Bolsonaro é internado com obstrução intestinal no RN

Ex-presidente foi hospitalizado após sentir fortes dores abdominais durante agenda em Santa Cruz; quadro estável, mas exige monitoramento
Por: Brado Jornal 11.abr.2025 às 15h53
Bolsonaro é internado com obstrução intestinal no RN
Lula Marques/Agencia Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado na manhã desta sexta-feira (11) após sentir fortes dores abdominais durante uma agenda política na cidade de Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte. Segundo seus auxiliares, o mal-estar foi provocado por uma obstrução intestinal, condição que ele já enfrentou anteriormente e que seria decorrente da facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2018.

Bolsonaro foi levado de helicóptero ao Hospital Rio Grande, em Natal, onde passou a noite em observação. De acordo com boletim médico divulgado pela unidade, ele apresentava “distensão abdominal e dor”, sendo prontamente atendido pelas equipes clínica e cirúrgica. O ex-presidente está estável, recebendo hidratação venosa, antibióticos preventivos e realizando exames laboratoriais e de imagem, incluindo uma tomografia que deve orientar os próximos passos do tratamento.

A obstrução intestinal é uma condição que impede o trânsito normal dos alimentos e resíduos pelo intestino, provocando acúmulo de gases, fezes e secreções digestivas. Entre as causas mais comuns estão bridas intestinais — aderências internas provocadas por cirurgias anteriores —, hérnias, tumores ou traumas abdominais. No caso de Bolsonaro, a equipe médica acredita que o problema está diretamente relacionado às múltiplas cirurgias pelas quais ele passou desde o atentado de 2018.

Especialistas explicam que sintomas típicos da condição incluem inchaço intenso na região abdominal, náuseas, dificuldade para evacuar ou eliminar gases e cólicas severas. O gastroenterologista Bernardo Martins, do Hospital Santa Lúcia Norte, afirma que “pacientes com histórico de traumas abdominais, como facadas ou tiros, estão entre os mais propensos a desenvolver obstruções”.

Nas redes sociais, aliados de Bolsonaro, como o vereador Carlos Bolsonaro, pediram orações e agradeceram as manifestações de apoio. O ex-ministro Gilson Machado também comentou o caso, dizendo que “a culpa é da facada”.

Bolsonaro já foi submetido a pelo menos seis cirurgias desde o ataque sofrido em Juiz de Fora, e este não é o primeiro episódio de obstrução intestinal registrado nos últimos anos. Até o momento, não há previsão de alta.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Eduardo Bolsonaro ataca Ana Campagnolo e reforça apoio a Carlos no senado de Santa Catarina
Disputa interna no PL expõe tensões no bolsonarismo catarinense e atrai defesa da tropa de choque do partido
Pagamentos do INSS de novembro de 2025 começam no dia 24 e se estendem até dezembro
Metade dos beneficiários só recebe em dezembro devido ao escalonamento por dígito do Número de Benefício
Governo do Rio planeja dez megaoperações em favelas e reocupação territorial
Operações semelhantes à do Alemão e Penha devem atingir Rocinha, Cidade de Deus, Maré e Complexo de Israel, com incursões diárias na Zona Sudoeste e Baixada Fluminense
Ministra do TSE defende cassação do mandato de Cláudio Castro
Acusações de irregularidades eleitorais em 2022 param julgamento após voto inicial pela condenação
Lula sedia cúpula preparatória para COP30 com William e Macron em Belém
Encontro reúne nações tropicais e parceiros ambientais em debates sobre florestas, oceanos e financiamento climático global
Carregando..