Pablo Marçal é declarado inelegível novamente e diz que decisão é "temporária"

Empresário foi condenado por abuso de poder econômico e impulsionamento irregular nas eleições de 2024
Por: Brado Jornal 28.abr.2025 às 12h26
Pablo Marçal é declarado inelegível novamente e diz que decisão é
Reprodução/Redes Sociais

O empresário Pablo Marçal (PRTB) foi declarado inelegível pela segunda vez neste ano, em decisão da Justiça Eleitoral de São Paulo divulgada neste domingo (27). Mesmo diante da nova condenação, Marçal afirmou que a medida é “temporária” e garantiu ter cumprido “todos os requisitos legais” durante a campanha eleitoral.

A decisão foi proferida pelo juiz Antonio Maria Patino Zorz, da 1ª Zona Eleitoral, que condenou Marçal por abuso de poder econômico, uso indevido dos meios de comunicação e captação e gastos ilícitos de recursos durante as eleições municipais de 2024. Além de ficar inelegível, o empresário foi condenado ao pagamento de multa no valor de R$ 420 mil.

A ação foi movida pelo PSB, partido da ex-candidata Tabata Amaral, e apontou que Marçal teria impulsionado sua candidatura irregularmente por meio das redes sociais. Segundo a decisão, vídeos promovendo sua campanha eram divulgados em concursos que prometiam pagamentos a quem criasse e disseminasse cortes de suas gravações. O material circulou em plataformas como TikTok, YouTube e Instagram, atingindo um volume de 3,5 bilhões de marcações, conforme confessado pelo próprio Marçal.

O juiz também destacou que houve terceirização ilícita do impulsionamento de vídeos. "Em razão da existência do impulsionamento de cortes de vídeo realizado por terceiros, estimulado pelo próprio candidato Pablo Marçal como forma ilícita de alavancar visualizações dos vídeos com seu conteúdo", afirma a sentença.

Apesar da condenação, Marçal demonstrou confiança na reversão da decisão: "Confio na Justiça e estou certo de que vamos reverter", declarou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ratinho Jr. aceita ser candidato à Presidência pelo PSD
Governador do Paraná revela conversas avançadas com Kassab e prioriza projeto nacional em vez de nomes isolados
Jerônimo Rodrigues sanciona orçamento de R$ 77,3 bilhões para a Bahia em 2026
Lei aprovada na Assembleia define receitas e despesas do estado para o próximo ano; valor representa aumento de 12,5% em relação ao orçamento de 2025
O Banco Central decreta liquidação extrajudicial da Reag, ligada a fraudes no caso Master
Gestora investigada por operações irregulares com o Banco Master tem bens de controladores bloqueados; fundos seguem ativos
Téo Senna rebate mudança de nome em colégio modelo e acusa governo de priorizar ideologia na educação baiana
Vereador do PSDB classifica decisão de retirar homenagem a Luís Eduardo Magalhães como perseguição política e desrespeito à história, afirmando que o foco deveria ser melhorar índices de ensino em vez de trocar placas
Michelle Bolsonaro se reúne com Gilmar Mendes para pedir prisão domiciliar a Bolsonaro
Ex-primeira-dama tenta negociar benefício para o ex-presidente preso preventivamente; encontro ocorreu em Brasília
Carregando..