Eduardo Bolsonaro prevê sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes

Eduardo destacou que o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, já indicou a possibilidade de aplicar a Lei Magnitsky, que pune violadores de direitos humanos, contra Moraes
Por: Brado Jornal 27.mai.2025 às 07h33
Eduardo Bolsonaro prevê sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes
(Jane de Araújo/Agência Senado/Andressa Anholete/STF/Divulgação)
O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que o governo de Donald Trump planeja impor sanções significativas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, como forma de punir supostas violações de direitos humanos. Segundo ele, a medida serviria como exemplo para inibir ações semelhantes por outras autoridades. A declaração foi feita à Revista Oeste após Moraes determinar, na segunda-feira (26.mai.2025), a abertura de um inquérito contra o parlamentar.

Eduardo destacou que o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, já indicou a possibilidade de aplicar a Lei Magnitsky, que pune violadores de direitos humanos, contra Moraes. “Se sancionado, Moraes não conseguirá nem abrir uma conta no Uber ou usar o Waze. É algo muito sério”, afirmou o deputado. Rubio, em declaração na quarta-feira (21.mai), confirmou que o governo Trump avalia a medida, com grandes chances de sua implementação.

Contexto da investigação

Na segunda-feira (26.mai), Moraes abriu um inquérito contra Eduardo Bolsonaro a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), que investiga a conduta do deputado nos Estados Unidos. A PGR respondeu a uma representação do deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara, que acusa Eduardo de tentar intimidar autoridades brasileiras por meio de publicações nas redes sociais e entrevistas. As declarações estariam relacionadas à ação penal contra Jair Bolsonaro, seu pai, réu no Supremo por tentativa de golpe de Estado.

Desde março, Eduardo Bolsonaro está afastado da Câmara e reside nos Estados Unidos, onde tem denunciado supostos “abusos” de Moraes e buscado apoio no congresso norte-americano para sanções contra o ministro.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Marina Silva abandona sessão no Senado após confronto com parlamentares
A sessão, convocada a pedido do senador Lucas Barreto (PSD-AP), discutia a criação de unidades de conservação na Margem Equatorial, no Amapá
Erika Hilton é homenageada com a maior condecoração do Itamaraty após tensão com os EUA
A condecoração ocorre após um episódio de transfobia envolvendo o governo dos Estados Unidos, que desrespeitou os documentos oficiais da deputada, já retificados com seu nome e gênero
Disputa entre Rui e Wagner abala coesão da base aliada na Bahia
Na entrevista, conduzida por Mário Kertész, Wagner afirmou que a candidatura da dupla está “combinada”, enquanto Rui Costa reforçou: “Isso, Mário”
ACM Neto critica governo Lula e defende oposição em 2026
“Não faz sentido mantermos cargos no governo se nosso objetivo é construir uma alternativa oposta ao PT”, afirmou ACM Neto
PT solicita cassação de Eduardo Bolsonaro por quebra de decoro
O Partido dos Trabalhadores (PT) apresentou, na segunda-feira (27.mai.2025), uma denúncia ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP)
Lula nomeia Carlos Brandão para o STJ e mantém vaga em aberto
As vagas no STJ foram abertas com as aposentadorias das ministras Laurita Vaz e Assusete Magalhães
Carregando..