União Progressista: PP e União Brasil selam federação para 2026

A formação da federação, negociada ao longo de meses, contou com a participação de figuras de peso como Arthur Lira (PP-AL) e ACM Neto (União-BA).
Por: Brado Jornal 29.abr.2025 às 06h01
União Progressista: PP e União Brasil selam federação para 2026

Nesta terça-feira (29), os partidos Progressistas (PP) e União Brasil oficializam a criação da federação União Progressista, em cerimônia marcada para o Salão Nobre da Câmara dos Deputados. A aliança, liderada pelos presidentes Ciro Nogueira (PP) e Antonio Rueda (União), será co-presidida por ambos até dezembro deste ano, com a escolha de um novo presidente prevista para janeiro de 2026.

A formação da federação, negociada ao longo de meses, contou com a participação de figuras de peso como Arthur Lira (PP-AL) e ACM Neto (União-BA). Na segunda-feira (28), a bancada do União Brasil se reuniu e aprovou a decisão por unanimidade, apesar de algumas ressalvas iniciais. “Mostramos que as decisões da federação serão sempre consensuais, garantindo segurança aos deputados”, declarou ACM Neto.

Força política e visão de longo prazo

Segundo comunicado do PP, a União Progressista reunirá 109 deputados e 14 senadores, formando uma frente robusta no Congresso. A aliança visa ser um “norteador político de centro”, promovendo estabilidade em meio à fragmentação partidária. “É um projeto sólido, com raízes nos estados e focado na política prática, não apenas uma parceria eleitoral”, destacou o texto.

Aprovado pelo Congresso em 2021, o modelo de federações obriga os partidos a atuarem como uma única entidade por quatro anos, unificando estratégias em todo o país.

Impacto nas eleições de 2026

A federação já planeja seu papel nas eleições de 2026, com nomes como Ronaldo Caiado (União-GO), pré-candidato à Presidência, e Tereza Cristina (PP-MS) sendo cogitados. “Queremos liderar uma alternativa ao atual governo, mas as discussões serão feitas no momento certo, em 2026. Até lá, cada liderança terá liberdade para crescer”, afirmou ACM Neto.

A União Progressista surge como uma aposta na consolidação política, com foco em estabilidade e influência nas próximas disputas eleitorais.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Capitão Alden "larga o doce" e detona "direita" baiana: “É muita fofoca e pouco trabalho”
Deputado federal afirma que a “direita” da Bahia vive de discursos vazios e não entrega resultados concretos
Líder do PL intimado pelo STF a esclarecer fala sobre emendas e anistia do 8 de Janeiro
A intimação, emitida pelo ministro Flávio Dino, foi entregue às 10h36 na sala da liderança do PL, conforme informou o parlamentar.
A ”Caça” ao Eduardo Bolsonaro, que foge de reponder por crimes de injúria e difamação contra apresentadora
O ministro Cristiano Zanin, relator da queixa-crime, deferiu ontem (28) a autuação de Eduardo Bolsonaro por edital
Carregando..