PSOL pretende usar cassação de Chiquinho Brazão para defender mandato de Glauber Braga

Para Talíria Petrone, Câmara agiu de forma desproporcional e seletiva ao não votar perda de mandato de deputado acusado de assassinato
Por: Brado Jornal 28.abr.2025 às 12h47
PSOL pretende usar cassação de Chiquinho Brazão para defender mandato de Glauber Braga
Lula Marques/Agencia Brasil

A líder do PSOL na Câmara dos Deputados, Talíria Petrone, afirmou que o partido deve usar o caso que resultou na cassação de Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) como argumento para tentar preservar o mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ). A declaração foi dada em entrevista ao site Metrópoles.

Na última quinta-feira (24), o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), assinou a cassação de Brazão com base no número de faltas não justificadas, já que o parlamentar está preso acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco. A medida, no entanto, foi interpretada como uma manobra regimental que evitou a análise do caso pelo plenário, preservando os direitos políticos de Brazão.

“A Câmara decidiu não votar a cassação de um deputado acusado de mandar matar uma vereadora e de integrar a milícia do Rio de Janeiro, mas quer votar a cassação de um deputado que apenas se exaltou?”, questionou Talíria, em referência ao processo contra Glauber Braga, acusado de agressão física após se envolver em uma discussão durante uma sessão.

Para a deputada, a penalidade imposta a Glauber seria “completamente desproporcional”. Ela também criticou a diferença de tratamento entre os casos. "Entendo que a decisão da Mesa Diretora de não votar a cassação de Chiquinho Brazão nos possibilita argumentar. Se a Câmara não votou a perda de mandato de quem é acusado de mandar matar, é óbvio que não deve votar a de quem se envolveu em um ato de exaltação", afirmou.

Ao ser cassado por faltas não justificadas, como foi o caso de Brazão, o parlamentar mantém seus direitos políticos e pode se candidatar normalmente nas próximas eleições, diferente do que ocorre em uma cassação decidida por quebra de decoro parlamentar em plenário.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ratinho Jr. aceita ser candidato à Presidência pelo PSD
Governador do Paraná revela conversas avançadas com Kassab e prioriza projeto nacional em vez de nomes isolados
ACM Neto projeta novo futuro para a Bahia na Lavagem do Bonfim
Ex-prefeito de Salvador participa da procissão e destaca 2026 como ano decisivo para mudança política no estado
Banco Central decreta liquidação extrajudicial da Advanced Corretora de Câmbio
Medida ocorre por grave comprometimento financeiro e violações às regras do sistema financeiro nacional; corretora tem baixa relevância no mercado
Michelle Bolsonaro se reúne com Gilmar Mendes para pedir prisão domiciliar a Bolsonaro
Ex-primeira-dama tenta negociar benefício para o ex-presidente preso preventivamente; encontro ocorreu em Brasília
Lula reúne Moraes, PF e Receita após inquérito sobre vazamento
Encontro no Planalto discute crime organizado em meio a investigação aberta por Moraes no caso Master
Governo anuncia 40 smart TVs para cinema em presídios
Ministério da Justiça destina equipamentos caros para exibição de filmes em unidades prisionais, enquanto sistema carcerário enfrenta superlotação e falta de estrutura básica
Carregando..