Glauber Braga entra em greve de fome após cassação: 45 horas sem comer e soro por orientação médica

Parlamentar do PSOL protesta contra decisão do Conselho de Ética após ser acusado de agressão; ele promete permanecer no Congresso até desfecho do processo
Por: Brado Jornal 11.abr.2025 às 07h47
Glauber Braga entra em greve de fome após cassação: 45 horas sem comer e soro por orientação médica
Lula Marques/Agencia Brasil

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) enfrenta uma greve de fome que já dura 45 horas em protesto contra a cassação de seu mandato. Nesta quinta-feira (10), o parlamentar precisou receber soro fisiológico, por recomendação médica, após apresentar sinais de fragilidade. Segundo sua equipe, ele segue consumindo apenas água e isotônicos.

A medida extrema teve início na quarta-feira (9.abr), logo após o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara aprovar a cassação de seu mandato. Durante a sessão, Braga anunciou que permaneceria em jejum até que a Câmara dos Deputados se pronunciasse de forma definitiva sobre o caso. “Tomei a decisão de usar a tática mais radical que um militante pode adotar. Permanecerei aqui, nesta sala, no Congresso Nacional, até o fim do processo”, declarou, em tom de resistência.

A origem da crise remonta a abril de 2024, quando o deputado se envolveu em um episódio de agressão contra o youtuber Gabriel Costenaro, integrante do Movimento Brasil Livre (MBL). Segundo relatos, o influenciador foi expulso da Câmara “aos pontapés” após um desentendimento com Braga, que alegou ter sido intimidado.

O partido Novo apresentou então um pedido formal de cassação à Mesa Diretora da Câmara, acatado pelo então presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). O processo seguiu para o Conselho de Ética, onde o relator Paulo Magalhães (PSD-BA) emitiu parecer favorável à cassação — decisão que Braga contesta veementemente.

Para o deputado do PSOL, o julgamento é resultado de um acordo político liderado por Lira, a quem acusa de perseguição. O parlamentar alagoano nega qualquer articulação nesse sentido.

Enquanto aguarda a deliberação do plenário, Glauber Braga segue recluso em uma sala do Congresso, em quarentena voluntária, reforçando o tom dramático de seu protesto. A situação de saúde do deputado preocupa aliados e reacende o debate sobre os limites da atuação parlamentar e os métodos de manifestação política dentro do Legislativo.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
AtlasIntel aponta empate entre Lula e Flávio na reta final
Pesquisa para a Bloomberg News aponta 45% para Lula e 42% para Flávio no primeiro turno; no segundo, os dois aparecem empatados
X pede análise individual de posts sobre Nossa Senhora
Empresa diz que lista misturou notícias, opiniões e perguntas e que juiz deve apontar o que é ilícito
Um em cada cinco deixa o ensino médio sem diploma no Brasil, diz OCDE
Relatório da OCDE mostra taxa de 20% de não conclusão dois anos após o prazo, acima da média internacional de 12%, com recuo na parcela de jovens adultos sem a etapa
Da venda da Ebal ao Banco Master, três figuras do poder baiano passam pela mesma história, cada uma em seu compartimento
O conselheiro: Otto Alencar não participou do leilão, mas sua relação com a Ebal vem de antes: presidiu o Conselho de Administração da empresa, cuja atuação também foi examinada pela CPI aberta na Assembleia em 2007
Voo da Flydubai para Tel Aviv desvia após briga entre pilotos
Aeronave emitiu alertas de emergência e pousou em Tabuk, na Arábia Saudita; gabinete de Netanyahu descarta sequestro
Ex-sócio cobra Flávio e cita Rolex, festas e lobby com Kassio
Alexandre Santini guarda mensagens, fotos e notas sobre a Kopenhagen da Barra, mimo de R$ 305 mil e interlocução com o gabinete do ministro do STF
Carregando..