“Não sobreviveria na prisão”, diz Zambelli

Zambelli defendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), negando qualquer envolvimento dele no caso
Por: Brado Jornal 15.mai.2025 às 15h13
“Não sobreviveria na prisão”, diz Zambelli

Em pronunciamento à imprensa nesta quinta-feira (15), a deputada Carla Zambelli (PL-SP) rebateu a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que a condenou a dez anos de prisão por invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica. A Primeira Turma do STF também determinou a perda de seu mandato. Afirmando ser alvo de perseguição política, Zambelli negou as acusações e questionou a falta de provas contra ela, exigindo que a Câmara dos Deputados tenha a palavra final sobre o caso.

“Se a prisão for confirmada, vou me apresentar, mas não me vejo capaz de receber os cuidados necessários na cadeia”, declarou, citando problemas de saúde como depressão, síndrome de Ehlers-Danlos e síndrome da taquicardia postural ortostática. “Não sobreviveria na prisão”, enfatizou. Durante a fala, um assessor entregou-lhe uma caixa de medicamentos, que ela exibiu às câmeras.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), Zambelli liderou, com o hacker Walter Delgatti Neto, um plano para invadir o sistema do CNJ e emitir alvarás de soltura falsos, com o intuito de desestabilizar o Judiciário. Delgatti também foi condenado. A deputada refutou as alegações, chamando-as de “sem sentido”. “Seria burrice arriscar meu mandato por algo assim”, disse, acusando Delgatti de mudar constantemente sua versão dos fatos. “A própria Polícia Federal o considera um mitômano. Ele fala em emprego, dinheiro, vaidade, mas nada se sustenta”, afirmou.

Zambelli defendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), negando qualquer envolvimento dele no caso. “Bolsonaro não tem relação com isso, assim como eu não tenho”, declarou. Apesar de já ter expressado à Folha sentirse abandonada por ele, a deputada amenizou: “Não me sinto abandonada, pois não esperava acolhimento nessa situação”. Ela confirmou contatos com a família Bolsonaro, mas disse não ter falado diretamente com o ex-presidente desde a condenação.

A pena só será aplicada após o trânsito em julgado, e Zambelli ainda pode recorrer da decisão no STF.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Polícia federal examina repasses de 92 parlamentares por determinação de Dino e avalia instauração de apurações adicionais
Parlamentares e Cidades Buscam Corrigir Aplicação de Recursos Após Revelação de Apurações
Ministra do TSE defende cassação do mandato de Cláudio Castro
Acusações de irregularidades eleitorais em 2022 param julgamento após voto inicial pela condenação
Tse inicia análise que ameaça mandato de Cláudio Castro nesta terça
Investigação aponta irregularidades em contratações para campanha de 2022 no Rio de Janeiro
Detenção na CPI do INSS: Líder de organização pesqueira é detido por declarações falsas
Acusado de ocultar ligações com esquema de fraudes, Abraão Lincoln enfrenta prisão em flagrante após oitiva que expôs movimentações suspeitas de centenas de milhões
Governador da Bahia rejeita enquadramento de facções como terroristas
Jerônimo Rodrigues critica proposta e defende unidade na segurança pública
Eduardo Bolsonaro ataca Ana Campagnolo e reforça apoio a Carlos no senado de Santa Catarina
Disputa interna no PL expõe tensões no bolsonarismo catarinense e atrai defesa da tropa de choque do partido
Carregando..