Glauber Braga entra em greve de fome após cassação: 45 horas sem comer e soro por orientação médica

Parlamentar do PSOL protesta contra decisão do Conselho de Ética após ser acusado de agressão; ele promete permanecer no Congresso até desfecho do processo
Por: Brado Jornal 11.abr.2025 às 07h47
Glauber Braga entra em greve de fome após cassação: 45 horas sem comer e soro por orientação médica
Lula Marques/Agencia Brasil

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) enfrenta uma greve de fome que já dura 45 horas em protesto contra a cassação de seu mandato. Nesta quinta-feira (10), o parlamentar precisou receber soro fisiológico, por recomendação médica, após apresentar sinais de fragilidade. Segundo sua equipe, ele segue consumindo apenas água e isotônicos.

A medida extrema teve início na quarta-feira (9.abr), logo após o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara aprovar a cassação de seu mandato. Durante a sessão, Braga anunciou que permaneceria em jejum até que a Câmara dos Deputados se pronunciasse de forma definitiva sobre o caso. “Tomei a decisão de usar a tática mais radical que um militante pode adotar. Permanecerei aqui, nesta sala, no Congresso Nacional, até o fim do processo”, declarou, em tom de resistência.

A origem da crise remonta a abril de 2024, quando o deputado se envolveu em um episódio de agressão contra o youtuber Gabriel Costenaro, integrante do Movimento Brasil Livre (MBL). Segundo relatos, o influenciador foi expulso da Câmara “aos pontapés” após um desentendimento com Braga, que alegou ter sido intimidado.

O partido Novo apresentou então um pedido formal de cassação à Mesa Diretora da Câmara, acatado pelo então presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). O processo seguiu para o Conselho de Ética, onde o relator Paulo Magalhães (PSD-BA) emitiu parecer favorável à cassação — decisão que Braga contesta veementemente.

Para o deputado do PSOL, o julgamento é resultado de um acordo político liderado por Lira, a quem acusa de perseguição. O parlamentar alagoano nega qualquer articulação nesse sentido.

Enquanto aguarda a deliberação do plenário, Glauber Braga segue recluso em uma sala do Congresso, em quarentena voluntária, reforçando o tom dramático de seu protesto. A situação de saúde do deputado preocupa aliados e reacende o debate sobre os limites da atuação parlamentar e os métodos de manifestação política dentro do Legislativo.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio Bolsonaro pede desculpas a Michelle e anuncia novas regras para decisões no PL
O senador confirmou que já se reconciliou com Michelle: “Falei com ela, pedi desculpas, ela também me pediu. Hoje à tarde teremos uma reunião no PL para estabelecer uma rotina de decisões coletivas e evitar que isso se repita”.
Lula e Trump conversam por telefone sobre tarifas comerciais e combate ao crime organizado
De acordo com o Palácio do Planalto, Lula avaliou como positiva a recente decisão norte-americana de suspender a sobretaxa de 40% aplicada a produtos brasileiros como café, carne e frutas
Senador mineiro critica indicação de Messias ao Supremo por apoio a Dino em bloqueio de emendas
Viana avalia que parecer do chefe da AGU gerou 'insatisfação muito grande' no Congresso e exige retratação na sabatina
Trump rejeita exigências de Maduro e dá prazo de uma semana para ele deixar a Venezuela
Ligação telefônica de 21 de novembro expôs condições do líder chavista para sair do poder; ultimato venceu na sexta-feira e EUA fecharam espaço aéreo venezuelano
Filhos de Bolsonaro declaram guerra aberta a Michelle menos de 15 dias após prisão do ex-presidente
Flávio, Eduardo e Carlos acusam ex-primeira-dama de desrespeitar decisão de Jair Bolsonaro ao sabotar aliança no Ceará; PL marca reunião de emergência para conter avanço dela
Senadores do PL e Novo recusam almoço com Jorge Messias nesta terça-feira (2)
Indicado de Lula ao STF não será recebido no tradicional encontro semanal da bancada de oposição
Carregando..