Projeto de Diego Castro vira lei e leva combate às drogas para as escolas da Bahia

Determina a realização de encontros educativos sobre prevenção às drogas nas instituições de ensino da rede estadual da Bahia
Por: Brado Jornal 10.abr.2025 às 16h06
Projeto de Diego Castro vira lei e leva combate às drogas para as escolas da Bahia

Foi sancionada a nova lei de autoria do deputado estadual Diego Castro (PL), que determina a realização de encontros educativos sobre prevenção às drogas nas instituições de ensino da rede estadual da Bahia. A matéria, que recebeu aval da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em dezembro de 2024, entra em vigor oficialmente.

Diego Castro, que lidera a Comissão de Segurança Pública e Direitos Humanos da AL-BA, esclareceu que a norma nº 14.862/2025 busca “estimular a consciência dos alunos quanto aos perigos e efeitos provocados pelo consumo de substâncias ilícitas”.

Segundo o conteúdo da legislação, a responsabilidade pela organização dos seminários será da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). Esses eventos deverão ocorrer no início de cada período letivo, com atividades como conferências, rodas de conversa, exposições temáticas e iniciativas pedagógicas voltadas à reflexão sobre os malefícios do uso de drogas.

O parlamentar reforçou que o propósito central da proposta é levar conhecimento e promover a conscientização entre os jovens sobre os danos que os entorpecentes podem causar à saúde individual, à convivência familiar e à coletividade. Nas plataformas digitais, Diego Castro destacou a importância de políticas públicas com foco na prevenção dentro das escolas, aliadas ao incentivo de práticas culturais e esportivas.

“As drogas, problema global, precisam ser enfrentadas por meio de uma abordagem fundamentada na ciência, com a finalidade de alertar crianças e adolescentes sobre os prejuízos decorrentes da produção, circulação e uso de substâncias proibidas”, pontuou o deputado. Ele acrescentou que a ação visa “reforçar a capacidade da sociedade em lidar com essa questão social, lembrando que cabe ao Estado adotar medidas preventivas, o que, futuramente, poderá ajudar a diminuir os gastos com tratamentos voltados à dependência química”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Vereador de Itabela atuava no Bonde do Maluco desde 2020, segundo MP-BA
Lucas Lemos é denunciado por tráfico e associação criminosa, com prisão mantida pela Justiça
Projeções indicam redução na inflação e na Selic em 2026, mas crédito para bens duráveis segue elevado
Consultorias preveem cortes limitados na taxa básica de juros, insuficientes para aliviar financiamentos de imóveis e veículos
Congresso Nacional analisa Orçamento de 2026 nesta sexta-feira
Sessão conjunta inclui PLOA e 20 projetos de créditos adicionais para 2025
Partidos de esquerda recorrem ao STF contra aprovação do PL da dosimetria
Ação questiona vícios no trâmite legislativo do projeto no Senado
Comerciante de Serrinha viraliza após ameaçar expor devedores
Dona de espaço adulto no interior baiano denuncia caloteiros em vídeo que gerou debate
Sefaz-RJ libera tabela de valores venais para o IPVA 2026
Proprietários de veículos podem consultar preços de mercado pela Fipe e aplicar alíquotas para estimar o imposto
Carregando..