Moraes diz não ver chance de Bolsonaro reverter inelegibilidade

Ministro do STF afirmou que retorno do ex-presidente ao poder é “impossível” e rejeitou narrativa de perseguição política
Por: Brado Jornal 09.abr.2025 às 08h54
Moraes diz não ver chance de Bolsonaro reverter inelegibilidade
Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou em entrevista à revista The New Yorker que não vê possibilidade de Jair Bolsonaro (PL) voltar ao poder, devido às condenações que o tornaram inelegível até 2030.

Moraes é o relator dos inquéritos relacionados aos atos golpistas de 8 de Janeiro e às investigações sobre tentativa de subversão eleitoral após as eleições de 2022. Ele foi perfilado pelo jornalista norte-americano Jon Lee Anderson na edição publicada na segunda-feira (7).

“Bolsonaro tem duas condenações do TSE. Ambas já foram apeladas e estão agora no Supremo. Apenas o STF poderia revertê-las — e não vejo a menor possibilidade de isso acontecer”, disse Moraes.


Possibilidade de sucessão com Michelle ou filhos

Moraes afirmou que nomes como Michelle Bolsonaro ou um dos filhos do ex-presidente poderiam tentar sucedê-lo politicamente. No entanto, ponderou que nenhum deles possui a mesma influência nas Forças Armadas que o ex-presidente teve.


Bolsonaro é réu por tentativa de golpe

No último dia 26 de março, Bolsonaro se tornou réu no STF, junto a aliados, por envolvimento na tentativa de anular as eleições de 2022 e promover um golpe de Estado. A denúncia foi aceita pela Primeira Turma da Corte após parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Moraes também rejeitou a tese de perseguição política propagada por Bolsonaro e aliados:

“Toda a narrativa de perseguição entrou em colapso. Não foi apenas a Polícia Federal que acusou — o próprio procurador-geral prestou a queixa”, declarou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Esquema "DESCONTÃO" do INSS: Cecília Mota é investigada por lavagem de dinheiro em operação da PF
Entre janeiro e novembro de 2024, Cecília realizou 33 viagens ao exterior, além de oito em 2023, acompanhada por seis pessoas que receberam transferências de suas empresas.
Festa do crime: fogos em Salvador anunciam avanço do PCC em bairros antes dominados pelo Comando Vermelho; insegurança aumenta
Uma fonte policial, que preferiu não se identificar, explicou que a Tropa do A, originária de São Caetano, formalizou sua integração ao PCC, utilizando os fogos tanto para comemorar quanto para afirmar a nova aliança
Ausência de Alexandre de Moraes em sessão do Senado gera críticas
Como o convite não era obrigatório, Moraes não compareceu.
PDT no governo Jerônimo, a vitória estratégica de ACM Neto e a ingratidão de Félix Mendonça
ACM Neto, que consolidou uma federação entre União Brasil e PP, garantindo um peso político muito maior à oposição.
Jair Bolsonaro prevê alta da UTI para sábado
De acordo com o boletim médico mais recente, Bolsonaro evolui bem, aceitando líquidos e começando a ingerir gelatina.
Carregando..