Moraes diz que “nazistas poderiam ter dominado o mundo se tivessem acesso ao X”

Ministro do STF cita redes sociais como ferramenta de mobilização da extrema direita e critica Elon Musk em entrevista à revista The New Yorker
Por: Brado Jornal 08.abr.2025 às 09h55
Moraes diz que “nazistas poderiam ter dominado o mundo se tivessem acesso ao X”
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou em entrevista à revista americana The New Yorker que os nazistas poderiam ter dominado o mundo se tivessem acesso ao X (antigo Twitter), rede social pertencente ao bilionário Elon Musk.

A declaração foi publicada nesta segunda-feira (7) pela revista e integra uma análise sobre o papel das redes sociais no que Moraes classificou como o crescimento do “extremismo digital” no Brasil e no mundo.

Segundo o ministro, a ascensão da extrema direita nas redes começou a se consolidar após a Primavera Árabe, quando ficou evidente que seria possível “mobilizar pessoas sem intermediários”. Ele destacou que, ao utilizar essas plataformas, grupos políticos passaram a construir discursos polarizadores e antiinstitucionais com maior alcance.

Durante a entrevista, Moraes fez referência direta ao nazismo, citando o ministro da Propaganda de Hitler, Joseph Goebbels.

“Se Goebbels estivesse vivo e tivesse acesso ao X, estaríamos condenados”, afirmou o magistrado, completando: “os nazistas teriam dominado o mundo”.


Críticas ao “populismo estruturado” e a Elon Musk

A revista descreveu Moraes como um “juiz combativo”, frequentemente chamado de “segundo homem mais poderoso do Brasil”, por sua atuação em decisões que envolvem liberdade de expressão, redes sociais e grupos extremistas.

Ele argumentou que a atual extrema direita não se opõe diretamente à democracia, mas a enfraquece indiretamente ao questionar a legitimidade das instituições democráticas, como o Judiciário e o sistema eleitoral.

Moraes também comentou o embate com Elon Musk, que se recusou a cumprir ordens judiciais brasileiras para bloqueio de contas que estariam envolvidas com desinformação e incitação ao ódio. O ministro relembrou que, no ano passado, chegou a bloquear temporariamente o acesso ao X no Brasil, o que gerou fortes críticas e acusações de censura.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Vice-líder oposicionista questiona aluguel de iate presidencial em meio a crise hoteleira para COP30
Representante da oposição cobra investigação sobre aluguel de embarcação que substituiu navio gratuito da Marinha
Lula sedia cúpula preparatória para COP30 com William e Macron em Belém
Encontro reúne nações tropicais e parceiros ambientais em debates sobre florestas, oceanos e financiamento climático global
Brasileiro que publicava ameaças a Trump é alvo de operação em Goiânia
Investigação revela tentativa de invasão à embaixada americana e planos de imigração ilegal aos EUA; denúncia partiu do Serviço Secreto dos Estados Unidos
Proposta de enquadramento de facções como terroristas ameaça juros e acesso ao crédito empresarial
Especialistas alertam para fuga de investimentos e elevação do risco-país caso iniciativa oposicionista avance
Governo do Rio planeja dez megaoperações em favelas e reocupação territorial
Operações semelhantes à do Alemão e Penha devem atingir Rocinha, Cidade de Deus, Maré e Complexo de Israel, com incursões diárias na Zona Sudoeste e Baixada Fluminense
Senado aprova por unanimidade isenção de IR para rendas de até R$ 5 mil
Medida de alívio fiscal beneficia 16 milhões de contribuintes a partir de 2026 e avança promessas de campanha do governo Lula
Carregando..