Desgaste de Lula eleva custos políticos no Congresso e compromete reeleição

Crescente impopularidade do presidente afasta aliados e revela crise de articulação no governo
Por: Brado Jornal 05.jun.2025 às 07h55
Desgaste de Lula eleva custos políticos no Congresso e compromete reeleição
Foto: Ricardo Stuckert/PR
A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta um cenário de crescente impopularidade, que eleva os custos políticos para aprovar medidas no Congresso Nacional e fragiliza as chances de reeleição em 2026. Segundo pesquisa Genial/Quaest, 57% dos brasileiros desaprovam o governo, um índice que reflete o desgaste do petista e distancia até aliados, com alguns evitando aparecer ao seu lado em fotos.

A falta de uma agenda clara e modernizante tem sido um dos principais entraves. O Partido dos Trabalhadores (PT) parece desconectado de sua base social tradicional, com propostas que não ressoam como em mandatos anteriores. Internamente, o governo enfrenta crises, como as relacionadas ao IOF, INSS e PIX, agravadas pela desarticulação entre os ministérios. “Os ministérios funcionam como ilhas, sem uma comunicação eficiente com o Palácio do Planalto”, apontam críticos.

Lula, que já foi reconhecido por sua habilidade de liderar pautas transformadoras, demonstra menor energia para conduzir o país, delegando decisões cruciais ao Congresso. No entanto, o Legislativo também carece de uma direção clara. Apenas em 2023 começaram discussões mais concretas sobre reformas estruturantes, como a administrativa, mas o governo ainda não definiu prioridades para o Brasil.

Apesar do cenário adverso, Lula mantém uma aprovação entre 35% e 40%, o que pode garantir competitividade em 2026, caso consiga implementar políticas públicas eficazes. No entanto, o tempo é curto. A dependência do Congresso para avançar projetos e o recurso constante ao Supremo Tribunal Federal para assegurar vitórias políticas evidenciam a fragilidade da articulação governista, dificultando a construção de um caminho sólido para a reeleição.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Tarcísio é criticado por Rui Costa após ataques ao STF e defesa de Bolsonaro
Declarações do governador de São Paulo geram polêmica com ministro da Casa Civil
Deputado do Pt avalia que rompimento com federação União Progressista facilita execução de políticas públicas
Impacto da decisão dos partidos na articulação governista e críticas à proposta de perdão aos envolvidos em atos antidemocráticos
Gestão de Zé Cocá em Jequié firma contratos de R$ 58 milhões e gera controvérsia
Empresas para serviços de terceirização de mão de obra em secretarias municipais, com custo total superior a R$ 58 milhões, pelo período de 12 meses.
Crescente insegurança na Bahia eleva em 60% a demanda por blindagem de veículos
Estado é o sexto no ranking nacional de blindagem automotiva
Voto de Moraes no STF pede condenação de Bolsonaro e sete réus por tentativa de golpe
Moraes destacou Bolsonaro como o principal articulador de uma organização criminosa que, entre julho de 2021 e 8 de janeiro de 2023, planejou desestabilizar os Poderes Constituídos
Carregando..