Em seu gabinete no Senado, Flávio recebeu Ricardo Pita, conselheiro sênior para o Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado, equivalente ao Ministério das Relações Exteriores brasileiro, para um encontro de cerca de 40 minutos. Após a reunião, Flávio refutou categoricamente as declarações feitas na semana passada por Eduardo, que sugeriu que o diálogo com a autoridade americana abordaria possíveis sanções contra Moraes, como defendem congressistas bolsonaristas. “Não teve nada a ver com sanções, ao contrário do que foi dito por aí, inclusive pelo Eduardo. Essa pauta não foi tratada”, afirmou Flávio, desmentindo o irmão.
O senador esclareceu que a conversa com Pita focou no combate a organizações criminosas transnacionais, como o Comando Vermelho e o PCC, e suas possíveis ligações com grupos terroristas, como o Hezbollah. “Nosso objetivo é fortalecer a cooperação com autoridades internacionais para enfrentar esses criminosos e classificar essas facções como organizações terroristas no Brasil”, destacou.
Na semana passada, Eduardo, que está licenciado do cargo de deputado, anunciou que a visita de David Gamble, chefe interino de Coordenações de Sanções do Departamento de Estado, incluiria reuniões com Flávio e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele afirmou à Folha que os americanos queriam ouvir “pessoas perseguidas por Moraes” e que Gamble, especialista em sanções, trataria do tema. “Ele me abriu espaço para sugerir encontros com autoridades, e foi o que fiz”, disse Eduardo. Contrariando essa narrativa, Flávio reforçou que apenas Pita compareceu ao encontro e que o assunto das sanções, conduzido por Eduardo nos EUA, não foi abordado. “Foi uma coincidência. Não discutimos isso”, garantiu.
A expectativa inicial de um encontro com Gamble não se confirmou, e Flávio negou qualquer relação da reunião com as especulações levantadas por Eduardo e parte da imprensa.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...