Jerônimo Rodrigues sugere CPI do lixo em resposta à investigação contra o MST na Bahia

Governador não se opõe à apuração sobre o movimento, mas cobra da Assembleia Legislativa coragem para investigar empresas suspeitas de corrupção em contratos de resíduos
Por: Brado Jornal 10.abr.2025 às 10h44
Jerônimo Rodrigues sugere CPI do lixo em resposta à investigação contra o MST na Bahia
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), comentou nesta quinta-feira (10) a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para investigar a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no estado. A iniciativa foi oficializada na última semana pela presidente da Casa, deputada Ivana Bastos (PSD).

Durante entrevista, o governador afirmou que respeita a autonomia do Legislativo, mas sugeriu que a Alba também deveria abrir uma CPI para investigar empresas que operam na coleta de lixo em municípios baianos — setor que, segundo ele, também carece de apuração rigorosa.

"A Assembleia é autônoma. A Constituição estabelece isso. Não estou dizendo que não é para fazer [a CPI do MST], mas há outras decisões que a Assembleia poderia tomar", disse o governador.

"A Assembleia poderia ter coragem de fazer uma CPI para investigar as empresas de lixo na Bahia. É só uma sugestão. Faça a do MST, se for necessário, mas olhem também para isso", completou.

A fala de Jerônimo Rodrigues faz referência à Operação Overclean, conduzida pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União, que investiga um esquema de corrupção envolvendo desvio de verbas públicas por meio de contratos de limpeza urbana. Um dos principais alvos da operação é o empresário Marcos Moura, conhecido como “Rei do Lixo”, acusado de liderar um esquema de desvio de R$ 1,4 bilhão.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump afirma que o tempo de Maduro à frente da Venezuela está no fim
Entrevista à CBS revela tensões militares nos EUA e declarações ambíguas sobre o futuro do líder venezuelano
Cláudio Castro defende classificação do Comando Vermelho como terrorista
Governador fluminense destaca exemplos de Argentina e Paraguai na luta contra facções criminosas transnacionais
Justiça apura contratações diretas da Prefeitura de Santo Estêvão em festas juninas
Prefeito Tiago da Central enfrenta inquérito civil e denúncias na Câmara Municipal
Ministro do STF agenda reunião com governador do Rio sobre operação em favelas
Alexandre de Moraes preside audiência com Cláudio Castro nesta segunda-feira
Júnior Friboi afirma que governo Trump absorveu visões enviesadas a respeito do Brasil
Irmão do empresário, Joesley, dialogou com o líder republicano antes de gestos positivos em direção a Lula; polarização interna e ambições políticas teriam afetado laços entre nações
Fábricas ilegais de armas em São Paulo e Minas Gerais fornecem fuzis ao Comando Vermelho no Rio de Janeiro
Esquema de produção industrial de fuzis falsos é desmantelado pela PF em operação que revela rede de suprimentos para facções criminosas
Carregando..