“Marcha do Batom” em Curitiba pede anistia para presos do 8 de janeiro

Manifestação marcada para domingo (13) quer dar visibilidade ao caso da cabeleireira Débora Rodrigues, símbolo da campanha por liberdade
Por: Brado Jornal 10.abr.2025 às 09h15
“Marcha do Batom” em Curitiba pede anistia para presos do 8 de janeiro
Joédson Alves/Agência Brasil

Curitiba se prepara para receber no próximo domingo (13) a “Marcha do Batom”, manifestação em apoio à anistia dos presos do 8 de janeiro. O ato, que pretende reunir centenas de pessoas, está marcado para as 14h, na Praça Santos Andrade, de onde os participantes caminharão até a tradicional Boca Maldita, no centro da capital paranaense.

Vestidos de preto e branco e segurando batons — símbolo da campanha —, os manifestantes vão protestar contra o que consideram penas desproporcionais impostas a envolvidos nos atos ocorridos em Brasília no início de 2023. A passeata foi idealizada após a repercussão do caso da cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 14 anos de prisão por, entre outras ações, ter escrito com batom a frase “perdeu, mané” em uma estátua em frente ao STF.

A vereadora Delegada Tathiana Guzella (União), uma das organizadoras do ato, afirma que a Marcha do Batom busca sensibilizar a população e pressionar o Congresso Nacional. “É uma forma pacífica, como prevê a Constituição, de pedir anistia e chamar atenção para o sofrimento dessas famílias”, declarou.

O batom, utilizado por Débora Rodrigues no ato de vandalismo, tornou-se símbolo da campanha após o voto do ministro Alexandre de Moraes pela condenação. A repercussão levou o ministro Luiz Fux a suspender o julgamento, e Débora passou a cumprir prisão domiciliar após dois anos detida.

A mobilização por sua liberdade tomou força nas redes sociais, com a hashtag #SomosTodosDebora, e ganhou apoio de figuras públicas como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), que incentivou o uso de batons na manifestação realizada em São Paulo no último domingo (6).

A advogada de Débora, Taniélli Teles, confirmou presença na marcha em Curitiba, junto com familiares da cabeleireira. “É uma iniciativa louvável. Precisamos dar visibilidade à injustiça cometida contra ela e outros presos políticos”, afirmou.

Guzella também estendeu o convite a vereadores, deputados estaduais, o prefeito Eduardo Pimentel (PSD) e ao governador Ratinho Junior (PSD). Segundo a parlamentar, o objetivo é impulsionar manifestações semelhantes em outras cidades, reforçando o movimento nacional pela anistia.

A Marcha do Batom será monitorada pelas autoridades locais e deve contar com medidas para garantir a segurança dos participantes.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Senado aprova por unanimidade isenção de IR para rendas de até R$ 5 mil
Medida de alívio fiscal beneficia 16 milhões de contribuintes a partir de 2026 e avança promessas de campanha do governo Lula
Eduardo Bolsonaro ataca Ana Campagnolo e reforça apoio a Carlos no senado de Santa Catarina
Disputa interna no PL expõe tensões no bolsonarismo catarinense e atrai defesa da tropa de choque do partido
Lula sedia cúpula preparatória para COP30 com William e Macron em Belém
Encontro reúne nações tropicais e parceiros ambientais em debates sobre florestas, oceanos e financiamento climático global
Ministra do TSE defende cassação do mandato de Cláudio Castro
Acusações de irregularidades eleitorais em 2022 param julgamento após voto inicial pela condenação
Vice-líder oposicionista questiona aluguel de iate presidencial em meio a crise hoteleira para COP30
Representante da oposição cobra investigação sobre aluguel de embarcação que substituiu navio gratuito da Marinha
Rodrigo Manga, prefeito de Sorocaba, é suspenso do mandato por seis meses em nova etapa de investigação federal sobre fraudes na saúde
Autoridades federais executam fase complementar de ação que mira supostos desvios em serviços médicos da cidade paulista
Carregando..