Lula atribui seca no sertão à vontade divina e celebra entrega de obra hídrica

Não se pode votar em qualquer tranqueira para governar o país
Por: Brado Jornal 29.mai.2025 às 08h38
Lula atribui seca no sertão à vontade divina e celebra entrega de obra hídrica
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Durante um evento na Paraíba, o presidente Lula (PT) declarou que a ausência de água no sertão foi um plano divino, prevendo que ele assumiria a presidência para levar água à região. A fala ocorreu na entrega do 1º Trecho do Ramal do Apodi, na Barragem Redondo, próximo a Cachoeira dos Índios.

O que aconteceu;

"Eu, graças a Deus, descobri uma coisa: Deus deixou o sertão sem água, porque ele sabia que eu seria presidente da República e que eu ia trazer água para cá", afirmou Lula. Ele destacou a importância da obra, lembrando que há 179 anos se prometia água para a região. "Essa decisão foi a mais importante que eu tomei na minha vida, porque era uma obra que muita gente não acreditava que a gente pudesse fazer, porque fazia 179 anos que se prometia água para essa região."

Lula enfatizou seu compromisso com o acesso à água no sertão. "O que eu quero é pegar um pouquinho de água, antes dela chegar no mar, e trazer de volta para dar para o meu povo do sertão beber, comer, tomar banho e lavar", disse. Ele também criticou a fome causada pela seca, atribuindo-a à má gestão. "A seca é um fenômeno da natureza, se sempre vai existir a seca, mas a fome por causa dela é falta de vergonha na cara das pessoas que governam esse país e seus estados. Quando pensamos em trazer as águas do São Francisco para a região seca, muita gente foi contra."

Mais cedo, em Pernambuco, Lula alfinetou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), desafiando o público a lembrar obras do governo anterior no estado. "Dou dois minutos para quem se lembrar de obras em Pernambuco no governo passado", disse. Ele acusou Bolsonaro de paralisar projetos como o Minha Casa, Minha Vida e a construção de creches, afirmando: "Porque tudo o que ele sabia fazer era contar mentira e ficar no gabinete do ódio o tempo inteiro." Lula ainda alertou: "Não se pode votar em qualquer tranqueira para governar o país." A declaração foi feita durante a autorização de uma obra para ampliar a capacidade de bombeamento no eixo norte da transposição do rio São Francisco.

Com a entrega do trecho na Paraíba, Lula reforça o compromisso de seu governo com a transposição do São Francisco, enfrentando resistências históricas para levar água ao sertão nordestino.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Aliados de Bolsonaro preveem ida à Papuda na próxima semana
Expectativa de transferência após decisão do STF divide opiniões na Corte e no entorno do ex-presidente
Detenção na CPI do INSS: Líder de organização pesqueira é detido por declarações falsas
Acusado de ocultar ligações com esquema de fraudes, Abraão Lincoln enfrenta prisão em flagrante após oitiva que expôs movimentações suspeitas de centenas de milhões
Prefeito que inaugurou lombada comemora arrecadação de R$ 8 milhões em município de 15 mil habitantes
O prefeito é filiado ao Partido dos Trabalhadores, o mesmo do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Tse inicia análise que ameaça mandato de Cláudio Castro nesta terça
Investigação aponta irregularidades em contratações para campanha de 2022 no Rio de Janeiro
Polícia federal examina repasses de 92 parlamentares por determinação de Dino e avalia instauração de apurações adicionais
Parlamentares e Cidades Buscam Corrigir Aplicação de Recursos Após Revelação de Apurações
Governador da Bahia rejeita enquadramento de facções como terroristas
Jerônimo Rodrigues critica proposta e defende unidade na segurança pública
Carregando..