Lula é cobrado em público por promessa feita em 2009 não cumprida

Durante evento no interior do Rio de Janeiro, policial interrompe discurso do presidente e lembra compromisso gravado em vídeo há 16 anos
Por: Brado Jornal 16.abr.2025 às 08h56
Lula é cobrado em público por promessa feita em 2009 não cumprida
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi surpreendido nesta terça-feira (15) durante discurso no interior do Rio de Janeiro, ao ser cobrado publicamente por uma promessa feita em 2009. O episódio ocorreu durante uma agenda de divulgação de obras do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

O autor da cobrança foi Isaias Nascimento Cardoso, que se apresentou como policial ferroviário federal. Ele interrompeu o pronunciamento presidencial para lembrar que Lula prometeu, há 16 anos, regulamentar a profissão de policial ferroviário, o que até hoje não foi cumprido. Isaias ainda citou a existência de um vídeo gravado da fala feita por Lula naquela ocasião.

“São 1.800 profissionais prestando serviço às ferrovias. O senhor prometeu, presidente”, disse Isaias, em meio ao público.


Diante da cobrança, Lula reagiu com tranquilidade:

“Eu acho que esse companheiro levantou um tema fundamental. [...] O Brasil não precisa apenas de rodovia, precisa de ferrovia, e precisa recuperar a sua cabotagem”, respondeu o presidente, que sugeriu assistir ao vídeo mencionado por Isaias.


Promessa de 2009

O vídeo citado pelo policial remonta a 2009, quando Lula também participava de evento no Rio de Janeiro. Na ocasião, o então presidente afirmou:

“Já tem muita coisa acertada no Ministério da Justiça, na AGU e faltam apenas alguns detalhes no Ministério do Planejamento para que a gente possa legalizar definitivamente a vida da nossa Polícia Ferroviária Federal.”

Apesar da promessa e dos avanços citados, a regulamentação jamais foi concluída. A Polícia Ferroviária Federal (PFF) é prevista na Constituição Federal, no artigo 144, como um órgão permanente da União, destinado ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais. No entanto, a carreira nunca foi formalmente estruturada nem implantada de forma plena.


Tentativas e propostas recentes

Durante o atual mandato, Lula ainda não encaminhou nenhuma proposta concreta sobre a PFF ao Congresso Nacional. No entanto, representantes da categoria têm participado de reuniões com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e de eventos como o G20, realizado no Rio em 2024.

O tema volta ao radar político com a PEC da Segurança Pública, elaborada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que propõe um Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), nos moldes do SUS. Segundo Lewandowski, a criação do sistema poderia finalmente tirar a Polícia Ferroviária Federal do papel.


Mobilização da categoria

A Confederação Nacional dos Policiais Ferroviários Federais, com sede em Brasília, continua pressionando o governo para regulamentar a carreira e dar estrutura ao policiamento ferroviário. A expectativa da categoria é que a visibilidade do tema, reacendida com o episódio desta terça-feira, possa gerar algum avanço concreto.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Eduardo Bolsonaro ataca Ana Campagnolo e reforça apoio a Carlos no senado de Santa Catarina
Disputa interna no PL expõe tensões no bolsonarismo catarinense e atrai defesa da tropa de choque do partido
Ministra do TSE defende cassação do mandato de Cláudio Castro
Acusações de irregularidades eleitorais em 2022 param julgamento após voto inicial pela condenação
Pagamentos do INSS de novembro de 2025 começam no dia 24 e se estendem até dezembro
Metade dos beneficiários só recebe em dezembro devido ao escalonamento por dígito do Número de Benefício
Carregando..