Lula atribui seca no sertão à vontade divina e celebra entrega de obra hídrica

Não se pode votar em qualquer tranqueira para governar o país
Por: Brado Jornal 29.mai.2025 às 08h38
Lula atribui seca no sertão à vontade divina e celebra entrega de obra hídrica
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Durante um evento na Paraíba, o presidente Lula (PT) declarou que a ausência de água no sertão foi um plano divino, prevendo que ele assumiria a presidência para levar água à região. A fala ocorreu na entrega do 1º Trecho do Ramal do Apodi, na Barragem Redondo, próximo a Cachoeira dos Índios.

O que aconteceu;

"Eu, graças a Deus, descobri uma coisa: Deus deixou o sertão sem água, porque ele sabia que eu seria presidente da República e que eu ia trazer água para cá", afirmou Lula. Ele destacou a importância da obra, lembrando que há 179 anos se prometia água para a região. "Essa decisão foi a mais importante que eu tomei na minha vida, porque era uma obra que muita gente não acreditava que a gente pudesse fazer, porque fazia 179 anos que se prometia água para essa região."

Lula enfatizou seu compromisso com o acesso à água no sertão. "O que eu quero é pegar um pouquinho de água, antes dela chegar no mar, e trazer de volta para dar para o meu povo do sertão beber, comer, tomar banho e lavar", disse. Ele também criticou a fome causada pela seca, atribuindo-a à má gestão. "A seca é um fenômeno da natureza, se sempre vai existir a seca, mas a fome por causa dela é falta de vergonha na cara das pessoas que governam esse país e seus estados. Quando pensamos em trazer as águas do São Francisco para a região seca, muita gente foi contra."

Mais cedo, em Pernambuco, Lula alfinetou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), desafiando o público a lembrar obras do governo anterior no estado. "Dou dois minutos para quem se lembrar de obras em Pernambuco no governo passado", disse. Ele acusou Bolsonaro de paralisar projetos como o Minha Casa, Minha Vida e a construção de creches, afirmando: "Porque tudo o que ele sabia fazer era contar mentira e ficar no gabinete do ódio o tempo inteiro." Lula ainda alertou: "Não se pode votar em qualquer tranqueira para governar o país." A declaração foi feita durante a autorização de uma obra para ampliar a capacidade de bombeamento no eixo norte da transposição do rio São Francisco.

Com a entrega do trecho na Paraíba, Lula reforça o compromisso de seu governo com a transposição do São Francisco, enfrentando resistências históricas para levar água ao sertão nordestino.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
ACM Neto projeta novo futuro para a Bahia na Lavagem do Bonfim
Ex-prefeito de Salvador participa da procissão e destaca 2026 como ano decisivo para mudança política no estado
Resort ligado à família de Toffoli é vendido para advogado da J&f
Transação envolve fundo administrado pela Reag em meio a investigações no caso Master
Governo anuncia 40 smart TVs para cinema em presídios
Ministério da Justiça destina equipamentos caros para exibição de filmes em unidades prisionais, enquanto sistema carcerário enfrenta superlotação e falta de estrutura básica
Bruno Reis cobra mudanças e critica gestão de Jerônimo
Prefeito de Salvador aponta falta de resultados em projetos prometidos e destaca desejo de renovação entre os jovens baianos
Michelle Bolsonaro se reúne com Gilmar Mendes para pedir prisão domiciliar a Bolsonaro
Ex-primeira-dama tenta negociar benefício para o ex-presidente preso preventivamente; encontro ocorreu em Brasília
Toffoli arma suposta "cilada" à PF que pode anular buscas no caso Banco Master, alerta advogado
Advogado Jeffrey Chiquini afirma que decisão judicial ignorou prazos e exigências legais, comprometendo validade de provas colhidas pela Polícia Federal em operação recente
Carregando..