Jerônimo Rodrigues sugere CPI do lixo em resposta à investigação contra o MST na Bahia

Governador não se opõe à apuração sobre o movimento, mas cobra da Assembleia Legislativa coragem para investigar empresas suspeitas de corrupção em contratos de resíduos
Por: Brado Jornal 10.abr.2025 às 10h44
Jerônimo Rodrigues sugere CPI do lixo em resposta à investigação contra o MST na Bahia
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), comentou nesta quinta-feira (10) a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para investigar a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no estado. A iniciativa foi oficializada na última semana pela presidente da Casa, deputada Ivana Bastos (PSD).

Durante entrevista, o governador afirmou que respeita a autonomia do Legislativo, mas sugeriu que a Alba também deveria abrir uma CPI para investigar empresas que operam na coleta de lixo em municípios baianos — setor que, segundo ele, também carece de apuração rigorosa.

"A Assembleia é autônoma. A Constituição estabelece isso. Não estou dizendo que não é para fazer [a CPI do MST], mas há outras decisões que a Assembleia poderia tomar", disse o governador.

"A Assembleia poderia ter coragem de fazer uma CPI para investigar as empresas de lixo na Bahia. É só uma sugestão. Faça a do MST, se for necessário, mas olhem também para isso", completou.

A fala de Jerônimo Rodrigues faz referência à Operação Overclean, conduzida pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União, que investiga um esquema de corrupção envolvendo desvio de verbas públicas por meio de contratos de limpeza urbana. Um dos principais alvos da operação é o empresário Marcos Moura, conhecido como “Rei do Lixo”, acusado de liderar um esquema de desvio de R$ 1,4 bilhão.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Partido Novo anuncia representação contra Alcolumbre no Conselho de Ética do Senado
Eduardo Girão acusa presidente da Casa de omissão e abuso de poder, citando atrasos em impeachments, sigilos excessivos e impasse na CPI do Banco Master
Amiga de Lulinha envia recado ameaçador cobrando proteção de emissários de Lula
Roberta Luchsinger, investigada em esquema de fraudes no INSS, alertou que não cairá sozinha e exige amparo em meio a quebras de sigilo autorizadas pelo STF
Vorcaro compara setor bancário à máfia em mensagens com namorada
Desabafo ocorreu em meio a disputas por aprovação de venda do Banco Master e supostos ataques de concorrentes, segundo conteúdos obtidos pela PF
Carregando..