PF avalia investigar deputado por fala sobre Lula

Declaração de Gilvan da Federal durante sessão na Câmara levou AGU a acionar Polícia Federal e PGR por possível incitação ao crime e ameaça
Por: Brado Jornal 09.abr.2025 às 07h33
PF avalia investigar deputado por fala sobre Lula
Reprodução/YouTube

A Polícia Federal vai avaliar a abertura de uma investigação contra o deputado federal Gilvan da Federal (PL-ES), após ele declarar publicamente que "quer que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) morra". A afirmação ocorreu durante uma sessão da Comissão de Segurança Pública (CSP) da Câmara dos Deputados.

A fala provocou reação imediata da Advocacia-Geral da União (AGU), que encaminhou uma Notícia de Fato à PF e à Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta terça-feira (8), solicitando apuração por possível crime de ameaça (art. 147) e incitação ao crime (art. 286), ambos previstos no Código Penal.

“Nossa corregedoria analisará tecnicamente a representação, como uma notícia de crime”, declarou o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, em entrevista à CNN Brasil.

A declaração de Gilvan foi feita enquanto se discutia e votava um projeto de lei que proíbe o uso de armas de fogo por seguranças do presidente e ministros. “Quero mais é que ele [Lula] morra mesmo e que [os seguranças presidenciais] andem desarmados”, afirmou o parlamentar.


Projeto polêmico avança na Câmara

O projeto foi apresentado em 2023 pelos deputados Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), atual presidente da CSP, e Delegado Caveira (PL-PA). Gilvan da Federal é o relator da proposta. A matéria foi aprovada por 15 votos a 8, com uma abstenção, e ainda será apreciada por outras duas comissões da Câmara.

A proposta e as declarações de Gilvan provocaram forte reação de parlamentares da base governista e de entidades jurídicas. A AGU sustenta que a fala do deputado ultrapassa os limites da liberdade de expressão e pode configurar crime contra a segurança institucional do Estado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ministra do TSE defende cassação do mandato de Cláudio Castro
Acusações de irregularidades eleitorais em 2022 param julgamento após voto inicial pela condenação
Lula sedia cúpula preparatória para COP30 com William e Macron em Belém
Encontro reúne nações tropicais e parceiros ambientais em debates sobre florestas, oceanos e financiamento climático global
Brasileiro que publicava ameaças a Trump é alvo de operação em Goiânia
Investigação revela tentativa de invasão à embaixada americana e planos de imigração ilegal aos EUA; denúncia partiu do Serviço Secreto dos Estados Unidos
Eduardo Bolsonaro ataca Ana Campagnolo e reforça apoio a Carlos no senado de Santa Catarina
Disputa interna no PL expõe tensões no bolsonarismo catarinense e atrai defesa da tropa de choque do partido
Pagamentos do INSS de novembro de 2025 começam no dia 24 e se estendem até dezembro
Metade dos beneficiários só recebe em dezembro devido ao escalonamento por dígito do Número de Benefício
Senado aprova por unanimidade isenção de IR para rendas de até R$ 5 mil
Medida de alívio fiscal beneficia 16 milhões de contribuintes a partir de 2026 e avança promessas de campanha do governo Lula
Carregando..