tivesse acesso ao X, estaríamos condenados”, afirmou o magistrado, completando: “os nazistas teriam dominado o mundo”.


Críticas ao “populismo estruturado” e a Elon Musk

A revista descreveu Moraes como um “juiz combativo”, frequentemente chamado de “segundo homem mais poderoso do Brasil”, por sua atuação em decisões que envolvem liberdade de expressão, redes sociais e grupos extremistas.

Ele argumentou que a atual extrema direita não se opõe diretamente à democracia, mas a enfraquece indiretamente ao questionar a legitimidade das instituições democráticas, como o Judiciário e o sistema eleitoral.

Moraes também comentou o embate com Elon Musk, que se recusou a cumprir ordens judiciais brasileiras para bloqueio de contas que estariam envolvidas com desinformação e incitação ao ódio. O ministro relembrou que, no ano passado, chegou a bloquear temporariamente o acesso ao X no Brasil, o que gerou fortes críticas e acusações de censura.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Fux provoca polêmica no STF com voto sobre caso Bolsonaro
No entanto, a posição de Fux gerou surpresa e questionamentos entre outros membros do STF.
Motta afirma que a anistia carece de data para inclusão em pauta ou indicação de relator
Bolsonaristas exercem pressão para aprovação do perdão aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro na Câmara, em meio a foco em temas de ampla aceitação
Placar de 2 a 0 no STF favorece condenação de Bolsonaro por suposta tentativa de golpe
Julgamento avança com votos de Moraes e Dino; penas para aliados podem ser reduzidas
Senador Ciro Nogueira pede auditoria do TCU para apurar prejuízos nos Correios sob gestão atual
Governo Lula ignora perdas bilionárias na estatal, afirma parlamentar
Inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia em Manaus
Diretor-geral da PF reforça soberania nacional ao lado de Lula e afirma que 'transloucados' não o intimidam
Governador propõe secretaria para gerenciar Ponte Salvador-Itaparica
Relatório aponta desafios críticos na execução do projeto
Carregando..