Lula atribui seca no sertão à vontade divina e celebra entrega de obra hídrica

Não se pode votar em qualquer tranqueira para governar o país
Por: Brado Jornal 29.mai.2025 às 08h38
Lula atribui seca no sertão à vontade divina e celebra entrega de obra hídrica
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Durante um evento na Paraíba, o presidente Lula (PT) declarou que a ausência de água no sertão foi um plano divino, prevendo que ele assumiria a presidência para levar água à região. A fala ocorreu na entrega do 1º Trecho do Ramal do Apodi, na Barragem Redondo, próximo a Cachoeira dos Índios.

O que aconteceu;

"Eu, graças a Deus, descobri uma coisa: Deus deixou o sertão sem água, porque ele sabia que eu seria presidente da República e que eu ia trazer água para cá", afirmou Lula. Ele destacou a importância da obra, lembrando que há 179 anos se prometia água para a região. "Essa decisão foi a mais importante que eu tomei na minha vida, porque era uma obra que muita gente não acreditava que a gente pudesse fazer, porque fazia 179 anos que se prometia água para essa região."

Lula enfatizou seu compromisso com o acesso à água no sertão. "O que eu quero é pegar um pouquinho de água, antes dela chegar no mar, e trazer de volta para dar para o meu povo do sertão beber, comer, tomar banho e lavar", disse. Ele também criticou a fome causada pela seca, atribuindo-a à má gestão. "A seca é um fenômeno da natureza, se sempre vai existir a seca, mas a fome por causa dela é falta de vergonha na cara das pessoas que governam esse país e seus estados. Quando pensamos em trazer as águas do São Francisco para a região seca, muita gente foi contra."

Mais cedo, em Pernambuco, Lula alfinetou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), desafiando o público a lembrar obras do governo anterior no estado. "Dou dois minutos para quem se lembrar de obras em Pernambuco no governo passado", disse. Ele acusou Bolsonaro de paralisar projetos como o Minha Casa, Minha Vida e a construção de creches, afirmando: "Porque tudo o que ele sabia fazer era contar mentira e ficar no gabinete do ódio o tempo inteiro." Lula ainda alertou: "Não se pode votar em qualquer tranqueira para governar o país." A declaração foi feita durante a autorização de uma obra para ampliar a capacidade de bombeamento no eixo norte da transposição do rio São Francisco.

Com a entrega do trecho na Paraíba, Lula reforça o compromisso de seu governo com a transposição do São Francisco, enfrentando resistências históricas para levar água ao sertão nordestino.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Voto de Moraes no STF pede condenação de Bolsonaro e sete réus por tentativa de golpe
Moraes destacou Bolsonaro como o principal articulador de uma organização criminosa que, entre julho de 2021 e 8 de janeiro de 2023, planejou desestabilizar os Poderes Constituídos
Wilker Leão, youtuber expulso da UnB, enfrenta afastamento de até 3 anos
Processo disciplinar resulta em exclusão do estudante de História da universidade
Moraes aponta ameaças de Bolsonaro ao STF em julgamento sobre tentativa de golpe
Moraes também trouxe à tona um discurso de Bolsonaro durante ato no feriado de 7 de setembro de 2021
Carlos Lupi afirma que Lula não foi alertado sobre irregularidades no INSS
Ex-ministro da Previdência relata que discussões com o presidente se restringiam a temas amplos; detalhes do caso só emergiram com ação policial
Julgamento de Bolsonaro e réus por tentativa de golpe no STF gera dúvidas sobre possível prisão
Somente após a análise de todos os recursos, e se forem negados, o processo alcançará o trânsito em julgado, momento em que não há mais possibilidade de apelação.
Tarcísio é criticado por Rui Costa após ataques ao STF e defesa de Bolsonaro
Declarações do governador de São Paulo geram polêmica com ministro da Casa Civil
Carregando..