Lula diz que Brasil “não pode viver eternamente de Bolsa Família”

Durante evento da Nissan, presidente reforça compromisso com investimentos em qualificação profissional e critica visão elitista sobre crescimento econômico
Por: Brado Jornal 16.abr.2025 às 10h26
Lula diz que Brasil “não pode viver eternamente de Bolsa Família”
Ricardo Stuckert/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que o Brasil precisa superar a dependência de programas assistenciais como o Bolsa Família e investir em educação para promover mobilidade social. A declaração foi feita durante cerimônia de lançamento do novo modelo do Nissan Kicks, na fábrica da montadora japonesa em Resende, no sul do Rio de Janeiro.

“Eu voltei à Presidência da República para provar que esse país não pode ser eternamente pobre, eternamente vivendo de Bolsa Família”, disse Lula, defendendo a formação profissional como caminho para o crescimento individual e coletivo. “Nós precisamos fazer as pessoas se formarem adequadamente, aprenderem uma profissão, constituírem família e viverem com prosperidade, num padrão de classe média.”

Durante o evento, o presidente também assinou o decreto que regulamenta o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que prevê incentivos à pesquisa e à produção de veículos sustentáveis no Brasil. A medida é parte da estratégia do governo para fomentar a indústria com foco em tecnologia limpa.

Em tom crítico, Lula voltou a rebater a ideia de que o crescimento econômico brasileiro se deve à sorte. “O dinheiro começou a circular, as pessoas começaram a se informar melhor, começaram a ganhar um pouco mais, e o salário mínimo passou a crescer mais do que a inflação”, afirmou. Para ele, o avanço vem de políticas públicas estruturantes, e não de acasos.

O presidente também atacou setores da elite brasileira, reiterando declarações feitas no dia anterior durante a inauguração do novo campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Campos dos Goytacazes. “Acho que a elite brasileira deveria ter vergonha. Precisou um mecânico sem diploma universitário governar esse país para ser o presidente que mais fez universidades e institutos federais”, afirmou.

As falas de Lula reforçam o discurso de que a superação da pobreza no Brasil passa necessariamente por investimentos em educação e qualificação profissional — e não apenas por programas de transferência de renda. Ao mesmo tempo, o presidente tenta reposicionar sua imagem como líder que alia desenvolvimento econômico à inclusão social.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputado Paulo Bilynskyj diz que print vazado de grupo “Amigos de Confiança” foi enviado por engano ao gabinete e anuncia investigação
Parlamentar afirmou estar arrependido, vai apurar o responsável pelo vazamento e deixar o grupo de WhatsApp
Freira brasileira morre ao salvar companheiras na Sicília
Nadir Santos da Silva, de 45 anos, se afogou após resgatar religiosas arrastadas por ondas fortes na Itália.
Vazamento de conversa em grupo de WhatsApp revela tensão entre aliados de Bolsonaro
Prints circulam nas redes e expõem debate sobre substituição de Flávio Bolsonaro em meio a desgaste político
Empresário confirma agendamento de encontro entre Flávio Bolsonaro e Vorcaro
Thiago Miranda revelou que marcou reunião presencial com o banqueiro, mas o senador não compareceu ao local marcado
ALBA autoriza empréstimo de R$ 5,49 bilhões ao governo Jerônimo
Deputados aprovam contragarantia estadual para financiamento da Embasa junto à Caixa; recursos vão para obras de saneamento no Novo PAC.
Partido Novo em Santa Catarina considera vídeo de Zema sobre Flávio Bolsonaro “precipitado e desnecessário”
Legenda critica divulgação feita pela equipe de Romeu Zema e reforça compromisso com transparência e CPI do Banco Master
Carregando..