STF julga Carla Zambelli por invasão de sistema e falsidade ideológica

Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), Zambelli teria orquestrado a invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Por: Brado Jornal 09.mai.2025 às 14h31
STF julga Carla Zambelli por invasão de sistema e falsidade ideológica

Na sexta-feira (9.mai.2025), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 10 anos de prisão em regime fechado. A 1ª Turma do STF analisa, em plenário virtual, uma ação penal que acusa Zambelli e o hacker Walter Delgatti de invasão de sistemas informatizados e falsidade ideológica. O julgamento segue até 16 de maio.

Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), Zambelli teria orquestrado a invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para forjar um mandado de prisão contra Moraes, simulando sua própria assinatura. Moraes também defendeu a cassação do mandato da deputada, a ser formalizada pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, além de sua inelegibilidade por 8 anos. Ele citou o artigo 55 da Constituição, que prevê a perda automática do mandato em casos de prisão superior a 120 dias, sem necessidade de deliberação legislativa.

Delgatti, conhecido pela “Vaza Jato”, foi condenado por Moraes a 8 anos e 3 meses de prisão. Juntos, os réus foram sentenciados a pagar R$ 2 milhões em indenização por danos materiais e morais, valor destinado a um fundo gerido por conselhos do Ministério Público para reparação dos prejuízos causados.

A Polícia Federal (PF) indiciou ambos em fevereiro de 2024, apontando que as invasões buscavam inserir alvarás de soltura falsos e mandados de prisão contra Moraes. Segundo Delgatti, Zambelli teria pago R$ 40.000 pelo ataque a sistemas do Judiciário, acusação que a deputada nega. Em depoimento à CPMI do 8 de Janeiro, em agosto de 2023, o hacker reiterou que o pedido partiu da congressista e mencionou uma promessa de anistia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por ilícitos cometidos.

A defesa de Zambelli, em petição de novembro de 2023, questionou a credibilidade de Delgatti, acusando-o de mitomania. O advogado do hacker, Ariovaldo, revelou que seu cliente detalhou à PF uma reunião no Ministério da Defesa, onde teria colaborado em um relatório sobre supostas fragilidades nas urnas eletrônicas.

Em outro processo, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou o mandato de Zambelli em 30 de janeiro de 2025, por abuso de poder e disseminação de fake news nas eleições de 2022. A decisão, que a torna inelegível por 8 anos, não tem efeito imediato, e a deputada pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os demais ministros da 1ª Turma ainda votarão, e as defesas poderão apresentar recursos após o julgamento.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Fernando Haddad ganha autorização para entrar nos Estados Unidos
Renovação de permissão permite agenda internacional em meio a tensões diplomáticas
Senador Ciro Nogueira pede auditoria do TCU para apurar prejuízos nos Correios sob gestão atual
Governo Lula ignora perdas bilionárias na estatal, afirma parlamentar
Tarcísio é criticado por Rui Costa após ataques ao STF e defesa de Bolsonaro
Declarações do governador de São Paulo geram polêmica com ministro da Casa Civil
Fux provoca polêmica no STF com voto sobre caso Bolsonaro
No entanto, a posição de Fux gerou surpresa e questionamentos entre outros membros do STF.
Kleber Rosa desiste de governo e foca em vaga de deputado em 2026
PSOL planeja fortalecer bancada legislativa com estratégia eleitoral na Bahia
Moraes aponta ameaças de Bolsonaro ao STF em julgamento sobre tentativa de golpe
Moraes também trouxe à tona um discurso de Bolsonaro durante ato no feriado de 7 de setembro de 2021
Carregando..