Luiz Fux diverge de Moraes e vota por pena branda a ré de 8 de janeiro

Para Fux, cabeleireira que pichou estátua da Justiça com batom teve conduta isolada; pena sugerida é de 1 ano e 6 meses, já cumprida em prisão preventiva
Por: Brado Jornal 25.abr.2025 às 12h23
Luiz Fux diverge de Moraes e vota por pena branda a ré de 8 de janeiro
Joédson Alves/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, votou nesta sexta-feira (25) por uma pena significativamente mais branda à cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, uma das rés dos atos de 8 de janeiro de 2023. Fux sugeriu condenação de um ano e meio de reclusão, considerando que a conduta da ré foi isolada e não envolveu violência ou associação com outros acusados.

Débora foi detida preventivamente por dois anos, o que, segundo o voto de Fux, já seria suficiente para o cumprimento da pena, dispensando novo retorno à prisão.

A cabeleireira foi acusada de pichar com batom a estátua da Justiça, em frente ao prédio do STF. Para Fux, o ato configura apenas o crime ambiental previsto na Lei 9.605/98 — “destruir, inutilizar ou deteriorar bem especialmente protegido por lei” —, e não se enquadra nas acusações mais graves aceitas por outros ministros, como tentativa de golpe de Estado ou associação criminosa armada.

Fux argumentou que não há evidências de que Débora tenha entrado nos prédios públicos, participado de atos violentos ou auxiliado outros envolvidos. “Não há qualquer prova do envolvimento da ré com outros réus, tampouco da sua participação, mínima que seja, nos demais atos praticados nas sedes dos três poderes”, afirmou em seu voto.

A decisão do ministro contrasta fortemente com a do relator do caso, Alexandre de Moraes, que defendeu uma pena de 14 anos com base na tese de crime multitudinário — entendimento segundo o qual todos os presentes nos atos de 8 de janeiro são responsáveis pelas ações praticadas, independentemente de condutas individuais. Essa linha foi apoiada por Flávio Dino, antes do pedido de vista.

Ainda faltam os votos dos ministros Cristiano Zanin e Cármen Lúcia para a Primeira Turma concluir o julgamento.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jair Bolsonaro inicia prisão domiciliar de 90 dias
Ex-presidente chega ao condomínio Solar de Brasília após 14 dias de internação por broncopneumonia grave nos dois pulmões, com tornozeleira eletrônica e restrições rigorosas determinadas por Alexandre de Moraes, que incluiu limite de visitas, proibição de celular e redes sociais, com reavaliação do benefício após o prazo temporário
Senador orienta André Valadão a permanecer nos Estados Unidos durante apurações da CPMI do INSS
Mensagens obtidas no WhatsApp revelam interferência de parlamentar para proteger o pastor evangélico das investigações.
Geddel cobra pressa de Jerônimo na escolha do vice
MDB aumenta pressão para garantir permanência de Geraldo Júnior como vice na chapa de reeleição do governador, enquanto Jerônimo adia decisão para após a janela partidária
Eduardo Bolsonaro diz que mostrará vídeos a Jair Bolsonaro e que ele usará prisão domiciliar para articulações políticas
Ex-deputado federal faz as declarações durante conferência conservadora nos Estados Unidos; Jair Bolsonaro cumpre prisão domiciliar e está proibido de acessar redes sociais, inclusive por dispositivos de terceiros.
Ministro Alexandre de Moraes vota pela validade de resolução do CFP que proíbe associação da prática clínica a crenças religiosas
Decisão ocorreu nesta sexta-feira (27) e mantém norma do Conselho Federal de Psicologia que veda a ligação entre atuação profissional e convicções religiosas.
ACM Neto marca anúncio da chapa completa para segunda-feira
Evento em Feira de Santana vai apresentar os candidatos da oposição ao governo da Bahia, incluindo vice e nomes para o Senado
Carregando..