Tarcísio foi “decisivo” na reta final por anistia do 8 de Janeiro, diz líder do PL na Câmara

Governador de São Paulo atuou nos bastidores para garantir assinaturas; requerimento atinge número necessário e será votado em regime de urgência
Por: Brado Jornal 11.abr.2025 às 16h05
Tarcísio foi “decisivo” na reta final por anistia do 8 de Janeiro, diz líder do PL na Câmara
Rovena Rosa/Agência Brasil

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), afirmou nesta sexta-feira (11) que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), teve papel crucial para viabilizar o requerimento de urgência do projeto que prevê anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

“Tivemos ajuda importantíssima do governador Tarcísio. Na reta final ele foi muito decisivo, bem como do governador Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, conseguindo assinaturas”, declarou Sóstenes. “A maior dificuldade dessa lista é quando está faltando 10, 15 nomes. Todas querem ser o número 257. É um desafio enorme”, completou.

Atuação estratégica e discurso público

Tarcísio de Freitas tem se mostrado uma figura-chave nas articulações políticas do campo conservador. Sua participação direta no ato pró-anistia realizado na Avenida Paulista, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), reforçou o compromisso com a pauta.

“Deus vai tocar no coração de cada parlamentar, deputado, senador, de cada líder. Nós vamos ter anistia, e essa anistia vai ser uma conquista de cada um de vocês”, disse Tarcísio em discurso durante o evento.

Urgência garantida

Na noite de quinta-feira (10), Sóstenes anunciou que a proposta atingiu as 257 assinaturas necessárias para tramitar em regime de urgência, o que permite ao projeto ser votado diretamente no plenário da Câmara, sem passar pelas comissões temáticas.

A assinatura de número 257 foi atribuída ao deputado Paulo Azi (União Brasil-BA). “É uma vitória das pessoas que estão injustiçadas”, celebrou o líder do PL, em vídeo publicado nas redes sociais.

Governo monitora avanço do projeto

Nos bastidores, a movimentação da oposição para aprovar a anistia tem gerado preocupação no Palácio do Planalto e no Supremo Tribunal Federal (STF), onde ministros demonstraram forte resistência à medida. A fala da ministra Gleisi Hoffmann, favorável à discussão sobre a redução das penas, já causou mal-estar com integrantes da Corte.

Enquanto isso, parlamentares bolsonaristas seguem pressionando por uma anistia ampla, irrestrita e rápida — o que pode abrir uma nova crise entre os Poderes nas próximas semanas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Senado aprova por unanimidade isenção de IR para rendas de até R$ 5 mil
Medida de alívio fiscal beneficia 16 milhões de contribuintes a partir de 2026 e avança promessas de campanha do governo Lula
Eduardo Bolsonaro ataca Ana Campagnolo e reforça apoio a Carlos no senado de Santa Catarina
Disputa interna no PL expõe tensões no bolsonarismo catarinense e atrai defesa da tropa de choque do partido
Dupla realiza assaltos consecutivos em farmácias da Pituba e leva remédios e valores
Criminosos em moto atacam Drogasil e Farmácia São Paulo em Salvador, fugindo com estoque de medicamento para diabetes e emagrecimento
Governo do Rio planeja dez megaoperações em favelas e reocupação territorial
Operações semelhantes à do Alemão e Penha devem atingir Rocinha, Cidade de Deus, Maré e Complexo de Israel, com incursões diárias na Zona Sudoeste e Baixada Fluminense
Autoridades fluminenses avaliam fuga de cerca de 200 membros do Comando Vermelho após ação policial nos complexos da Penha e do Alemão
Relatório ao STF revela balanço revisado de vítimas e prisões em operação que mobilizou milhares de agentes contra expansão da facção
Pagamentos do INSS de novembro de 2025 começam no dia 24 e se estendem até dezembro
Metade dos beneficiários só recebe em dezembro devido ao escalonamento por dígito do Número de Benefício
Carregando..