Bolsonaro suspende agenda e entra em repouso por problemas de saúde

Após sentir-se mal na noite de terça-feira (1º.jul.2025), em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi orientado por médicos a permanecer em repouso absoluto durante todo o mês de julho, cancelando compromissos agendados, incluindo eventos em Santa Catarina e Rondônia
Por: Brado Jornal 02.jul.2025 às 07h31
Bolsonaro suspende agenda e entra em repouso por problemas de saúde
(Foto: Reprodução)

Após sentir-se mal na noite de terça-feira (1º.jul.2025), em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi orientado por médicos a permanecer em repouso absoluto durante todo o mês de julho, cancelando compromissos agendados, incluindo eventos em Santa Catarina e Rondônia. A decisão visa sua plena recuperação de problemas de saúde, como crises de soluços e vômitos, que têm afetado sua fala e alimentação.

O anúncio foi feito pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em suas redes sociais, em nome do pai: “Após consulta médica de urgência, foi-me determinado ficar em repouso absoluto durante o mês de julho. Do exposto ficam suspensas as agendas de Santa Catarina e Rondônia. Crise de soluços e vômitos tornaram-se constantes, fato que me impedem até de falar. Obrigado, Jair Bolsonaro.

”A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro divulgou uma nota assinada pelos médicos Claudio Birolini (cirurgião geral) e Leandro Echenique (cardiologista), explicando que o repouso é necessário para a recuperação de uma cirurgia realizada em abril, que desencadeou complicações como soluços persistentes e vômitos. A nota completa está ao final.

Na semana anterior, Bolsonaro já havia passado por exames no Hospital DF Star, em Brasília, após mal-estar durante compromissos em Goiás, sendo diagnosticado com pneumonia. Liberado no mesmo dia, ele ainda enfrentou dificuldades com soluços. Apesar disso, participou de eventos em Belo Horizonte, ao lado do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e do senador Cleitinho (Republicanos-MG), e na Avenida Paulista, onde discursou em ato no domingo (29.jun.2025), mesmo contra recomendações de aliados.

O quadro de saúde de Bolsonaro está relacionado a uma cirurgia de 12 horas realizada em 13 de abril para tratar uma obstrução intestinal, consequência de uma facada sofrida em 2018. Ele permaneceu internado por mais de três semanas após o procedimento.

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) também se pronunciou nas redes, criticando ataques de supostos apoiadores da direita contra o ex-presidente: “A quantidade de ‘gente’ que se diz de ‘direita’ vindo em seu perfil há um bom tempo torcendo pelo pior é realmente muita maldade e a inércia de outros é reveladora. Isso sempre foi assim, mas ultimamente está me fazendo ainda mais mal porque se vê o movimento orquestrado frente há uma cirurgia de mais de 10 horas em menos de cerca de 2 meses. E pensar que querem a morte de quem os possibilitou ter o mínimo de voz! Força, pai. Tenha piedade, Senhor!”

Comunicado

Comunicamos que o Sr. Jair Messias Bolsonaro permanecerá em repouso domiciliar durante o mês de julho, com o objetivo de garantir a completa recuperação de sua saúde após cirurgia extensa e internação prolongada, episódio de pneumonia e crises recorrentes de soluços, que dificultam a sua fala e alimentação.

Durante esse período, ele ficará afastado de suas atividades habituais, incluindo agendas públicas e atividade político-partidária, retornando tão logo esteja plenamente restabelecido.

Agradecemos pela compreensão e apoio de todos.

Atenciosamente,

Dr. Claudio Birolini, Cirurgião Geral

Dr. Leandro Echenique, Cardiologista




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Gilmar Mendes nega existência de “ditadura da toga” no STF
Decano rebate críticas de Tarcísio e atos da oposição sobre “tirania” judicial
Manifestação em apoio a Bolsonaro atrai 48.800 pessoas na Avenida Paulista em meio a tensão no STF
Julgamento da 1ª Turma pode definir condenação ou absolvição do ex-presidente por suposta tentativa de golpe
Ciro Gomes enfrenta pedido de prisão por ofensas a Janaína Farias
Ministra Gleisi Hoffmann respalda ação contra ataques considerados machistas
Aldo Rebelo avalia pacificação e critica STF em Feira de Santana
União nacional é essencial para superar divisões, diz ex-senador
Vitória do peronismo nas legislativas de Buenos Aires representa revés para Milei em meio a escândalos
Coalizão de Cristina Kirchner lidera com ampla margem e fortalece oposição antes de pleito nacional
Carregando..